Banner Rotativo Aleatório

Conectados: Brasil chega a 70% da população ‘online’, diz pesquisa

Em dez anos, o Brasil mais que dobrou a parcela de sua população que se conecta à internet. Os 126,9 milhões de pessoas conectadas no país em 2018 representam 70% do total de brasileiros -em 2008, essa fatia era de apenas 34%. Os dados foram publicados pelo portal UOL, na manhã desta quarta-feira (28/8). As informações, por sua vez, são frutos de pesquisa do TIC Domicílios 2018, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br).

Os dados foram compilados a partir de entrevistas domiciliares a uma amostra de 23.508 casas de 350 municípios de todo o Brasil, coletada entre outubro de 2018 e março de 2019. A pesquisa detalha qual é a faixa de conectados em classes sociais. Enquanto a fatia de usuários da internet da classe DE cresceu, a do topo da pirâmide caiu. 

O celular se mantém como aparelho mais usado por quem é internauta, já que 97% dos usuários conectados fazem uso do dispositivo. O computador, por outro lado, continua perdendo espaço na vida online do brasileiro. Se em 2014 os PCs eram usados por 80% das pessoas online, essa fatia caiu para 51% em 2017 e para 43% em 2018.

A queda do eletrônico que foi a porta de entrada da rede mundial dos computadores para muita gente contrasta com a ascensão de outro aparelho: as TVs passaram a ser usadas por 30% dos internautas — elas devem se tornar nos próximos anos o segundo dispositivo mais usado para acessar a internet no Brasil.

Os televisores deixaram de ser voltados apenas para assistir programas e passaram a ser mais interativos, seja por serem uma smart TV ou por meio de outros acessórios, como os diversos set-o-box e outros gadgets como Chromecast (Google) e Fire TV Stick (Amazon).

Em outro recorte, a pesquisa do NIC.br mostra que a participação dos internautas que costumam usar apenas o celular vai crescendo das classes sociais mais altas para as mais baixas. No topo da pirâmide, 12% dos internautas dispõem apenas de smartphones para se conectar, enquanto nas classes DE esse índice é de 85%.  (AratuOn)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img