Conecte-se agora

Santo Antônio de Jesus

SAJ: criança com suspeitas de dengue hemorrágica será transferida para Salvador; 166 casos notificados em 2019

Mais um caso de suspeita de dengue hemorrágica é registrado em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o secretário de saúde, Leandro Lobo, uma criança que reside na Urbis IV está internada no Hospital Regional (HRSAJ) com fortes suspeitas da doença e já foi regulado para o Hospital Universitário na capital. “Ela será atendida, e fará todos os exames necessários para chegar à conclusão se é dengue. Tenho monitorado todos os casos que estão no hospital. A Secretaria de Saúde do Estado tem oferecido campanha de combate à dengue, feito uma ampla convocação de fortalecer o atendimento a atenção primária, mas tudo isso só vai funcionar com o casamento do poder público e da população”, frisou. Este é o terceiro caso. Em junho, uma jovem diagnosticada com a doença morreu e outro morador teve fortes suspeitas, sendo atendido pelos médicos do HRSAJ. Na última entrevista à Rádio Andaiá no final do mês de junho, o secretário informou que eram 84 casos notificados, mas o número subiu e hoje já tem 166 casos de dengue notificados neste ano. (BlogdoValente)

Saiba como previnir: 

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros:
 Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água:
 Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral:
 Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

Vasilhas para animais: 
Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: 
Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Santo Antônio de Jesus

SAJ: briga é registrada no centro da cidade; assista ao vídeo

Uma briga foi registrada no fim da manhã desta sexta-feira (18) na praça Padre Mateus, em Santo Antônio de Jesus. 

Imagens que circulam nas redes sociais e foram cedidas ao Blog do Valente pelo digital influencer Miguel Bulhões, mostram dois homens trocando socos enquanto curiosos observam, em frente a uma loja de tecidos da região. Depois de algum tempo dois homens conseguem separar a briga. Segundo informações, a polícia esteve no local e conduziu os envolvidos na briga para a delegacia.

O vídeo contém xingamentos. *Aratu On.

Assista abaixo:

Continue Lendo

Santo Antônio de Jesus

Homem mata enteado de 4 anos, esfaqueia e joga companheira pela janela em Santo Antônio de Jesus

O caso aconteceu no momento em que a criança decidiu separar uma briga entre o padrasto e a mãe

Um homem matou a facadas o enteado de quatro anos, no momento em que o menino tentou separar uma briga entre ele e a mãe da criança, no dia das crianças, no último sábado (12), em Santo Antônio de Jesus, a 191 km de Salvador.

A mãe do menino foi esfaqueada e jogada pela janela do apartamento, que ficava no primeiro andar do prédio em que moravam. Após jogar a companheira, o homem se feriu com a faca e pulou pela mesma janela.

Os três foram encaminhados para o Hospital da Cidade, mas a criança não resistiu aos ferimentos. A mãe e o padrasto da vítima seguem internados. De acordo com a Polícia Militar, o homem confessou o crime. Ele está sob custódia da polícia enquanto segue internado. *Varela Notícias.

Continue Lendo

Santo Antônio de Jesus

SAJ: Jovem esfaqueada pelo companheiro é transferida para Salvador; agressor permanece custodiado no HRSAJ

Após perícia realizada pela Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus na manhã desse domingo, 13 de outubro, na casa onde ocorreu a tragédia na Rua Sergipe, a jovem Manuela Silva Costas Martins, 29 anos, prestou depoimento à polícia e foi transferida para hospital em Salvador após procedimento cirúrgico. Ainda não há informações concretas sobre o seu estado de saúde. A mulher era companheira do agressor que, além de esfaqueá-la, vitimou fatalmente seu filho Miguel Martins Pita Costa, 4 anos.

Segundo informações da perícia, a criança teria sido golpeada 15 vezes por seu padrasto Edilton Araújo Andrade Júnior. Relatos dos vizinhos afirmam que a criança, ao ver seu padrasto agredir sua mãe com golpes de faca tentou defendê-la e acabou esfaqueado pelo agressor. Ele morreu na emergência do Hospital Regional de SAJ.

O Caso aconteceu no último sábado, 12 de outubro, por volta das 18h35, no bairro do Alto Sobradinho. Além de esfaquear a companheira e matar o enteado, Edilton tentou tirar a própria vida, mas não obteve êxito. Ele permanece custodiado no HRSJ.

Blog do Valente /Informações: Rádio Andaiá

Continue Lendo

Acidente

Caminhoneiro natural de SAJ morre em acidente

O caminhoneiro Valdomiro dos Santos Sales de 45 anos, morreu na noite da última quinta-feira (3) vítima de acidente próximo a divisa de Caravelas e Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado.

O motorista passava pelo km-895 da BR-101, em uma localidade conhecida como Curva da Tarifa, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o caminhão. Mais duas pessoas que estavam no veículo, morreram no local do acidente.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas.

*Blog do Valente.

Continue Lendo

Bahia

Gêmeas siamesas baianas morrem em hospital de Goiânia

Duas gêmeas siamesas de Santo Antônio de Jesus que nasceram unidas pelo tórax morreram, na tarde desta quarta-feira (2), na cidade de Goiânia, no estado vizinho de Goiás. A informação foi conformada junto ao Hospital Estadual Materno Infantil Jurandir Nascimento (HMI), onde as recém-nascidas estavam internadas desde a última quinta-feira (26), quando nasceram.

De acordo com a unidade de saúde, as garotas estavam internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e morreram devido à má formação cardíaca.

A mãe das meninas foi até Goiás para o parto na capital goiana. Elas nasceram com com 34 semanas de gestação e juntas pesaram 3.044 kg. Segundo o médico Zacharias Calil, especialista em casos do tipo, “elas nasceram melhor do que a gente esperava, pela gravidade do caso, foram para a UTI e entubadas”, detalhou o médico.

Calil disse que uma tinha o coração com tamanho normal, e outra com coração menor. A situação fazia com que uma mantivesse a outra por meio de uma veia que comunicava os dois corações. A cirurgia de reparação das meninas era impossível, de acordo com o médico, já que os corações eram colados.

O HMI informou que o velório vai acontecer na cidade dos familiares. *Bahia Notícias.

Continue Lendo

Mais Lidas