Conecte-se agora


Bahia

Rompimento de barragem na Bahia provoca remoção de mais de 100 famílias

Mais de 100 famílias (cerca de 500 pessoas) do município de Coronel João Sá, na divisa da Bahia com Sergipe, tiveram que deixar suas casas no início da tarde desta quinta-feira (11) após o rompimento da barragem do Quati, que fica no povoado de mesmo nome, pertencente ao município vizinho de Pedro Alexandre. As informações são da Prefeitura de Coronel João Sá.

De acordo com o secretário de Comunicação do município, Waldomiro Júnior, as áreas mais atingidas foram as ruas do Galo, Santo Antonio (Velha), Beira Rio, Senhor do Bonfim, José Antonio dos Santos, e o bairro da Barroquinha. 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador relata a situação na cidade. “Aqui é o centro da cidade da Rua Velha. A situação, olha onde se encontra a água, no joelho das crianças. Mas graças a Deus, aqui não ficou ninguém. Já tiramos todo mundo. Todas as crianças, idosos”, comenta o cinegrafista amador. Animais também foram retirados.

As famílias que tiveram que deixar os imóveis estão sendo levadas para o Colégio Municipal e para as escolas Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil.

O município disponibilizou também um telefone de emergência: (75) 99987-3419. 

“Entre 120 e 130 famílias precisariam sair de casa, mas tem algumas que se recusaram de sair. A área próxima ao rio é muito povoada, temos casas que ficam a 20 metros, 30 metros de distância do Rio do Peixe”, comenta o secretário.

Ainda segundo ele, “a água já atingiu metade da altura de muitas casas” e há famílias que já perderam tudo. 

“Estávamos em alerta, mas não sabemos o que vai acontecer a partir de agora. Acreditamos que a água vai tomar boa parte da cidade”, analisou Waldomiro Júnior.

Ainda de acordo com ele, todos os secretários do município estão mobilizados para minimizar os impactos da ruptura da barragem na vida da população. 

“A população mais afetada é a mais carente. São pessoas que construíram suas casas muito próximas do rio. Mas os moradores daqui são muito solidários e todo mundo tem ajudado”, comentou.

Fonte: Correio.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Carreta bate em ambulância e veículo cai sobre uma pessoa na BR-116

Uma pessoa morreu em um acidente, na BR-116, na Rodovia Santos Dumont, em Vitória da Conquista neste domingo (21).

Segundo informações Blog do Anderson, a vítima estaria levando a mudança do seu padrasto sobre um caminhão guincho para uma residência na Zona Rural e acabou parando no KM 812, trecho da Lagoa das Flores, para prestar socorro a um carro que caiu no barranco na noite do último sábado (20); uma ambulância da ViaBahia que estava de passagem, ao parar no local foi atingida por uma carreta, e em seguida caiu sobre a vítima.

Ocupantes da viatura tiveram  leves ferimentos. O corpo foi identificado por familiares e encaminhado para o Necrotério do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Continue Lendo

Bahia

Nove pessoas são presas por ataque a empresa no Sul da Bahia

Nove homens foram presos na manhã deste sábado, 20, suspeitos de um ataque contra a empresa Veracel, no dia 2 de julho. Entre os presos, está o advogado Mário Júnior Pereira Amorim.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Mário, Geraldo Pereira dos Santos, Rogério Silva da Rocha, Derolino Pereira dos Santos, Nival Miguel da Silva, Raimundo da Rocha, Cláudio Francisco de Oliveira, Nilson de Oliveira Gonçalves e Adenildo Batista da Rocha possuíam mandados de prisão em aberto e foram localizados através de uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. Um décimo envolvido, identificado como Valdomiro, não foi encontrado e é considerado foragido.

Os homens foram presos sob a alegação de invasão de propriedade, queima de veículos, agressão contra segurança da empresa, corte de árvores, entre outros delitos. O grupo foi retirado das terras após decisão judicial. (ATarde)

Continue Lendo

Bahia

Menino de 10 anos é resgatado após cair em poço na Bahia

Local tinha 25 metros de profundidade

Um menino de 10 anos foi resgatado na tarde desta quinta-feira (18) após cair dentro de um poço de água de aproximadamente 25 metros de profundidade. 

A criança foi encontrada consciente, mas estava muito assustada e com início de hipotermia. O estado de saúde e o hospital para qual o menino foi levado não foram divulgados.

O resgate foi realizado por equipes do 18° Grupamento de Bombeiros Militar (18°GBM) de Teixeira de Freitas. Os militares realizaram a técnica de resgate vertical para retirar o menino, que foi socorrido em seguida pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade hospitalar.

Ao todo, três guarnições participaram do resgate. De acordo com os bombeiros, é importante que locais onde fiquem poços sejam sempre cobertos de forma segura para evitar queda de crianças, idosos e animais. (Correio)

Continue Lendo

Bahia

Federal do Sul da Bahia decide retirar vaga de 20 cotistas de Medicina

Universidade alega não ter dinheiro para absorver mais 20 alunos

A estudante Carolina Soares, 25 anos, estava de malas prontas. Em setembro, passaria a morar em Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul do estado, depois de três anos em Porto Seguro. Natural de Salvador, ela se mudou para a cidade para cursar o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O sonho, desde o início, era cursar Medicina, que fica no campus de Teixeira. Em maio, após os três anos do BI, participou da seleção interna que dá acesso ao curso – chamado, na instituição, de curso profissionalizante – e foi aprovada. Na semana passada, fez a matrícula para começar a nova etapa, cujas aulas devem iniciar em aproximadamente dois meses. Só que esse sonho foi interrompido de forma abrupta: dois dias após se matricular, viu sua inscrição revogada.

Assim como ela, outros 19 estudantes – todos cotistas que entrariam nas vagas reservadas a pretos e pardos com e sem critério de renda – foram retirados da lista de 80 selecionados. No último dia 11, a UFSB publicou uma retificação no edital de convocação: incluiu 20 alunos não-cotistas e retirou, na mesma proporção, cotistas.

Leia mais aqui: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/federal-do-sul-da-bahia-decide-retirar-vaga-de-20-cotistas-de-medicina/

Continue Lendo

Bahia

Mulher fica ferida após batida entre carro e caminhonete na BR-135, no oeste da Bahia

Uma mulher ficou ferida após uma batida entre um carro e uma caminhonete na BR-135, na cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Com o impacto, o carro ficou destruído.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que a vítima estava foi atingido por outro quando reduziu a velocidade para entrar em um povoado. A mulher ferida estava no banco de passageiros do carro.

Segundo a PRF, com o impacto, a caminhonete saiu da pista e parou em um matagal. Cinco pessoas estavam dentro do veículo e tiveram ferimentos leves.

De acordo com o órgão, a vítima do outro carro, que teve lesões mais graves, foi socorrida por uma equipe da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Municipal de Formosa do Rio Preto. Não há informações sobre o estado de saúde dela. (G1)

Continue Lendo

Mais Lidas