Banner Rotativo Aleatório

Gincanex 2019! Torneio intercolegial movimenta estudantes baianos

Nos dias 28 e 29 de setembro, ex-alunos de 16 colégios de Salvador serão mobilizados por um objetivo em comum: participar da nova edição da Gincanex – gincana intercolegial realizada pela Gang Entretenimento, que esse ano se alia ao Jornal Correio para estimular nos jovens o pensamento sustentável, tecnologico e socialmente responsável, além de oferecer um prêmio de R$ 2 mil à equipe vencedora.

Mais do que uma competição, eventos intercolegiais como a Gincanex são sempre alternativas certeiras para tirar alunos, ou nesse caso, ex-alunos, da zona de conforto e colocá-los em contato com outras realidades, indo além do olhar individual, extrapolando para o aprender com o outro.

Um dos grande diferenciais da Gincana, é perceber que uma escola, por si só, é um espaço de pluralidades, onde pessoas de diferentes configurações aprendem a se relacionar, com as especificidades de cada um. Entretanto, é comum que vários estudantes de um mesmo colégio tenham um demarcador que os una (classe social, área de moradia, etc). No momento em que a interação é estabelecida com outra instituição, novas características se misturam.

Os 16 colégios que participam da Gincanex são:  Módulo, Portinari, Oficina, Anchieta, São Paulo, Marista, Antônio Vieira, Gregor Mendel, Resgate, Marizia Maior, Apoio Vilas, ISBA, Ômega, Impacto, Gurilândia e Escola Pan Americana da Bahia.

Mas engana-se quem acha que esses jovens ficarão na mesmice de competir apenas ao lado de seus amigos de escola. No dia 29 de agosto, um sorteio organizou os participantes em quatro grandes equipes, encorajando a criação de novos círculos de relacionamento e novas conexões sociais.

Para Juliana Carvalho, estudante de jornalismo e ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, a Gincanex é acima de tudo a oportunidade de se libertar. “Fazer gincana foi parte da minha história desde cedo. É um ambiente que me ensinou, e continua ensinando, muita coisa que uso hoje. É um momento que vai além de diversão, é uma sensação que mantém ativa minha criatividade e conexão com o mundo em volta”, explica a estudante.

A necessidade social do fazer gincana se torna mais visível com o envolvimento do Correio. Completando 4 décadas em 2019, o jornal baiano acolheu a Gincanex como parte da programação Correio 40 anos, que promove uma série de projetos voltados à aproximação do público com as narrativas jornalísticas, seja com o lançamento do Prêmio Correio de Futuroou com exposições especiais como o Cenas de Carnaval.

Sobre o projeto, a Gerente Comercial do Correio, Luciana Gomes, destaca como a Gincanex se encaixa na programação do Correio. “Estamos fazendo experimentações sociais, parcerias e tomando riscos. É isso que queremos com os 40 anos de Correio, encontrar novas formas de viver e noticiar a coletividade; a junção das partes que compõem nossa tão querida Bahia, e os anseios dos jovens são uma parte grande disso”, revela.

“Gincana é um exercício mental e físico. É preciso raciocínio lógico, trabalho em equipe e jogo de cintura para reverter as adversidades. Quando juntamos jovens de vários colégios, com histórias de vida completamente diferentes, conseguimos criar uma inteligência cooperativa enorme, que só agrega” completa Luciana, que assina também como uma das responsáveis do evento.

Proporcionando companheirismo, arte e nostalgia para os participantes, a Gincanex é um exemplo de como promover um intercâmbio social e cultural sem nem mesmo sair da cidade. (Criativa)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img