Conecte-se agora

Bahia

Federal do Sul da Bahia decide retirar vaga de 20 cotistas de Medicina


Universidade alega não ter dinheiro para absorver mais 20 alunos

A estudante Carolina Soares, 25 anos, estava de malas prontas. Em setembro, passaria a morar em Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul do estado, depois de três anos em Porto Seguro. Natural de Salvador, ela se mudou para a cidade para cursar o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O sonho, desde o início, era cursar Medicina, que fica no campus de Teixeira. Em maio, após os três anos do BI, participou da seleção interna que dá acesso ao curso – chamado, na instituição, de curso profissionalizante – e foi aprovada. Na semana passada, fez a matrícula para começar a nova etapa, cujas aulas devem iniciar em aproximadamente dois meses. Só que esse sonho foi interrompido de forma abrupta: dois dias após se matricular, viu sua inscrição revogada.

Assim como ela, outros 19 estudantes – todos cotistas que entrariam nas vagas reservadas a pretos e pardos com e sem critério de renda – foram retirados da lista de 80 selecionados. No último dia 11, a UFSB publicou uma retificação no edital de convocação: incluiu 20 alunos não-cotistas e retirou, na mesma proporção, cotistas.

Leia mais aqui: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/federal-do-sul-da-bahia-decide-retirar-vaga-de-20-cotistas-de-medicina/

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Duas toneladas de cigarros são apreendidas em São Gonçalo do Campos


Duas toneladas de cigarros contrabandeados foram apreendidas nesta segunda-feira, 18, em São Gonçalo dos Campos (a 115 km de Salvador). A operação foi realizada pela Polícia Federal em uma junto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado – Litoral Norte (Cipe/LN).

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a carga é avaliada em quase 3 milhões e estava escondida em uma oficina no município. A outra parte do material foi apreendido em depósitos de Feira de Santana (a 109 km de Salvador).

Quatro homens entre 36 e 52 anos, que não tiveram os nomes revelados, foram encaminhados junto com a carga apreendida ao posto da Polícia Federal (PF), em Feira de Santana.

Os policiais ainda apreenderam um caminhão, um veículo utilitário e quatro aparelhos celulares. A polícia investiga o caso. *A Tarde.

Continue Lendo

Bahia

Presidente do TJ-BA, três desembargadores e dois juízes são afastados por 90 dias


O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, mais três desembargadores e dois juízes foram afastados das suas funções por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme apurado pelo Bahia Notícias.

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a Operação Faroeste para desarticular um possível esquema criminoso voltado a venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do TJ-BA, além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Mais de 200 policiais federais, acompanhados de procuradores da República, cumprem quatro mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados, nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e em Brasília. (BahiaNotícias)

Continue Lendo

Bahia

Inscrições abertas para processo seletivo do Senai; mais de 4 mil vagas


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2020.1 para os cursos técnicos do Senai Bahia. São oferecidas, ao todo, 4.653 vagas presenciais e semipresenciais, sendo 191 destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, para os cursos presenciais.

As oportunidades são para as cidades de Salvador (Cimatec e Dendezeiros), Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site do Senai.

PRÉ-REQUISITOS

As bolsas dos cursos presenciais são para estudantes que tenham obtido pontuação média de 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que declararem baixa renda. Podem ser usadas as notas de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018 e as inscrições devem ser feitas até 5 de dezembro.

Os cursos presenciais oferecidos são:

Automação Industrial
Desenvolvimento de Sistemas
Edificações, Eletromecânica
Eletrotécnica
Logística
Manutenção Automotiva
Mecânica
Mecatrônica
Petroquímica
Programação de Jogos Digitais
Qualidade
Química
Redes de Computadores
Refrigeração e Climatização
Segurança do Trabalho e Soldagem

Para a modalidade semipresencial são oferecidos cursos de Eletromecânica e Segurança do Trabalho. (AratuOn)

Continue Lendo

Mais Lidas