Conecte-se agora


Mundo

Apagão deixa todo o território da Argentina e do Uruguai sem luz

A Argentina e o Uruguai amanheceram sem luz em todo o seu território neste domingo, 16, após uma falha massiva na rede de distribuição do primeiro país.

A empresa de distribuição Edesur Argentina e a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) uruguaia informam que conseguiram restabelecer o fornecimento de energia em algumas regiões, mas a restituição completa demandará ainda algumas horas.

“Hoje, às 7h07 (pelo horário de Buenos Aires), se produziu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai”, afirma em comunicado a Secretaria de Governo de Energia da Argentina.

O órgão acrescenta que as causas do apagão estão sendo investigadas e ainda não foram determinadas. (Estadão)

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Casal cai de prédio durante relação e mulher morre esmagada

Uma mulher, de 30 anos, morreu esmagada após cair da varanda de um prédio enquanto estava fazendo sexo, em São Petersburgo, na Rússia. O companheiro, 29 , sobreviveu à queda pois caiu em cima da vítima.
De acordo com testemunhas, o casal estava no nono andar, durante uma festa que estava acontecendo no apartamento.

Ainda, segundo o jornal Daily Mail, a mulher foi encontrada nua na rua. A polícia suspeitou inicialmente que se tratava de um caso de homicídio com tentativa de estupro. Em outra hipótese, a vítima teria sido esmagada por uma televisão. Contudo, nada explicava o motivo dela estar sem roupa.

Populares informaram que um homem seminu foi visto deitado com a mulher, e logo após, fugindo. O companheiro teria retornado à festa após o incidente.

Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. *VarelaNotícias

Continue Lendo

Mundo

Homem fica cego após tomar banho com lentes de contato

O britânico Nick Humphreys, de 29 anos, ficou cego do olho direito após tomar banho usando lentes de contato. Ele foi contaminado pela amoeba Acanthamoeba keratitis e desenvolveu uma infecção por conta do protozoário.

O microrganismo tem afinidade com superfícies como lentes de contato, o que significa que o objeto facilita a transmissão da doença. Como a bactéria está presente na água, tomar banho, nadar ou limpar as lentes na torneira ou no chuveiro podem resultar na infecção.

“Nunca me disseram para não usar lentes de contato no banho. Não há nenhum aviso na embalagem, e meus oftalmologistas nunca mencionaram o risco”, disse Humphreys em entrevista à Fox News.

Inicialmente, os médicos indicaram colírios e outros remédios mais fortes para o britânico, mas o tratamento não estava dando certo. “A dor no meu olho era demais, e a única vez que saí [de casa] foi para visitar o hospital”, ele relatou.

Humphreys passou por duas cirurgias para tentar conter o problema, mas ele continua cego do olho direito. Agora, está na lista de espera para fazer um transplante de córnea e tentar reverter a situação.

Atualmente, o britânico trabalha com a instituição de caridade Fight for Sight, que busca para aumentar a conscientização sobre os riscos de tomar banho ou nadar com lentes de contato. “É crucial que as pessoas saibam que isso é uma realidade e pode acontecer por causa de algo tão simples como entrar no chuveiro”, apontou.

Fonte Galileu

Continue Lendo

Mundo

Justiça americana proíbe Trump de bloquear críticos no Twitter

Donald Trump está proibido de bloquear críticos no Twitter. A decisão foi tomada por um tribunal federal de segunda instância e anunciada nesta terça-feira (9). 

A Constituição norte-americana, em sua Primeira Emenda, regula os acesso a assuntos de interesse público e foi com base nela que a decisão judicial foi tomada. De acordo com a Associated Press, a corte do 2º Circuito de Recursos, em Manhattan, confirmou a decisão de um juiz de primeira instância dizendo que Trump viola a Constituição quando bloqueia usuários do Twitter.

“A ironia em tudo isso é que nós escrevemos em um tempo da história deste país no qual a conduta de nosso governo e de suas autoridades está sujeita a um debate robusto e amplamente aberto”, afirmou o juiz Barrington D. Parker, em nome de um painel de três juízes.

O debate cria “um nível de paixão e intensidade raramente visto”, acrescenta a decisão da corte. “Este debate, por mais desconfortável e desagradável que possa frequentemente ser, é, no entanto, uma boa coisa”, continua o texto.

“Ao decidir sobre esse recurso, recordamos às partes e ao público que, se a Primeira Emenda significa alguma coisa, quer dizer que a melhor resposta para o discurso desfavorecido em assuntos de interesse público é mais discurso, e não menos.”

O presidente Trump tem mais 60 milhões de seguidores em sua conta no Twitter. Fonte: Correio24horas

Continue Lendo

Mundo

Eclipse solar total deixa a América do Sul no centro das atenções

Cientistas do mundo inteiro estão com os olhos voltados para a América do Sul, à espera do único eclipse solar total do ano. Maju Coutinho e Franklin Feitosa estão no deserto do Atacama, no Chile, e mostram por que esse é um momento tão especial.

É previsão do tempo que se fala, mas, no Norte do Chile, todo mundo quer a previsão seja precisa.

“A previsão para amanhã, horário do eclipse é tempo bom, sem nuvem”, diz o programador Roberto Pocai.

O evento atraiu cientistas e turistas apaixonados por eclipses, que estão lotando a cidade e levando para a lua os preços dos hotéis. Mas isso vale a pena para a Agnes, que veio da Letônia. Ela está no oitavo:

“Normalmente as pessoas perguntam na internet o que é isso ou aquilo. Eu pergunto onde vai ser próximo eclipse e quando vai ser”.

A americana Rachel, que está no quarto eclipse, trouxe a família para a loucura dela. A mãe dela quer sentir uma conexão com o mundo.

Para manter a conexão com o universo as amigas Javiera e Evve escolheram fazer yoga, no deserto.

“Namastê, primeiro eclipse de la vida”, disseram as amigas.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se a linha exatamente entre o Sol e a Terra. Na terça-feira (2), às 16h39, horário no Chile, e 17h39, horário de Brasília, a Lua cobrirá totalmente o Sol, transformando o dia em noite por um minuto e 52 segundos numa área no Norte do Chile e de parte da Argentina.

No Brasil, quem estiver na faixa que vai do Sul do país, parte do Sudeste, do Centro-Oeste e uma pequena faixa de Rondônia e do Acre vai conseguir ver o eclipse, mas só parcialmente.

O que faz desse um fenômeno tão especial é que, agora, em 2019, o evento que ficou conhecido como Eclipse de Sobral completa cem anos. Fotos do céu da cidade de Sobral, no Ceará, antes, durante e depois do fenômeno, provaram que a gravidade do Sol desvia a direção da luz de estrelas que passam perto do nosso astro até atingir a Terra.

Foi o passo decisivo para comprovar a Teoria da Relatividade Geral do físico alemão Albert Einstein.

Na terça, o observatório vai abrir as portas para astrônomos, estudantes, idosos do Norte do Chile e jornalistas. Mil pessoas foram convidadas, dentre elas, os integrantes da nossa equipe.

A gente vai acompanhar tudo lá do alto, em um dos lugares mais incríveis para se observar um fenômeno tão raro como esse. Raro também é o fato de o eclipse total coincidir com a localização de observatórios que têm telescópios enormes, como o La Silla. Isso só ocorreu duas vezes nos últimos 58 anos. (G1)

Continue Lendo

Mundo

Sobe para oito o número de mortos em decorrência de onda de calor na Europa

Subiu para oito o número de mortos em função da onda de calor que atinge há seis dias países da Europa.

Foram registradas, desde o início da onda, centenas de ocorrências de incêndios e picos de poluição, além de recordes de temperatura. 

França, Espanha e Itália são os países mais afetados. Na França, foram declarados quase 60 incêndios, que arrasaram mais de 600 hectares e dezenas de casas.

Continue Lendo

Mais Lidas