Connect with us



Amargosa

Amargosa: Colégio Estadual Santa Bernadete é único da Bahia contemplado pela FAPESB


O Colégio Estadual Santa Bernadete (CESB), que neste ano completou 45 anos de serviços educacionais prestados à população de Amargosa e toda região, tem mais um motivo para comemorar: o único colégio, em toda Bahia, a ser contemplado com recurso financeiro para realização de eventos de popularização das Ciências e Tecnologias, em edital promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Esse recurso irá fomentar a 1ª edição da Feira de Tecnologia, Ciência e Saúde (FETECS) do CESB, com o tema “A Ciência no Cotidiano”, a ser realizada no dia 18 de outubro, das 8h às 12h, em comemoração a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo os autores do projeto, os professores/pesquisadores Marcelo Silva e Pedro Pimentel, o evento tem como objetivo demonstrar que a Ciência está presente no nosso cotidiano e ao alcance de todos, desde a construção de objetos simples, como um filtro de barro, até o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para erradicação de doenças. Através de recursos didáticos e lúdicos, os participantes da FETECS terão a oportunidade de interagir, manusear e observar diversas formas em que a Ciência está presente no nosso dia a dia.

A FETECS é desenvolvida pelos estudantes do CESB sob a supervisão dos diversos professores que compõem o corpo docente da instituição, e será aberta ao público em geral. O evento contará, ainda, com a participação de importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), oportunidade ímpar em que os estudantes terão acesso a procedimentos e resultados da produção científica desenvolvida no nosso estado.

O evento contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que prestará serviços básicos à população, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, realização de testes rápidos para IST/AIDS, além de divulgar estratégias de educação em saúde.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Amargosa tem mais dois casos confirmados de Covid-19; 5 recuperados


Segunda-feira (01): SESAU atualiza dados sobre coronavírus em Amargosa

A Prefeitura de Amargosa segue utilizando a política de informar os dados oficiais para garantir a conscientização da população e consequentemente a sua busca por maiores cuidados contra a Covid-19.

Nessa segunda-feira (01), as notícias divulgadas pelos profissionais de saúde apontam mais dois casos confirmados de Covid-19 em Amargosa:

Criança 04 anos, filho de genitores positivos para Covid-19, apresentou sintomas compatíveis com a doença. Por se tratar de contato domiciliar, o caso foi confirmado pelo critério clínico epidemiológico.

Idosa, 68 anos, internada em hospital de Salvador para tratamento oncológico, onde contraiu a doença e realizou a coleta laboratorial confirmando o diagnóstico para Covid-19. A paciente permanece em Salvador, portanto, trata-se de caso importado.

Além disso, mais 3 resultados de exames foram recebidos com diagnósticos negativos:

Homem, 57 anos, procurou o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus com sintomas de tosse, febre e dor de cabeça.

Mulher, 41 anos, apresentando febre e tosse, procurou a Unidade de Saúde para avaliação.

Homem, 52 anos, buscou o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus cursando com falta de ar. Referiu viagem a Salvador nos últimos 15 dias.

Mais 6 Testes Rápidos foram realizados no município nas últimas 24 horas. Todos obtiveram resultado negativo.

Nesse momento, Amargosa possui 8 casos ativos, 5 pessoas curadas e 1 óbito decorrente da Covid-19.

Continue Reading

Amargosa

Amargosa: carro e moto colidem na BA-026 e homem é atropelado

Foto: Arquivo AmargosaNews.

Um acidente de trânsito na noite deste domingo(31), na BA-026, localidade da Baitinga, zona rural de Amargosa, deixou três feridos. Um carro colidiu contra uma motocicleta, e um homem, que caminhava às margens da rodovia, foi atropelado por um dos veículos.

Segundo apurou a reportagem do AmargosaNews com a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 22h20. Uma motocicleta Honda CG 160, de cor vermelha, placa de final 4661, colidiu contra um Fiat Siena, de cor branca, placa de final 3697. Com a colisão, um dos veículos invadiu o acostamento e atingiu um pedestre que passava pelo local.

O SAMU foi acionado e presou socorro às vítimas ainda no local, sendo encaminhadas ao Hospital Municipal de Amargosa. Os estados de saúde dos feridos não foram revelados. A Guarnição do PETO esteve no local, onde registrou o acidente, isolou o perímetro e controlou o trânsito durante o socorro das vítimas. A Polícia Rodoviária Estadual também foi acionada.

Da Redação AmargosaNews.

Continue Reading

Amargosa

Domingo(31): Amargosa atualiza dados sobre coronavírus


A Secretaria de Saúde de Amargosa segue divulgando diariamente dados oficiais sobre a situação da pandemia do coronavírus em Amargosa.

Dentre as informações, a SESAU divulga que, nas últimas 48 horas, não foram notificados novos casos suspeitos da Covid-19 no município. Reflexo da atuação consciente da gestão municipal e da adesão da população às medidas de prevenção.

Além disso, mais 3 pacientes, receberam resultados negativos nos exames de diagnóstico do novo coronavírus:

Idoso, 91 anos, cursando com falta de ar. Buscou o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus para avaliação médica.

Mulher, 42 anos, informou aos profissionais de saúde que veio de outro estado com transmissão da doença. A paciente estava apresentando falta de ar e coriza.

Homem, 23 anos, buscou o pronto atendimento da Covid-19 referindo contato com pessoa positiva para o novo coronavírus. Apresentava quadro clínico de dor de garganta e falta de ar.

IMPORTANTE:

O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, implantado para casos de Covid-19 agora está localizado na Rua Dr. Aloísio Borges, 126. Bairro Santa Rita. (Antigo prédio da DIREC, próximo ao Hospital Municipal)

Toda pessoa que estiver cursando com sintomas gripais como febre, tosse e coriza, associados à falta de ar, devem procurar a unidade de referência. (ASCOM)

Continue Reading