Connect with us

Sem categoria

Amargosa: Colégio Pedro Calmon promove a II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia


Entre os dias 20 e 21 de novembro, acontece a II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia no Colégio Estadual Pedro Calmon em Amargosa. O evento tem como tema :(Re)escrevendo o futuro: cuidar, melhorar e transformar.

Toda a população está convidada para o evento, que acontecerá no prédio do colégio, localizado na Praça da Bandeira, Centro.

Leia mais: https://www.cepcamargosa.com/blog/incite-feira-de-inova%C3%A7%C3%A3o-ci%C3%AAncia-e-tecnologia 

No ano de 2017, a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Calmon-CEPC realizou um evento intitulado INCITE, o qual proporcionou aos alunos a vivência de experiências e construção de projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento. A participação no evento exigiu, como primeiro passo, a desconstrução de que conhecimento e ciência só existiam em determinadas áreas do saber como Matemática, Química, Física e Biologia. Os alunos compreenderam que a construção do conhecimento acontece em todas as áreas e que o percurso escolhido para essa construção é que dará ao conhecimento um valor científico.

Na busca dessa postura científica, ou em se aproximar dela, dentro de uma realidade de escola pública, e considerando a modalidade do Ensino Médio, os alunos tiveram que pensar em objetos de pesquisa que tivessem uma certa relevância para a comunidade e a construção e execução deveriam ser registradas, a fim de que todo o processo de construção de conhecimento fosse acompanhado. Depois disso, tais projetos foram expostos e os melhores foram escolhidos para participarem da Feira de Ciências da Bahia-FECIBA, em Salvador. Quatro projetos do CEPC foram selecionados:

– “Heranças Culturais Indígenas e Africanas” – representado pelas alunas Rebeca Costa Vieira e Lavínia Santos Santana e orientado pelas Professoras Jaqueline Argolo Rebouças e Eliane Pereira Peixoto da Silva;
– “Acessibilidade: um Caminho para Inclusão” – representado pelas alunas Tamilis Nascimento Farias e Ângela Ramos Coutinho e orientado pelos Professores Emanuella F. Pereira e Edicarlos da S. Santana;
– “Destilador de Água utilizando Energia Solar” – representado pelas alunas Camila Vitória de Almeida Sampaio e Gábrio Ravel Souza Reis e orientado pelos Professores Fábio Argolo e Isaías dos Santos Lima;
– “Mundo Invisível: uma análise da presença de Microrganismos em Superfícies Distintas” – representado pelas alunas Dalilla Caldas Ribeiro e Gabriela Oliveira da Silva e orientado pelos Professores Lilian Souza e Fábio Argolo.
O que mostrou que essa escola tem, dentro de suas possibilidades, ministrado um ensino pautado na qualidade e responsabilidade com a aprendizagem de seus alunos.
Muitas pessoas visitaram a INCITE, como alunos de outras escolas (rede pública e privada), pais, familiares, professores e alunos da UFRB e algumas autoridades locais. Todos que prestigiaram o evento muito elogiaram os trabalhos e a iniciativa da escola. Esse reconhecimento foi importante para os alunos do CEPC, os quais se sentiram valorizados e mais estimulados.
Neste ano, nos dias 20 e 21 de novembro, acontecerá a segunda edição do evento e a comunidade escolar do CEPC já está se preparando para que seus alunos novamente brilhem apresentando projetos interessantes que estão sendo construídos por meio diversas aprendizagens. Lembre-se de que sua presença é fundamental para abrilhantar o evento.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Amargosa: PM frustra roubo e recupera dinheiro de idosos


Dois idosos receberam de volta cerca de 2 mil reais das mãos dos policiais militares, na noite desta quarta-feira(23), que agiram rápido para frustrar um roubo em sua residência. Bandidos armados conseguiram fugir pelo matagal

Os policiais militares da 99ª CIPM e da RONDESP foram acionados através de denúncia no momento em que ocorria o crime, e agiram rápido. Os bandidos, ao perceber que estavam cercados, abandonaram o cofre do casal com aproximadamente 2 mil reais em dinheiro, e efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram.

Os elementos conseguiram fugir pelo matagal, e não há informações se foram atingidos. No Disep, as vítimas agradeceram aos policiais ao receber de volta a quantia. Guarnições permanecem nas buscas pelos criminosos.

Da Redação.

Continue Reading

Sem categoria

Brasil acumula 4,4 milhões de casos e 135 mil mortes por Covid-19


O Brasil passou das 135 mil mortes por covid-19, nesta sexta-feira (18/9). O número foi divulgado na atualização do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 858 óbitos pela covid-19, totalizando 135.793 mortes, desde o início da pandemia. Ainda há 2.352 óbitos em investigação pelas autoridades de saúde.

Ainda de acordo com os dados, o país se aproxima da marca de 4,5 milhões de casos acumulados. Entre ontem e hoje, somaram-se às estatísticas 39.797 pacientes diagnosticados com a covid-19, totalizando 4.495.183 casos acumulados.

A letalidade (número de óbitos pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (número de falecimentos por 100 mil habitantes) está em 64,6. Já a incidência (total de casos por 100 mil habitantes) subiu para 2139,1. (AratuOn)

Continue Reading

Sem categoria

Delegada da Bahia é acusada de liderar organização criminosa; Maria Selma alega inocência


A delegada Maria Selma Pereira Lima é alvo de uma representação sigilosa enviada ao Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com o jornal Correio, o documento acusa a ex-diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil da Bahia de liderar uma organização criminosa envolvendo traficantes e assaltantes. 

De acordo com o MP-BA, a investigação está na fase de análise da documentação apresentada pela representante e das diligências iniciais para verificar a procedência das informações. Após essa investigação preliminar, todos os envolvidos serão chamados para depor.

Os advogados da delegada, Sérgio Habib e Thales Habib, em nota enviada ao Metro1, afirmam que Maria Selma refuta “com veemência as acusações que circulam contra ela pelas redes sociais, comprometendo-se a comprovar a sua inocência no curso do Inquérito Policial perante a Corregedoria de Polícia Civil e eventual Ação Penal no âmbito da Justiça Estadual, caso venha a ser instaurado, uma vez que tais acusações são inteiramente inverídicas e não se sustentam em provas, mas em meras suposições dentro desse discurso teórico que as acusações foram formuladas”. 

A nota diz que a delegada “confia na justiça” e que ao final do processo “reconhecerá a sua inocência”.

Já a Polícia Civil informou ao site que a Corregedoria da Instituição (Correpol) tomou conhecimento sobre um relatório com denúncias, ontem (4) e iniciou as apurações. E informou que “um procedimento relacionado a diretora do Departamento se encontra em andamento na Correpol” e acrescentou que “a exoneração da diretora e de outros servidores são atos administrativos dentro de um processo natural de aperfeiçoamento do trabalho, que ocorrem periodicamente”. (Metro1)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook