Banner Rotativo Aleatório

Amargosa: Prefeitura e Polícia Militar promovem evento para dialogar e combater a violência contra a mulher

Aconteceu ontem(19), na Lira Carlos Gomes em Amargosa, a abertura do Diálogo e Capacitação de Enfrentamento e Combate a Violência Contra a Mulher, promovido pela Prefeitura Municipal de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a 99ª CIPM, que trouxe a equipe da Ronda Maria da Penha.

O primeiro dia do evento foi abrilhantado pela presença da Major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha. Denice ministrou uma palestra para todos os participantes, incluindo ONGs, Conselho da Mulher e a Sociedade Civil, onde promoveu dinâmicas para ilustrar os diversos aspectos da violência doméstica e como podemos identificar, auxiliar na prevenção ou no suporte à vítima.

A Major também ressaltou a importância de denunciarmos os casos. “Nem sempre a vítima consegue realizar a denúncia por todas as questões psicológicas ou econômicas envolvidas. Portanto, quem presencia atos de violência doméstica deve sim denunciar. A denúncia, nesses casos, é um instrumento para salvar vidas porque quando uma mulher morre, vítima de feminicídio, todas as outras morrem também”, pontuou Denice.

Segundo Jailton Fernandes, Secretário Municipal de Assistência Social, as ações de enfrentamento e combate a violência contra mulher se fazem necessárias para construir uma rede de apoio para as vítimas, além da conscientização da população no sentido de eliminar as práticas violentas das relações.

O evento também contou com a participação de diversas autoridades como o Promotor de Justiça de Amargosa, Dr. Ailson de Almeida, as defensoras públicas do município, Dra. Clarissa Lima e Dra. Júlia Abreu, o Major Alex Rego, comandante da 99ª CIPM, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Paulo Rocha, Secretários Municipais, Vereadores e o Prefeito Júlio Pinheiro que em sua fala destacou a importância das mulheres assumirem cada vez mais papéis estratégicos dentro da sociedade e que o respeito às mulheres deve ser um bandeira levantada por todos. “Me entristece perceber que, em pleno século vinte e um, nós ainda estejamos ouvindo discursos completamente machistas na esfera política e que ressoam dentro da sociedade. É através dessas falas que se perpetua a cultura da violência. Precisamos combater essas ideias diariamente, lutando para que as mulheres não percam nenhum direito conquistado e mais ainda, avancem em busca de justiça e igualdade.”

“Já que infelizmente nós temos um índice muito grande de violência contra mulher, juntamos esforços com a Prefeitura, trouxemos a Major Denise e sua equipe, e realizarmos essa capacitação tão importante para nossa população. Essa parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal tem por objetivo fazer uma Amargosa cada vez melhor para todos e todas.” disse o Major Alex Rêgo.

Nos dias 20 e 21 de setembro, o evento será voltado para capacitar as forças policiais que atendem diretamente as vítimas, a exemplo das Polícias Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

O número para denunciar casos de violência doméstica contra a mulher é o 180. As ligações são anônimas e gratuitas. A central recebe denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

Com informações e imagens da ASCOM/Prefeitura de Amargosa.
Editado por AmargosaNews.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img