Banner Rotativo Aleatório

Brejões: garantia dos direitos continuou em destaque no segundo dia da visita da Unidade Móvel da Defensoria à cidade

Faltando um mês para o São João, a cidade de Brejões já está nos preparativos para a festa junina que movimenta a cidade e, nesta sexta-feira, 24, quem dividiu espaço com os pregos, martelos e madeiras utilizados na montagem das barracas típicas foi a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que, neste segundo dia da visita à cidade, atraiu mais 137 moradores em busca dos seus direitos. Somando os dois dias da visita, a UMA, como é conhecida, alcançou 245 moradores das zonas urbana e rural de Brejões.

Um dos primeiros a chegar, o autônomo Clenilton Capelão, 29 anos, não escondia a satisfação por, finalmente, conseguir realizar o exame de DNA com a suposta filha de um ano de idade. “Vai dar tudo certo! Quem mais quer que dê certo sou eu”, repetia o autônomo, na coleta do material genético para o exame. Durante a coleta, o “tio” Marcos entrou em ação mais uma vez e presenteou a pequena J.S.V.S. com uma bola de assoprar e um pirulito. “A alegria foi tamanha que ela nem lembrou de chorar”, percebeu o servidor, enquanto a pequena já saboreava o pirulito.

Enquanto muitos moradores de Brejões aproveitavam os serviços da Defensoria Pública pela primeira vez, outros já eram “velhos conhecidos” da Unidade Móvel e também da sede da Defensoria em Amargosa. “Estive o ano passado com vocês no [KM] 100para tentar um acordo com o pai da minha neta e, como não teve acordo, tivemos que entrar com uma ação e hoje viemos saber o andamento do processo”, relatou a lavradora Marlucia Leal, 48 anos, que já saiu da Unidade Móvel com o cartão de atendimento da Defensoria e com o número do processo para acompanhamento.

Se ontem foi o dia das mães procurarem a UMA em busca dos direitos dos filhos, hoje foi o dia das avós buscarem esses direitos e até exame de DNA para investigação do vínculo genético entre avó e neta foi realizado durante a visita. “A mãe abandonou ela e me entregou com 30 dias de vida. Sempre achei que era mesmo minha neta e filha do meu filho, mas quis fazer o exame de DNA porque ela está crescendo e, a cada dia, percebemos que não tem nenhum traço da nossa família. Independente do resultado, vou continuar criando ela porque já tenho amor demais por essa menina. É o meu xodó”, derreteu-se a suposta avó da pequena H.V.S.S., de 10 meses.

“Muito obrigada à Defensoria Pública”

Já a vovó Ivonete Souza procurou a Unidade Móvel em busca do seu direito de visitar a neta de 5 anos. “Minha filha faleceu quando a menina tinha 4 meses. Além de perder minha filha, não tenho o direito de ver e conviver com minha neta”, contou a avó. Para resolver extrajudicialmente o caso e garantir o direito da vovó, a Defensoria enviou carta-convite para o pai da menina, ele aceitou e compareceu no horário agendado e o acordo foi firmado. “Agora, poderei ver minha neta quinzenalmente, aos finais de semana. É um alívio para meu coração. Antes, minhas lágrimas eram de tristeza e, agora, são de felicidade! Muito obrigada à Defensoria Pública por lutar pelo meu direito”, acrescentou, com lágrimas nos olhos, a avó.

De acordo com o coordenador da Unidade Móvel, o defensor público Marcus Vinícius Lopes de Almeida, com esta visita a Brejões, a UMA cumpriu, mais uma vez, o seu papel de levar a Defensoria para mais perto daqueles que precisam. “Os moradores mostraram o quanto a atuação da Defensoria faz a diferença na vida deles e, mais uma vez, eles souberam aproveitar a oportunidade e já pouparam o deslocamento até a nossa sede em Amargosa. Foram 245 atendimentos nos dois dias em que estivemos aqui. A adesão e aceitação das cartas-convites e o número de acordos extrajudiciais que conseguimos firmar, através da conciliação e mediação dos conflitos, foram destaques nesta itinerância e a população teve a oportunidade de exercer a sua cidadania”, destacou o coordenador, que dividiu os atendimentos deste segundo dia com as defensoras públicas Clarissa Lima e Walmary Pimentel e servidores de Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Cravolândia e Milagres

Depois de Brejões, a UMA agora segue para a cidade de Cravolândia e atenderá aos moradores nos próximos dias 28 e 29 de maio, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h, na Praça Lomanto Junior, no centro da cidade. Já nos dias 30 e 31 de maio, a Unidade Móvel levará a Defensoria para a cidade de Milagres e realizará o atendimento na Avenida Conrado Menezes, em frente ao CRAS, no centro, também das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Fonte: http://www.defensoria.ba.def.br/arquivo/noticias/brejoes-garantia-dos-direitos-continuou-em-destaque-no-segundo-dia-da-visita-da-unidade-movel-da-defensoria-a-cidade

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img