Banner Rotativo Aleatório

Como as eleições podem cair no Enem 2018

O direito de votar e como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais no Brasil já foi tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso foi em 2002. Quase duas décadas depois e no meio de uma disputa eleitoral que deixou os ânimos acirrados no país, os professores garantem que a possibilidade do tema voltar à pauta é grande.

Não tem santinho que ajude a prever as questões sobre eleições que podem aparecer nas provas, mas os professores afirmam que elas sempre estão presentes, mesmo que de maneira indireta. Para a professora de História e Atualidade do Instituto Dom de Educar (Rede FTC), Daniela Praia, as perguntas são feitas sob uma perspectiva histórica.

“O Enem nunca aborda esse tema de maneira direta, fazendo o candidato dizer o que é certo ou errado. As eleições sempre aparecem em um contexto histórico. O exame cita as mudanças na legislação em 1932 e pede que o candidato responda a uma pergunta sobre o direito das mulheres de votar, por exemplo”, afirmou ela.

Confira simulado de Ciências Humanas e suas Tecnologias

A Plataforma SAS fez uma busca nas edições anteriores do Enem e encontrou 13 questões ligadas diretamente às eleições. Na prova de 2009, o texto de apoio de uma das perguntas cita um trecho de O Estado Nacional, de Francisco Campos, que afirma que a democracia de partidos conduziria à desordem. Em seguida, pede que o candidato reflita sobre o papel de Getúlio Vargas na história da política nacional. (Fonte: Correio24horas)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img