Banner Rotativo Aleatório

Amargosa: CETEP Vale do Jiquiriçá promove muito aprendizado, troca de experiências, arte, música e diversão com a VI EXPOTEC

A EXPOTEC consiste em uma exposição de projetos e ações desenvolvidas ao longo do ano letivo pelos alunos e professores dos Cursos Profissionalizantes do CETEP – Vale do Jiquiriçá – Amargosa – BA. Esse evento tem como principal objetivo evidenciar o potencial da Educação Profissional da Bahia incentivando as ações empreendedoras e as práticas sustentáveis. Ontem (domingo, 25/11) o CETEP Vale do Jiquiriçá realizou a VI EXPOTEC, apresentando para a comunidade 25 trabalhos.

No eixo saúde meio ambiente tivemos 13 trabalhos que contemplaram desde orientações sobre prevenção e promoção à saúde integral; trabalhos voltados para o combate ao Bullying; proposta para reaproveitamento da água do bebedouro do CETEP Vale do Jiquiriçá; desenvolvimento de adsorventes derivados de cascas de cacau; produção de fertilizantes de baixo custo; alimentos probióticos. No eixo recursos naturais tivemos apresentação de uma nova versão do Galinheiro móvel; apresentação do kit de tecnologias sociais que podem trazer melhorias no trabalho do agricultor rural, composto de plantadeira manual, prensa de madeira; cosméticos a base de produtos agrícolas; produção artesanal de sachês de chás – TERVAS; apresentação das implementações da área da Tecnologia Social de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, com ampliação e diversificação de culturas e iniciação das obras para construção de cisterna para reaproveitamento de água da chuva; apresentação dos benefícios da bebida probiótica Kombucha.

No eixo gestão e negócios tivemos: Orientação financeira para os feirantes de Amargosa; Reutilizando de canos de PVC através da arte; A importância do controle financeiro (Estudo de caso da Empresa P. Peixe Representações). No eixo infraestrutura tivemos: Requalificação de imóveis de interesse social – Projeto Viver Melhor; Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil; Proposta de Adequação do Laticínio do CETEP Vale do Jiquiriçá. Além dos trabalhos apresentados tivemos 05 oficinas: Produção de Silagem (aluno egresso Jorge Santos); Produção de queijo minas (Prof. Dr. Gil Luciano Guedes dos Santos – CFP/UFRB); Produção de Banana Chips (Prof. Dr. Gilberto Silva – CFP/UFRB); Produção de Embutidos e Defumados – Professora Maria Celeste Anunciação; Produtos a Base de Ouricuri (Associação de Produtores de Ouricuri Jatobá – APOJ). A EXPOTEC registrou participação e/ou visitação de 26 municípios, através de Escolas, Associações, Sindicatos, Cooperativas, Comerciantes, familiares dos alunos.

Agradecimentos especiais a Prefeitura Municipal de Amargosa; Secretaria Municipal de Educação de Amargosa; Secretaria Municipal de Agricultura de Amargosa; Associação de Mulheres Dona Flor, comunidade do São Roque; professores e estudantes do CFP / UFRB; estudantes do Programa de Residência Pedagógica da Educação do Campo e Matemática – CFP/UFRB; APOJ; COOAMA; Professor Dr. Leandro Diniz pela colaboração na organização das Feiras de Ciências e Matemática; os colaboradores: Marcelo Vaz, Supermercado FRIGOLAC, Supermercado Bandeirantes, Supermercado Rebouças, Supermercado Ofertão. Agradecemos ainda aos artistas da terra que abrilhantaram o nosso palco: atração surpresa Peu Meurray (músico, compositor e artista plástico com projeção nacional e internacional); Tony Sales; Anderson Led; Sheyla Lessa e o Grupo de Passinho NGGD composto pelos dos alunos Escola Dinorah Lemos. Agradecimento especial à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia – SUPROT e ao Núcleo Territorial de Educação – NTE 09. A cada estudante, professor e funcionário que tornaram esse evento possível nosso profundo respeito e admiração. Foi um domingo realmente especial, com muito aprendizado, troca de experiências, arte e diversão.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img