Connect with us

Amargosa

Justiça cassa liminar que proibia abate de jumentos; Frigorífico de Amargosa deve voltar às atividades


O Tribunal Regional Federal concedeu nesta quinta-feira (12) uma decisão favorável aos frigoríficos da Bahia que abatem asininos, ou seja, jumentos. O TRF derrubou a liminar que proibia o abate deste tipo de animal em todo o estado. A proibição estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia a uma solicitação de cinco entidades de defesa dos animais.

Na época elas entraram com uma ação civil pública contra a União e o estado da Bahia. Entre outros argumentos, além de denúncias de maus tratos em um frigorífico de Itapetinga, as entidades destacavam a importância do jumento para a cultura nordestina.- Anúncio –

As alegações das entidades tinham sido acatadas pela Justiça Federal na Bahia, em primeira instância. Assim, todos os frigoríficos do estado foram obrigados a suspender o abate de jegues. Estima-se que juntos eles geravam uma receita aproximada de mais de 40 milhões de dólares através do comércio da carne de jumento.

A proibição havia sido solicitada pela União Defensora dos Animais Bicho Feliz, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a SOS Animais de Rua, a Rede de Mobilização pela Causa Animal e a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos.

Na decisão apresentada nesta terça-feira, o vice-presidente do TRF, Kassio Marques, entendeu que a liminar concedida pela juiza de primeiro grau fere a economia pública, por interromper atividades que impossibilitam a comercialização dos produtos e promove déficits na geração de emprego e renda.

A reviravolta no processo acontece na mesma semana em que os chineses anunciaram a habilitação de 25 novos frigoríficos brasileiros. Eles receberam autorização para exportar para o país asiático. Entre os novos habilitados, o único da Bahia era o Frigorífico Nordeste – Pecuária, Indústria e Comércio. Conhecido como Frinordeste, ele fica no município de Amargosa, e é um dos três frigorificos do estado especializados no abate de jumentos.

Os representantes do frigorífico acreditam que a habilitação para o mercado chinês reforça que o estabelecimento cumpre todas as regras exigidas para fornecimento de carne.

“Isso reafirma nosso trabalho voltado para a excelência na produção. Temos todas as licenças exigidas para as indústrias, somos regularmente fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, seguimos a legislação e as regras rigorosas do mercado internacional”, afirma Alex Bastos, diretor-executivo do frigorífico.

No período em que esteve em operação, entre 2017 e início de 2019, o Frinordeste chegou a ter 150 funcionários e a exportar mais de 200 quilos de carne de asinino por mês para outros países asiáticos. A expectativa para a resolução do impasse é mantida ainda pelos representantes do município de Amargosa, que obtiveram na Justiça o fim da proibição.

“O frigorífico é um empreendimento importante que fomenta e dinamiza a economia local. É a segunda empresa privada que mais gera emprego no município, e foi prejudicada por causa de problemas detectados em um frigorífico instalado em outro lugar. A reabertura tem um potencial grande de aumentar a produção e gerar mais contratações”, afirma Júlio Pinheiro, prefeito de Amargosa.

Um outro processo, de autoria da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, também em favor dos frigoríficos, está em andamento no TRF. Além da carne de jumento, os países orientais costumam usar várias partes do animal, inclusive como matéria-prima para as indústrias de medicamentos.

Desta vez, os chineses habilitaram ainda outros 24 novos estabelecimentos brasileiros para exportação. Entre eles estão 6 frigoríficos produtores de carnes de frango, 17 de bovinos e 1 de suínos. Todos receberam sinal verde para começar a exportar imediatamente, assim como já fazem outros 64 frigoríficos habilitados anteriormente.

(Correio)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Homens se esfaqueiam durante briga em Amargosa


Dois homens, um de 36 e outro de 22 anos, ficaram feridos após se esfaquearem durante uma briga no bairro do Rodão, no fim da tarde desta sexta-feira(07), em Amargosa. Um dos envolvidos foi encaminhado para HRSAJ.

Segundo informações da Polícia Militar ao AmargosaNews, por volta das 17h30, a guarnição do PETO fazia ronda nas proximidades da Rodoviária, quando deparou com uma aglomeração de pessoas em volta de um indivíduo caído ao solo com sangramento na cabeça e braços. Em seguida, apareceu o outro rapaz com um corte profundo no pescoço e várias escoriações pelo corpo. A SAMU prestou socorro às vítimas. A Guarda Civil também foi acionada.

A Briga.

Ainda segundo as informações, os envolvidos relataram que, após ingerirem bebida alcoólica na casa de um dos envolvidos, começou um discussão verbal que levou a entrarem em vias de fato e se agredirem com golpes de faca. Um dos envolvidos é morador do rodão e outro do bairro Santa Rita.

Da Redação.

Continue Reading

Amargosa

Amargosa registra mais 11 casos positivos de coronavírus nas últimas 24h


Boletim médico: 07 de agosto de 2020

Nas últimas 24h, foram registradas 8 coletas de exames PCR encaminhadas ao Lacen. A maior parte delas diz respeito ao monitoramento dos profissionais de saúde do município.

Recebemos do Lacen 10 resultados positivos de exames PCR:
Homem, 45 anos
Homem, 41 anos
Homem, 25 anos
Homem, 44 anos
Mulher, 24 anos
Homem, 22 anos
Mulher, 42 anos
Homem, 42 anos
Homem, 27 anos
Homem, 38 anos

Realizamos 1 teste rápido com resultado positivo:
Mulher, 45 anos

Foram recebidos mais 12 resultados negativos de exames PCR:
Mulher, 34 anos
Mulher, 21 anos
Mulher, 33 anos
Homem, 57 anos
Homem, 29 anos
Mulher, 55 anos
Homem, 54 anos
Mulher, 66 anos
Mulher, 47 anos
Homem, 32 anos
Mulher, 23 anos
Mulher, 42 anos

Além da realização de 30 testes rápidos com resultados negativos, sendo 28 deles em laboratório particular e 2 através do SUS.

Informamos que mais 2 pacientes já estão recuperados:
Homem, 43 anos
Idosa, 70 anos

Neste momento, Amargosa registra 56 casos ativos, 175 recuperados e 07 óbitos provocados pela Covid-19.

Continue Reading

Amargosa

Governo do Estado investe R$ 5 milhões para entrega de 74 ambulâncias; Amargosa recebe uma


A entrega ocorreu no Parque de Exposições com a presença de prefeitos, prefeitas e os deputados que destinaram suas emendas parlamentares para viabilizar a entrega dos veículos.

A área de saúde no interior do Bahia ganhou um reforço nesta sexta-feira (7). O governador Rui Costa entregou 74 ambulâncias e seis veículos administrativos para municípios de diferentes regiões do estado. A entrega ocorreu no Parque de Exposições com a presença de prefeitos, prefeitas e os deputados que destinaram suas emendas parlamentares para viabilizar a entrega dos veículos.

“Essas ambulâncias chegam em um momento muito oportuno. Já havíamos entregue uma quantidade na semana passada para os municípios da Bahia, e hoje entregamos mais 74 ambulâncias pra reforçar a atenção básica dos pacientes. Na próxima semana teremos uma nova entrega de mais uma quantidade de ambulâncias para quem sabe em breve chegar próximo ao número de 400 municípios com novas ambulâncias, dando assistência também aos pacientes de Covid-19”, afirmou o governador.

A entrega representa um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e beneficia 63 municípios, o Hospital de Base de Vitória da Conquista e a Santa Casa de Oliveira dos Campinhos em Santo Amaro. Cinco veículos administrativos, incluindo uma picape modelo Ranger foram destinados a Feira de Santana e outro veículo para Ibipeba.

Entre as cidades que receberam uma ambulância nova está Nova Soure, que fica a 250 quilômetros de Salvador. O prefeito do município, Cassinho, afirma que o veículo melhora a prestação de serviço à população. “Nós temos muita demanda de transferência, de viagem, transferência, consulta e um equipamento novo como esse traz conforto, dignidade e respeito à população”.

Os municípios que receberam as ambulâncias são: Amargosa, Anagé, Andorinha, Aracatu, Barro Alto, Belmonte, Biritinga, Botuporã, Brejões, Cairu, Camamu, Campo Formoso, Candeias, Cândido Sales, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Coité, Crisópolis, Curaçá, Dom Basílio, Elísio Medrado, Esplanada, Euclides da Cunha, Filadélfia, Ibipeba, Igrapiúna, Ipecaetá, Ipirá, Iramaia, Itabuna, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamari, Itiúba, Ituberá, Jandaíra, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Maragogipe, Mascote, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Soure, Olindina, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Porto Seguro, Remanso, Rio Real, Rodelas, Santa Luz, Santo Amaro (Santa Casa de Oliveira dos Campinhos), Saubara, Serra Preta, Ubaíra, Ubatã, Uibaí e Vitória da Conquista.

ASCOM Governo da Bahia

Continue Reading