Banner Rotativo Aleatório

Novo decreto de Bolsonaro permite queimadas fora da Amazônia Legal

O presidente Jair Bolsonaro alterou o decreto que proibia as queimadas em todo o País durante o período da seca e abriu uma exceção para as práticas agrícolas fora da Amazônia Legal. O novo decreto presidencial, publicado em edição extra do Diário Oficial na sexta-feira (30), permite a realização de queimadas em razão de “práticas agrícolas, fora da Amazônia Legal, quando imprescindíveis à realização da operação de colheita, desde que previamente autorizada pelo órgão ambiental estadual”.

A Amazônia Legal compreende os seguintes Estados:

– Acre
– Amapá
– Amazonas
– Pará
– Rondônia
– Roraima
– Tocantins
– Maranhão
– Mato Grosso

A medida altera o decreto publicado pelo presidente um dia antes, na quinta-feira (29), e que havia proibido por 60 dias a realização de queimadas em todo o território nacional.

Anunciada em meio à crise ambiental por causa das queimadas na Amazônia, a proibição já não se aplicava em casos de controle fitossanitário, se autorizados por órgão ambiental, para práticas de prevenção e combate a incêndios e para agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.

O decreto de sexta (30) amplia o rol de exceções, incluindo as práticas agrícolas fora da Amazônia Legal. Fonte: Correio24horas

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img