Connect with us

Sem categoria

Baiano ganha prêmio ao inventar construção que dispensa cimento tradicional; entenda


Integrantes Universidade Beira Interior, de Portugal, inventaram um meio de construção que dispensa o cimento. O projeto eCO2blocks, realizado pelo engenheiro baiano Pedro Humbert e pelo seu professor, João Castro Gomes, promete revolucionar o mercado mundial. O detalhe: a implementação não retira postos de trabalho na indústria.

De acordo com o engenheiro, os blocos são construídos a partir de resíduos. Funciona, basicamente, da seguinte forma: as sobras ricas em cálcio e magnésio endurecem de acordo com a pressão e temperatura. Depois, junta todo o material com água não potável. Esse processo é mais barato e mais fácil de ser produzido que o tradicional.

O projeto, inclusive, venceu o Prêmio Manuel António da Mota, uma iniciativa que reconhece organizações e personalidades que se destacam.

“Para além das vantagens ambientais, permite uma produção 10 vezes mais rápida e não diminui postos de trabalho neste tipo de indústrias”, salienta o docente e investigador João Castro Gomes. A meta seguinte será “implementar uma pequena indústria na região onde está sediada a UBI”, conclui o professor. (AratuOnline)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Mutuípe registra o 1º óbito por covid-19


A secretária de saúde de Mutuípe, confirmou na noite desta sexta-feira (17), o primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus (covid-19), no município.

A vítima, do sexo feminino, tinha 96 anos, hipertensa, diabética, portadora de doença pulmonar crônica, cardiopata, ela deu entrada no Hospital Clélia Chaves Rebouças, no dia, 12 de julho, e faleceu algumas horas depois.

O resultado foi divulgado hoje, pelo Laboratório Central de Saúde Publica do Estado.

Andreia Andrade, também confirmou mais 8 casos positivos de covid-19, elevando para um total de 50, sendo que 16 estão ativos. (MídiaBahia)

Continue Reading

Sem categoria

Assistente social de 21 anos morre com Covid em hospital


Uma assistente social morreu no sábado (11) vítima de coronavírus (Covid-19) enquanto estava internada em um hospital particular de Cuiabá. Mariah Aparecida Machado Castro, de 21 anos, também teve pneumonia bacteriana, segundo amigos.

Ela estava internada em um hospital no bairro Santa Helena, na capital mato-grossense.

A morte dela foi contabilizada pela Secretaria Municipal de Cuiabá, que investiga se ela tinha algum tipo de comorbidade. Fonte: G1.

Continue Reading

Sem categoria

Amargosa: confira o número de infectados por bairros


Foram divulgados os números de infectados pela Covid-19 distribuídos por bairros do município de Amargosa, entre os dias 25/04 e 09/07. Os bairros com mais casos são Centro, Catiara e Santa Rita. A zona rural registrou 11 casos.

Confira a tabela completa:

Continue Reading