Conecte-se agora


Amargosa

Justiça cassa liminar que proibia abate de jumentos; Frigorífico de Amargosa deve voltar às atividades

O Tribunal Regional Federal concedeu nesta quinta-feira (12) uma decisão favorável aos frigoríficos da Bahia que abatem asininos, ou seja, jumentos. O TRF derrubou a liminar que proibia o abate deste tipo de animal em todo o estado. A proibição estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia a uma solicitação de cinco entidades de defesa dos animais.

Na época elas entraram com uma ação civil pública contra a União e o estado da Bahia. Entre outros argumentos, além de denúncias de maus tratos em um frigorífico de Itapetinga, as entidades destacavam a importância do jumento para a cultura nordestina.- Anúncio –

As alegações das entidades tinham sido acatadas pela Justiça Federal na Bahia, em primeira instância. Assim, todos os frigoríficos do estado foram obrigados a suspender o abate de jegues. Estima-se que juntos eles geravam uma receita aproximada de mais de 40 milhões de dólares através do comércio da carne de jumento.

A proibição havia sido solicitada pela União Defensora dos Animais Bicho Feliz, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a SOS Animais de Rua, a Rede de Mobilização pela Causa Animal e a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos.

Na decisão apresentada nesta terça-feira, o vice-presidente do TRF, Kassio Marques, entendeu que a liminar concedida pela juiza de primeiro grau fere a economia pública, por interromper atividades que impossibilitam a comercialização dos produtos e promove déficits na geração de emprego e renda.

A reviravolta no processo acontece na mesma semana em que os chineses anunciaram a habilitação de 25 novos frigoríficos brasileiros. Eles receberam autorização para exportar para o país asiático. Entre os novos habilitados, o único da Bahia era o Frigorífico Nordeste – Pecuária, Indústria e Comércio. Conhecido como Frinordeste, ele fica no município de Amargosa, e é um dos três frigorificos do estado especializados no abate de jumentos.

Os representantes do frigorífico acreditam que a habilitação para o mercado chinês reforça que o estabelecimento cumpre todas as regras exigidas para fornecimento de carne.

“Isso reafirma nosso trabalho voltado para a excelência na produção. Temos todas as licenças exigidas para as indústrias, somos regularmente fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, seguimos a legislação e as regras rigorosas do mercado internacional”, afirma Alex Bastos, diretor-executivo do frigorífico.

No período em que esteve em operação, entre 2017 e início de 2019, o Frinordeste chegou a ter 150 funcionários e a exportar mais de 200 quilos de carne de asinino por mês para outros países asiáticos. A expectativa para a resolução do impasse é mantida ainda pelos representantes do município de Amargosa, que obtiveram na Justiça o fim da proibição.

“O frigorífico é um empreendimento importante que fomenta e dinamiza a economia local. É a segunda empresa privada que mais gera emprego no município, e foi prejudicada por causa de problemas detectados em um frigorífico instalado em outro lugar. A reabertura tem um potencial grande de aumentar a produção e gerar mais contratações”, afirma Júlio Pinheiro, prefeito de Amargosa.

Um outro processo, de autoria da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, também em favor dos frigoríficos, está em andamento no TRF. Além da carne de jumento, os países orientais costumam usar várias partes do animal, inclusive como matéria-prima para as indústrias de medicamentos.

Desta vez, os chineses habilitaram ainda outros 24 novos estabelecimentos brasileiros para exportação. Entre eles estão 6 frigoríficos produtores de carnes de frango, 17 de bovinos e 1 de suínos. Todos receberam sinal verde para começar a exportar imediatamente, assim como já fazem outros 64 frigoríficos habilitados anteriormente.

(Correio)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Gestão Municipal assina ordem de serviço para início da obra do Hospital

Vai acontecer no próximo domingo, dia 22 de setembro, às 8h30, na Rua Dr. Aloísio Borges, a assinatura da ordem de serviço que dará início à ampliação e reforma do Hospital Municipal de Amargosa e do Laboratório de Análises Clínicas, que se tornará um Complexo de Saúde.

A obra é o maior projeto apresentado pelo Amargosa Top, pacote de obras da atual gestão municipal, com investimentos de quase três milhões de reais. Com conclusão prevista dentro de 300 dias, Amargosa terá o Complexo de Saúde mais completo e moderno da região.

A reforma, que vai abranger as unidades do hospital e do laboratório, incluirá a substituição de toda rede elétrica, construção de uma subestação de energia (o que possibilitará a instalação de equipamentos como o aparelho de raio-x digital, arco cirúrgico dentre outros), divisão do hospital em blocos, incluindo entrada exclusiva para pacientes da emergência, ampliação dos espaços, substituição de todo telhado, troca de piso e pintura.

Após a assinatura da ordem de serviço, no próximo domingo, a reforma começará imediatamente na segunda-feira (23), como tem acontecido com todas as obras do Amargosa Top.

Com a ampliação, o Complexo de Saúde de Amargosa terá capacidade para atender mais pessoas no Hospital e no Laboratório, além da ampliação dos serviços prestados, dos tipos de cirurgias e exames disponíveis, levando ainda mais qualidade de vida para a população de Amargosa e dos municípios circunvizinhos. (ASCOM-PMA)

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: Colégio Estadual Santa Bernadete é único da Bahia contemplado pela FAPESB

O Colégio Estadual Santa Bernadete (CESB), que neste ano completou 45 anos de serviços educacionais prestados à população de Amargosa e toda região, tem mais um motivo para comemorar: o único colégio, em toda Bahia, a ser contemplado com recurso financeiro para realização de eventos de popularização das Ciências e Tecnologias, em edital promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Esse recurso irá fomentar a 1ª edição da Feira de Tecnologia, Ciência e Saúde (FETECS) do CESB, com o tema “A Ciência no Cotidiano”, a ser realizada no dia 18 de outubro, das 8h às 12h, em comemoração a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo os autores do projeto, os professores/pesquisadores Marcelo Silva e Pedro Pimentel, o evento tem como objetivo demonstrar que a Ciência está presente no nosso cotidiano e ao alcance de todos, desde a construção de objetos simples, como um filtro de barro, até o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para erradicação de doenças. Através de recursos didáticos e lúdicos, os participantes da FETECS terão a oportunidade de interagir, manusear e observar diversas formas em que a Ciência está presente no nosso dia a dia.

A FETECS é desenvolvida pelos estudantes do CESB sob a supervisão dos diversos professores que compõem o corpo docente da instituição, e será aberta ao público em geral. O evento contará, ainda, com a participação de importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), oportunidade ímpar em que os estudantes terão acesso a procedimentos e resultados da produção científica desenvolvida no nosso estado.

O evento contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que prestará serviços básicos à população, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, realização de testes rápidos para IST/AIDS, além de divulgar estratégias de educação em saúde.

Continue Lendo

Amargosa

Candidatos à conselheiros tutelares iniciam campanha em Amargosa; eleições acontecerão em outubro

CANDIDATOS AO CARGO DE CONSELHEIROS TUTELARES INICIAM CAMPANHA EM AMARGOSA
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO ACONTECERÃO EM OUTUBRO.

A seleção para escolha dos novos conselheiros tutelares de Amargosa já se encontra na fase de campanha eleitoral. Após a realização das provas de caráter eliminatório, realizadas em julho, 31 dos 47 candidatos foram aprovados para seguirem no processo.

Estes candidatos já iniciaram a campanha que elegerá 5 conselheiros titulares e 5 suplentes no dia 06 de outubro para um mandato de 04 anos. O papel desempenhado por eles é de extrema relevância para a sociedade e suas principais atividades são: atender crianças e adolescentes, aplicar medidas de proteção a este público, aconselhamento dos pais e responsáveis, aplicar medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, levar ao conhecimento do Ministério Público e encaminhar à justiça os casos que sejam passíveis de penalidades.

Segundo Gabriela Santana, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e presidente da comissão eleitoral do pleito em questão, a escolha dos conselheiros tutelares é importante para garantir proteção às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e fiscalizar para que novas violações não aconteçam. São estes profissionais que fazem valer as leis encontradas no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, cuidando especialmente dos meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Portanto, mesmo o voto não sendo obrigatório faz-se necessário que a população participe das eleições.

As eleições ocorrerão em todos os municípios do território nacional na mesma data. Em Amargosa, o local de votação será o Colégio Pedro Calmon. O voto não é obrigatório e todo cidadão com título de eleitor pode votar. Os Conselheiros eleitos tomarão posse em janeiro de 2020.

O que: Eleições do Conselho Tutelar
Data: 06/10/2019
Local: Colégio Pedro Calmon. Praça da Bandeira, Amargosa- Ba.
Horário: 08h às 17h
Documentos necessários: Título de Eleitor e documento oficial com foto.

Dicom-PMA.

Continue Lendo

Amargosa

SAMU 192 AMARGOSA completa 8 anos

O SAMU 192 AMARGOSA completou nesta segunda-feira 8 anos de sua implantação. Nesse período, conquistou seu espaço como Serviço de Saúde fundamental para a reorganização dos atendimentos de urgência e emergência no município e região.

Lembrando que Amargosa é a 3ª cidade com Unidade de Suporte Básico que mais atende na Regional do Recôncavo, ficando atrás apenas de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Em números, o SAMU Amargosa completou esta manhã 8.725 (oito mil e setecentos e vinte e cinco) atendimentos. Então, no dia do seu aniversário é importante lembrar-se daqueles que trabalham 24 horas por dia cuidando da gente. (ASCOM-Prefeitura de Amargosa)

Continue Lendo

Amargosa

S. M. da Matas: homem preso em flagrante por tráfico tenta tomar arma de policial e é baleado

José de Jesus Santos, 38 anos, foi preso em flagrante delito neste domingo(15) acusado de tráfico de drogas em frente à uma escola municipal na cidade de São Miguel das Matas. O preso ainda tentou tomar a arma de um dos policiais e acabou baleado.

Conforme apurou a reportagem do AmargosaNews com a PM, o ocorrência ocorreu por volta das 14h30. A guarnição da 99ªCIPM estava em patrulhamento quando percebeu a atitude suspeita do indivíduo. O mesmo foi flagrando com 40 (quarenta) porções de maconha, vários sacos plásticos para embalagens, uma caderneta de anotações e R$ 417,00 (quatrocentos e dezessete reais) em espécies.

Ainda segunda a PM, José de Jesus residia no Povoado Vila Bonfim, zona rural de Santo Antônio de Jesus e se instalou em São Miguel das Matas, onde fixou um ponto de tráfico. Durante a condução à delegacia, o indivíduo tentou tomar a arma de um dos policiais, que entrou em luta corporal. A arma disparou atingindo o dedo da mão esquerda e a região pélvica do meliante. O mesmo foi socorrido, passou por duas cirurgias e o quadro de saúde é estável.

Em seguida o indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Santo Antonio de Jesus e colocados à disposição da justiça.

Continue Lendo

Mais Lidas