A forte chuva que atingiu Salvador durante a madrugada desta quarta-feira, 25, destelhou doze casas, situadas nos bairros de Boa Vista de São Caetano e Beira Dique. De acordo com a Defesa Civil de Salvador vistorias realizadas no local apontaram a necessidade de evacuar oito das casas devido ao risco de infiltração resultantes das chuvas.
Na Travessa Casemiro de Abreu, quatro imóveis foram atingidos, sendo dois evacuados; na Rua Rodovia A, uma casa foi atingida e na Beira Dique, sete imóveis, sendo que seis foram evacuados. Não foram registradas vítimas.
Além disso, a Codesal também informou que a ação dos fortes ventos, que chegaram a até 16,6 km/h, na noite de terça-feira, 24, foi o motivo do prejuízo.
Segundo o meteorologista e subcoordenador do Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), Ricardo Rodrigues, a frente fria que avança sobre Salvador favorece o aumento da nebulosidade, a ocorrência de chuvas e aumento da velocidade dos ventos.
“Apesar da baixa velocidade registrada na noite de ontem, o que pode ter ocorrido foi a canalização do vento, uma vez que aquelas áreas ficam em uma baixada (vale) que, geralmente, contribuem para aumentar o fluxo do vento”, explica.
Conforme a Codesal, a causa provável dos destelhamentos foi a precária instalação de telhas de amianto. Os moradores das casas evacuadas foram encaminhados para cadastramento. *A Tarde.