Juarez Gonçalves Vieira, suspeito de liderar um esquema criminoso de furto e venda de gasolina da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi detidfo na manhã desta quinta-feira, 30, em um complexo hoteleiro no Litoral Norte da Bahia.
De acordo com informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a prisão fez parte da ‘Operação Bandeira Suja’, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em cidades da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Minas, a estimativa é que 40 mil litros de gasolina sem mistura estavam sendo furtados por semana. O prejuízo para a Petrobras seria de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Para realizar a fraude, o grupo furtava a gasolina da refinaria, por meio de dutos estrategicamente instalados. Após a captação, o combustível era armazenado em caminhões-tanque e transportado para o sul de Minas Gerais, sendo vendido posteriormente por uma rede de postos nas cidades de São Lourenço, Pouso Alegre e Elói Mendes.
Além da prisão de Juarez, veículos de luxo, caminhões utilizados no transporte do combustível furtado e uma aeronave, cujo valor é de aproximadamente R$ 1 milhão, também foram apreendidos. Fonte: ATarde.