Banner Rotativo Aleatório

Novo golpe contra aparelhos de celular rouba plano de dados de usuários

Os golpes de cibercriminosos contra aparelhos celulares, que antes miravam em roubar informações como senhas, dados bancários e de cartões de crédito, estão mais sofisticados e concentrando os ataques em capturar o plano de dados do usuário. Dependendo do vírus, os criminosos conseguem até mesmo drenar a bateria do dispositivo da vítima. Nos últimos 12 meses, os golpes contra celulares e dispositivos móveis registrou alta de 31,3%, de acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab.

De acordo com a empresa, o invasor consegue se conectar ao dispositivo da vítima, explorar seu conteúdo e configurar o aparelho para que o celular trabalhe para o criminoso. Os cibercriminosos utilizam anúncios não solicitados (adware) para roubar e usar o plano de dados das vítimas, a energia de suas baterias e obstruir o trabalho normal do dispositivo móvel. Em outros casos, o criminoso extrai as senhas e pode roubar informações de cartões.

Os usuários do Android são as principais vítimas, como explica o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini. Segundo ele, o sistema operacional do Google tem problemas mais frequentes de segurança do que o iOS, da Apple

– É importante observar que a grande maioria das ameaças detectadas foi projetada para infectar aparelhos que utilizam a plataforma Android. Além disso, muitos usuários baixam aplicativos fora das lojas oficiais, o que aumenta as chances de ser infectado. Mais do que nunca os usuários devem entender a necessidade de se instalar um aplicativo de segurança para seu aparelho móvel — alerta o analista de segurança.

Os ataques mais frequentes ocorrem quando o usuário acessa links que recebe através de redes sociais ou instala um aplicativo que infectado com vírus. Especialistas também alertam para o perigo de processos que permitem alterar as configurações de fábrica para instalação de aplicativos piratas.

Cuidados:

Desconfie sempre de alguma mensagem que prometa prêmios ou quantias em dinheiro. Confira o site oficial da empresa citada no texto para saber se realmente há alguma promoção em andamento.

Tenha sempre um antivírus instalado em seu aparelho.

Preste muita atenção ao texto. É comum mensagens falsas conterem erros de Português e problemas de acentuação e/ou pontuação. Fonte: iBahia.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img