Conecte-se agora

Sem categoria

Amargosa: Colégio Pedro Calmon promove a II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia


Entre os dias 20 e 21 de novembro, acontece a II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia no Colégio Estadual Pedro Calmon em Amargosa. O evento tem como tema :(Re)escrevendo o futuro: cuidar, melhorar e transformar.

Toda a população está convidada para o evento, que acontecerá no prédio do colégio, localizado na Praça da Bandeira, Centro.

Leia mais: https://www.cepcamargosa.com/blog/incite-feira-de-inova%C3%A7%C3%A3o-ci%C3%AAncia-e-tecnologia 

No ano de 2017, a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Calmon-CEPC realizou um evento intitulado INCITE, o qual proporcionou aos alunos a vivência de experiências e construção de projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento. A participação no evento exigiu, como primeiro passo, a desconstrução de que conhecimento e ciência só existiam em determinadas áreas do saber como Matemática, Química, Física e Biologia. Os alunos compreenderam que a construção do conhecimento acontece em todas as áreas e que o percurso escolhido para essa construção é que dará ao conhecimento um valor científico.

Na busca dessa postura científica, ou em se aproximar dela, dentro de uma realidade de escola pública, e considerando a modalidade do Ensino Médio, os alunos tiveram que pensar em objetos de pesquisa que tivessem uma certa relevância para a comunidade e a construção e execução deveriam ser registradas, a fim de que todo o processo de construção de conhecimento fosse acompanhado. Depois disso, tais projetos foram expostos e os melhores foram escolhidos para participarem da Feira de Ciências da Bahia-FECIBA, em Salvador. Quatro projetos do CEPC foram selecionados:

– “Heranças Culturais Indígenas e Africanas” – representado pelas alunas Rebeca Costa Vieira e Lavínia Santos Santana e orientado pelas Professoras Jaqueline Argolo Rebouças e Eliane Pereira Peixoto da Silva;
– “Acessibilidade: um Caminho para Inclusão” – representado pelas alunas Tamilis Nascimento Farias e Ângela Ramos Coutinho e orientado pelos Professores Emanuella F. Pereira e Edicarlos da S. Santana;
– “Destilador de Água utilizando Energia Solar” – representado pelas alunas Camila Vitória de Almeida Sampaio e Gábrio Ravel Souza Reis e orientado pelos Professores Fábio Argolo e Isaías dos Santos Lima;
– “Mundo Invisível: uma análise da presença de Microrganismos em Superfícies Distintas” – representado pelas alunas Dalilla Caldas Ribeiro e Gabriela Oliveira da Silva e orientado pelos Professores Lilian Souza e Fábio Argolo.
O que mostrou que essa escola tem, dentro de suas possibilidades, ministrado um ensino pautado na qualidade e responsabilidade com a aprendizagem de seus alunos.
Muitas pessoas visitaram a INCITE, como alunos de outras escolas (rede pública e privada), pais, familiares, professores e alunos da UFRB e algumas autoridades locais. Todos que prestigiaram o evento muito elogiaram os trabalhos e a iniciativa da escola. Esse reconhecimento foi importante para os alunos do CEPC, os quais se sentiram valorizados e mais estimulados.
Neste ano, nos dias 20 e 21 de novembro, acontecerá a segunda edição do evento e a comunidade escolar do CEPC já está se preparando para que seus alunos novamente brilhem apresentando projetos interessantes que estão sendo construídos por meio diversas aprendizagens. Lembre-se de que sua presença é fundamental para abrilhantar o evento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Amargosa: colisão entre motocicletas deixa feridos; PM flagra embriaguez


Duas motocicletas colidiram na avenida João Leal Sales na tarde desta sexta-feira(24), bairro Catiara em Amargosa. A Polícia Militar registrou o acidente e flagrou embriaguez em um dos pilotos.

Segundo informações da PM ao AmargosaNews, o acidente ocorreu por volta das 14h40. Uma Honda Pop de cor vermelha colidiu contra uma Yamaha YBR, de cor vermelha. O piloto da Pop sofreu escoriações nos braços e pernas.

O condutor da Yamaha apresentava sinais visíveis de embriaguez, e, ao ser questionado se havia consumido bebida alcoólica, o mesmo confirmou que havia bebido. Foi dado voz de prisão, sendo autuado em flagrante. O SAMU prestou socorro às vítimas.

Da Redação.

Continue Lendo

Amargosa

PM de Amargosa prende suspeitos com arma e droga; há suspeita de relação com arrombamentos


Dois suspeitos foram presos pela Polícia Militar de Amargosa na tarde desta quarta-feira(15), acusado de assaltos e posse de arma e drogas. Segundo a PM, há a suspeita de que os indivíduos tenham envolvimento com os arrombamentos ocorridos durante a madrugada.

A guarnição do PETO seguiu pistas de informações anônimas de que os autores dos arrombamentos estavam escondidos na zona rural de Elísio Medrado. Informações também apontavam tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

No local, os policiais localizaram dois indivíduos que empreenderam fuga ao avistar os policiais, sendo alcançados e imobilizados. Com os mesmos foram encontrados uma arma de fogo calibre 38, certa quantidade de cocaína, além 5 celulares e um relógio. Ao serem interrogados sobre a origem os produtos, os indivíduos confessaram que todo o material seria oriundo de um roubo cometido na madrugada de domingo no entrocamento de São Miguel das Matas, e negaram envolvimento com os arrombamentos ocorrido em Amargosa.

Os policiais consideram a hipótese de ligação com os arrombamentos, porém não há provas além das denúncias anônimas. Ainda segundo a PM, informações dão conta de que os indivíduos evadiram com todo o material roubado para outra cidade e outras companhias da PM já foram acionadas com as características do veículo utilizado pelos criminosos.

Os presos e todo material apreendido foram apresentados na central de flagrantes em Santo Antônio de Jesus e colocados a disposição da justiça. Os policiais militares seguem em diligência em buscas de suspeitos com os arrombamentos.

Da Redação.

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: homem recebe tiro no rosto após confusão em bar


Um homem foi vítima de tentativa de homicídio com um tiro no rosto após uma discussão em um Bar na localidade do Tauá, na zona rural de Amargosa. O autor do disparo empreendeu fuga e segue sendo procurado pela guinação do PETO/99ªCIPM.

Conforme a PM informou à reportagem do AmargosaNews, o autor do disparo foi identificado por Neílton Souza dos Santos, vulgo “Nei”. A vítima informou que, após ter discutido com o autor em um bar, o mesmo ausentou-se e depois de algum tempo retornou em posse de uma arma de fogo, uma espingarda cartucheira, o qual desferiu uma coronhada e em seguida realizou um disparo que atingiu o lado esquerdo de seu resto. Em seguida o autor fugiu tomando destino ignorado.

A vítima foi socorrida ao Hospital local onde foi atendida e permanece em observação.

Continue Lendo

Mais Lidas