Banner Rotativo Aleatório

Prevenção do câncer de mama: Informação em tempos de redes sociais!

Mastologista Dr. Miguel Barreto – Clínica CLIMAM em Amargosa

Recentemente foi veiculado nas redes sociais um vídeo em que um médico atribui ao exame monográfico a ocorrência de câncer de mama. Tal afirmação é totalmente equivocada e perigosa, ao desestimular um exame que comprovadamente evitou mortes.

O exame de mamografia é um exame que usa radiação porém em uma quantidade bem abaixo dos valores associados a câncer. Já seus benefícios são inúmeros! O diagnóstico do câncer na sua fase pré-clínica (antes de qualquer sintoma) está associado a tratamentos menos agressivos.

É possível nos dias atuais com novas técnicas cirúrgicas, retirar tumores de mama com preservação da estética mamaria, tão importante para a auto-estima das mulheres. Os esquemas de quimioterapia e as terapias alvo, drogas que se ligam especificamente às células tumorais, são avanços incríveis que deixamos de oferecer para pacientes com lesões avançadas, que não fizeram diagnostico precoce com a mamografia.

Existem evidencias cientificas robustas sobre os benefícios e principalmente a segurança da mamografia como exame de rastreio. Desacreditar esse exame perante a sociedade é extremamente perigoso e pode ter consequências terríveis no médio prazo. Nós profissionais de saúde que trabalhamos com oncologia, não queremos ver se repetir o que aconteceu com movimento anti-vacinas e o retorno do sarampo. Afirmações levianas sobre uma doença que matou 15.403 mulheres somente em 2018 segundo dados do INCA (instituto nacional do câncer) é no mínimo irresponsável.

Muito cuidado com as informações que compartilhamos em redes sociais. A velocidade de propagação das notícias aumentou assustadoramente e nos resta ter critica sobre o que lemos e repassamos.

Mastologista Dr. Miguel Barreto – Clínica CLIMAM em Amargosa

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img