Conecte-se agora


Bahia

Detran promete recorrer de liminar que determina retorno das inspeções veiculares na Bahia

O Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai recorrer da liminar que suspende os efeitos da portaria da autarquia 207/2019, que estabeleceu o fim das inspeções veiculares no estado. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (9), pela assessoria da autarquia, após decisão da Justiça.

A portaria do Detran atendeu às recomendações do Ministério Público do Estado e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o órgão as instituições entendem que as certificações e inspeções técnicas que eram exigidas pelo Detran já estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e são normatizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Detran, o fim da inspeção também era uma reivindicação dos proprietários de veículos que fazem o transporte escolar, por causa do custo. As vans e utilitários já passam por uma vistoria nas prefeituras e só precisariam da autorização do Detran, sem a necessidade de uma nova avaliação técnica. (Metro1)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Inema adverte para 28 praias impróprias neste fim de semana em litoral baiano

Ao todo, 28 praias estão impróprias para banho neste final de semana. As localidades estão em Salvador e em cidades do interior baiano, informou nesta sexta-feira (23) o Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O órgão adverte que em período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Veja abaixo as praias que devem ser evitadas. 

SALVADOR

São Tomé de Paripe (em frente a casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia)
Tubarão (em frente ao conjunto habitacional, próximo à antiga fábrica de cimento)
Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea)
Penha (situada em frente à barraca do Valença)
Bogari (em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes)
Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente a ladeira que dá acesso a praia)
Santa Maria (em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente a escada de acesso à praia)
Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica)
Ondina (próximo à escada de acesso à praia, em frente ao posto BR e Hotel Bahia Sol)
Rio Vermelho (em frente a Rua Bartolomeu de Gusmão, Próximo a escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência e próximo a escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana)
Buracão (em frente ás escadarias de acesso à praia)
Amaralina (no fundo da Escola Cupertino de Lacerda, em frente do painel do artista plástico Bel Borba e em frente à rua do Balneário e ao Edifício Atlântico)
Pituba (em frente à escada de acesso a praia, em frente à Portinox, na Rua Paraíba e atrás da Praça – antigo Clube Português)
Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa)
Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas)
Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe)
Itapuã (próximo à escada de acesso à praia e em frente à Rua Sargento Waldir Xavier e em frente à Sereia de Itapuã)

BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

Madre de Deus (em frente à Câmara Municipal de Madre de Deus e Sob á ponte em Madre de Deus)
Barra do Pote (em frente às barracas de praia)
Coroa (em frente às barracas de praia).

COSTA DOS COQUEIROS

Buraquinho (a cerca de 200 m da foz do rio Joanes)
Busca Vida (em frente à guarita de segurança nº 42 – Lote 42A)


COSTA DO DENDÊ

1ª Praia de Morro de São Paulo (início da primeira praia)


COSTA DO CACAU

Marciano (próximo ao Bar Litrão)
Malhado (próximo à escultura da sereia)
Avenida (próximo à lanchonete Subway)
Cristo (próximo a Barraca Point Conde Badaró)
Sul (em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

(BN)

Continue Lendo

Bahia

Alagoinhas: Em inspeção, MP encontra superlotação e insalubridade em casas de acolhimento de idosos

Superlotação de alojamentos, ambientes insalubres e até ausência de profissionais capacitados para realizar o cuidado de idosos foram alguns dos problemas encontrados em oito Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) de Alagoinhas, que foram inspecionadas pelo Ministério Público estadual de 12 até 21 de agosto.

As inspeções foram realizadas pela promotora de Justiça Andrea Borges Miranda, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais da Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar (Cati), órgão ligado ao Centro de Apoio de Direitos Humanos (Caodh), e de engenheiro civil da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP. 
 
Todas as instituições são da rede privada e se sustentam por meio de doações e do benefício assistencial dos idosos. As unidades são: Associação Acolhedora de Idosos Kayrós, Casa de Repouso Lírio dos Vales, Lar Franciscano Emma Barbetti, Lar Bezerra de Menezes, Lar Nossa Senhora do Carmo, Lar Recanto da Paz, Lar Substituto Lindaura Plácido de Carvalho e Lar Substituto Nova Esperança. Ao todo, são acolhidas 212 pessoas nas casas.
 
Segundo a promotora Andrea Borges, o Lar Bezerra de Menezes apresentou as piores condições e as irregularidades mais graves. 

No local, foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes Aegypti e grande quantidade de entulho, em área utilizada como depósito de latas, garrafas, telhas, cadeiras e mesas quebras e carros abandonados.

“Acionamos imediatamente os órgãos municipais (Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Secretaria de Serviços Públicos) e o Corpo de Bombeiro, para fazer avaliação e sanar os problemas. Os focos foram eliminados e o entulho retirado, em volume superior a três caçambas”, afirmou, em nota, a promotora. 
 
O MP já instaurou um inquérito sobre a situação do Lar e será realizada reunião com os responsáveis do estabelecimento e a prefeitura, para que a fiscalização no local seja intensificada e os direitos dos acolhidos garantidos.

Quanto às demais instituições, serão instaurados inquéritos civis para acompanhar e cobrar a adoção de medidas que sanem os problemas encontrados. Metro1

Continue Lendo

Bahia

Carreta fica totalmente destruída por fogo após colisão na BR-116

Uma carreta ficou totalmente destruída pelas chamas após colidir  de frente com outra carreta, na BR-116, próximo à cidade de Irajuba, na Bahia.

De acordo com informações da concessionária Via Bahia, que administra o trecho, o acidente aconteceu no KM 596 e deixou o transito congestionado por 6 quilômetros em ambos os sentidos da via.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 11h10 deixando pelo menos uma pessoa morta.Equipes do Corpo de Bombeiros e da Via Bahia (concessionária que administra o trecho) foram acionadas para prestar atendimento. Ainda não há mais informações. Fonte: Aratu Online

Continue Lendo

Bahia

Apartamento de luxo pega fogo em Salvador; vídeo assusta

Um incêndio atingiu um condomínio que fica na Rua Frederico Simões, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. De acordo com testemunhas, tudo começou por volta das 13h desta sexta-feira (23/8).

As chamas assustaram estudantes de uma faculdade que fica na mesma região. O Centro Integrado de Comunicação das Polícias (Cicom) confirmou o caso, mas não deu detalhes da ocorrência.

Viaturas do Corpo de Bombeiros e da 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Iguatemi) foram acionadas para atender a ocorrência. Pela primeira informação, ninguém ficou ferido. O caso foi registrado em vídeos. Um deles, inclusive, mostra chamas altas saindo do imóvel. As causas devem ser investigadas pela Polícia Civil. Fonte: Aratu Online

Continue Lendo

Bahia

Preso há dois meses, Iuri Sheik tem Habeas Corpus negado

Preso após atirar e matar o empresário Will Silva, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, o autointitulado influenciador digital Iuri Sheik teve um habeas corpus (pedido de liberdade) negado no início do mês. De acordo com a sentença, assinada pelo juiz José Francisco Oliveira de Almeida, a manutenção da custódia de Sheik representa impor ordem pública, tendo em vista que ele se apresenta como um homem que é “seguido” por muitas pessoas. 

“O representado, como diversas vezes afirmou sua defesa, é pessoa conhecida, influente nas mídias sociais, com centenas de milhares de pessoas que acompanham diariamente, com mais de 288 mil seguidores, e, justamente, por ser uma pessoa pública, como afirma ser, um influenciador digital, um formador de opinião, sobreleva a carga de responsabilidade pelos seus atos e sua conduta no meio social, em face do seu imediato reflexo e direto a todos aquelas que o acompanham, o seguem, o copiam”, afirmou o magistrado. 

Ainda segundo o juiz, Sheik foi a uma cidade “pequena” movido por sentimento de “estrelismo” e agiu “de forma desdenhosa e demasiadamente agressiva para com a vítima”.”Saliento que há notícia nos autos que o representado, em tese, estaria com uma arma de fogo em seu veículo (a mesma que teria sido utilizada contra a vítima), vindo para esta cidade, supostamente, armado, o que demonstra o seu intento ou predisposição para agir como lhe conviesse, eis que a periculosidade encontra-se evidenciada”, aponta. 

Para Almeida, por mais que Iuri atenda a alguns requisitos de primariedade, ter residências fixa e trabalho lícito, isso não basta para que sua soltura seja decretada ainda que temporariamente. Fonte: Metro1

Continue Lendo

Mais Lidas