Banner Rotativo Aleatório

Cocaína em voo da FAB foi encontrada por acaso, segundo polícia da Espanha

A polícia espanhola tratou o voo do avião da Força Aérea Brasileira ( FAB ) carregado com 39 quilos de cocaína como um “vuelo caliente”, expressão usada pelas autoridades policiais locais para designar voos provenientes de regiões que integram rotas do narcotráfico e que passam pela Espanha. Para a Guarda Civil em Sevilha, capital da Andaluzia, no sul da Espanha , não fazia diferença para as investigações o fato de o avião fiscalizado estar a serviço do governo brasileiro e numa missão presidencial. Além disso, o flagrante não foi precedido de uma investigação ou uma denúncia prévia relacionadas especificamente ao avião da FAB, conforme afirmação de porta-vozes da Guarda Civil ao GLOBO.

Na última terça-feira, o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, foi preso no aeroporto em Sevilha por portar 39 quilos de cocaína em sua bagagem, traficada dentro de um avião da FAB a serviço de uma missão presidencial – a viagem do presidente Jair Bolsonaro para o Japão, onde participa das reuniões do G-20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo. O avião dava suporte à missão presidencial, e fazia uma escala na Espanha. Rodrigues atuava como comissário de bordo em voos oficiais da Aeronáutica. Como segundo-sargento, recebe um salário bruto de R$ 7,2 mil.

A Guarda Civil espanhola é uma polícia nacional, vinculada ao Ministério do Interior, e cuida, entre outras coisas, da fiscalização de fronteiras e de aspectos de migração. O que ocorreu com o avião da FAB onde estava Rodrigues, segundo porta-vozes da Guarda Civil, fazia parte de um protocolo de controle de fronteiras já estabelecido pela polícia, de uma “investigação sistemática” de voos que abastecem rotas de narcotráfico. Por isso, fiscalizações como a que flagrou o segundo-sargento da Aeronáutica independem de quem esteja do outro lado do balcão, na condição de fiscalizados, mesmo que seja um avião oficial de um país, segundo a polícia local. Fonte: O Globo.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img