Conecte-se agora

Sem categoria

Bolsonaro anuncia o general Carlos Alberto dos Santos Cruz como ministro da Secretaria de Governo


General da reserva do Exército é o quarto militar indicado pelo presidente eleito para integrar o futuro governo.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou nesta segunda-feira (26), por meio do Twitter, o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para comandar a Secretaria de Governo.

Santos Cruz é o quarto militar indicado por Bolsonaro para integrar seu futuro governo. Os outros militares são: general Augusto Heleno(Gabinete de Segurança Institucional), general Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e o tenente-coronel Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

O atual chefe da Secretaria de Governo é o ministro Carlos Marun. A pasta fica no Palácio do Planalto e cuida, entre outras atribuições, da articulação do governo com o Congresso. Segundo a assessoria de Bolsonaro, a Secretaria de Governo manterá o status de ministério.

Santos Cruz tem participado de reuniões de Bolsonaro com embaixadores no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do gabinete de transição. O general era cotado para integrar a equipe de Sérgio Moro no Ministério da Justiça, porém foi escolhido para a Secretaria de Governo.

O ministro que coordena a transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou há duas semanas que a Secretaria de Governo seria incorporada pela Casa Civil. Assim, funcionariam três ministérios no Planalto: Secretaria-Geral, Gabinete de Segurança Institucional e a própria Casa Civil. Com a indicação desta segunda, quatro pastas continuarão com gabinetes no Planalto.

Perfil

Natural de Rio Grande (RS), Carlos Alberto dos Santos Cruz é formado em Engenharia Civil e chegou ao posto de general de divisão no Exército.

O militar, de 66 anos, comandou as missões de paz da ONU no Haiti (2007 a 2009) e na República Democrática do Congo (2013 a 2015) e chefiou a Secretaria Nacional de Segurança Pública durante parte da gestão do presidente Michel Temer.

Santos Cruz também trabalhou como consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) em razão de sua participação nas missões de paz.

Com experiência internacional no currículo, Santos Cruz é conhecido por ser um general “linha de frente”. Em 2015, na República Democrática do Congo, o helicóptero que levava o general brasileiro foi alvo de tiros de grupos rebeldes.

A aeronave teve de fazer um pouso de emergência. “Essas coisas fazem parte do trabalho. Faz parte da vida”, disse Santos Cruz à época.

O general também foi adido militar na embaixada do Brasil em Moscou (Rússia), entre 2001 e 2002. Ele ainda atuou como conselheiro do Banco Mundial para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2011 e integrou o grupo de conselheiros da ONU para a revisão do reembolso aos países que contribuem com tropas em missões de paz.

*G1
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

PM de Amargosa prende suspeitos com arma e droga; há suspeita de relação com arrombamentos


Dois suspeitos foram presos pela Polícia Militar de Amargosa na tarde desta quarta-feira(15), acusado de assaltos e posse de arma e drogas. Segundo a PM, há a suspeita de que os indivíduos tenham envolvimento com os arrombamentos ocorridos durante a madrugada.

A guarnição do PETO seguiu pistas de informações anônimas de que os autores dos arrombamentos estavam escondidos na zona rural de Elísio Medrado. Informações também apontavam tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

No local, os policiais localizaram dois indivíduos que empreenderam fuga ao avistar os policiais, sendo alcançados e imobilizados. Com os mesmos foram encontrados uma arma de fogo calibre 38, certa quantidade de cocaína, além 5 celulares e um relógio. Ao serem interrogados sobre a origem os produtos, os indivíduos confessaram que todo o material seria oriundo de um roubo cometido na madrugada de domingo no entrocamento de São Miguel das Matas, e negaram envolvimento com os arrombamentos ocorrido em Amargosa.

Os policiais consideram a hipótese de ligação com os arrombamentos, porém não há provas além das denúncias anônimas. Ainda segundo a PM, informações dão conta de que os indivíduos evadiram com todo o material roubado para outra cidade e outras companhias da PM já foram acionadas com as características do veículo utilizado pelos criminosos.

Os presos e todo material apreendido foram apresentados na central de flagrantes em Santo Antônio de Jesus e colocados a disposição da justiça. Os policiais militares seguem em diligência em buscas de suspeitos com os arrombamentos.

Da Redação.

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: homem recebe tiro no rosto após confusão em bar


Um homem foi vítima de tentativa de homicídio com um tiro no rosto após uma discussão em um Bar na localidade do Tauá, na zona rural de Amargosa. O autor do disparo empreendeu fuga e segue sendo procurado pela guinação do PETO/99ªCIPM.

Conforme a PM informou à reportagem do AmargosaNews, o autor do disparo foi identificado por Neílton Souza dos Santos, vulgo “Nei”. A vítima informou que, após ter discutido com o autor em um bar, o mesmo ausentou-se e depois de algum tempo retornou em posse de uma arma de fogo, uma espingarda cartucheira, o qual desferiu uma coronhada e em seguida realizou um disparo que atingiu o lado esquerdo de seu resto. Em seguida o autor fugiu tomando destino ignorado.

A vítima foi socorrida ao Hospital local onde foi atendida e permanece em observação.

Continue Lendo

Sem categoria

Amargosa: atropelamento deixa vítima com fratura exposta


Na noite deste domingo, um atropelamento deixou Eric Luís de Souza com fratura exposta na Avenida ACM. O motorista deixou o local sem prestar socorro.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 19h. O motorista de um Peugeot 307, com placa de Salvador, atropelou a vítima que andava as margens da avenida e fugiu sem prestar socorro. O veículo foi conduzindo para a Delegacia. A Vítima foi socorrida pelo SAMU ao Hospital local.

Da Redação.

Continue Lendo

Mais Lidas