Banner Rotativo Aleatório

Estudantes do Pedro Calmon em Amargosa desenvolvem impressora 3D

Estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon em Amargosa desenvolvem impressora 3D de baixo custo

Os alunos do 2º ano, turma C, do Colégio Estadual Pedro Calmon, estão desenvolvendo uma impressora 3D com materiais reciclados. A finalidade do projeto, orientado pelos professores Isaías Lima (Física e Iniciação Científica) e Fábio Argolo (Química e Iniciação Científica) é que o protótipo seja acessível para qualquer pessoa.

Desde o início dos anos 80 até hoje, as impressões em três dimensões vêm se popularizando cada vez mais, conquistando cada vez mais nichos e utilidades. Essas máquinas são bastante versáteis podendo imprimir desde um simples chaveiro até uma engrenagem sofisticada para qualquer equipamento. Dessa forma, é possível entender o porquê do crescente interesse por essas impressoras.” Relata o professor Isaías.

O processo de impressão em 3D tem início nos anos 80, no Japão, desde então, a produção de itens em três dimensões foi se aprimorando e culminou com o desenvolvimento dessas impressoras. As máquinas atuais são bastante versáteis e podem imprimir praticamente qualquer coisa, desde um simples bloco quadrado, como um chaveiro, até peças complexas e sofisticadas como engrenagens para diversos equipamentos.

O projeto está em fase de aperfeiçoamento atualmente e, após finalizado, a máquina passará por uma bateria de testes de funcionamento e depois irá produzir as próprias peças que necessitarem ser substituídas para aprimoramento.

Na fase atual o projeto está orçado em pouco menos de R$ 400,00 e deve alcançar o valor previsto entre 500 e 600 reais. Comparado a produtos com especificações semelhantes, que são vendidos em valores próximos de R$ 1500,00, a economia chega a ser de 66% tornando o protótipo muito mais acessível economicamente!

A versão final da impressora desenvolvida pelos alunos será apresentada na 3ª edição da INCITE (Feira de Inovação Ciências e Tecnologias) no CEPC. A feira de ciências ocorrerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2019 e é aberta ao público externo, esse e diversos outros projetos serão apresentados pelos estudantes do CEPC. (ASCOM)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img