Banner Rotativo Aleatório

Mãe que recebeu só um bebê após exames mostrarem gêmeos cobra o resultado da investigação: ‘Sem respostas’

Doze dias após parto, dona de casa ainda busca saber o que pode ter acontecido após dar à luz em hospital de Quirinópolis. Delegada diz que já ouviu 14 pessoas e aguarda laudo para concluir inquérito.

Mais de dez dias após dar à luz, a dona de casa Aline Parreira de Jesus ainda não consegue curtir o pequeno Everton sem preocupações. Ela busca entender o motivo de ter recebido somente um bebê após todos os exames de ultrassom mostrarem que esperava gêmeos. Aline aguarda a conclusão das investigações para saber, de fato, o que aconteceu durante o parto no Hospital Municipal Antônio Martins da Costa, em Quirinópolis, região sudoeste de Goiás.

“Ainda estou na dúvida, sem respostas. [Queremos saber] se havia ou não outro bebê”, desabafa.

O parto ocorreu no último dia 13. Uma câmera de segurança do hospital registrou o momento em que apenas um bebê sai do centro cirúrgico (veja acima). De acordo com a delegada, as imagens são usadas para confrontar com os depoimentos dados por médicos e demais profissionais que participaram do parto.

Tanto Aline quanto o marido, Erivaldo Correia da Silva, já prestaram depoimento sobre o caso. Aline diz que convive com dois sentimentos distintos, por ter um filho saudável em casa, mas sem saber se há ou não outro bebê.

“É muito triste. A pessoa se prepara, fica naquela empolgação. Quando chega no dia do parto, descobre que é só um e vem a decepção. Por um lado, [fico]meio decepcionada. Por outro, muito feliz por ele [filho] ter nascido forte e saudável”, pondera.

Resumo do caso

  • Aline Parreira de Jesus fez quatro exames de ultrassom que apontam gravidez de gêmeos;
  • Ela deu à luz em 13 de setembro, no Hospital Municipal Antônio Martins da Costa, em Quirinópolis, onde mora;
  • Dois dias depois, ela recebeu alta, saiu do hospital com duas declarações de nascimento, mas só com um filho
  • Marido de Aline, Erivaldo Correia da Silva, deu queixa na delegacia, e a polícia começou a colher depoimentos.
  • Secretaria de Saúde confirmou que os exames mostravam a presença de gêmeos, mas que só nasceu um bebê;
  • Hospital alega que expediu duas declarações de nascimento por engano;
  • A médica que fez o parto diz que houve um erro no exame;
  • Pais da criança, médicos que fizeram as ultrassonografias e equipe que atuou no parto são ouvidos por delegada;
  • Prima de Aline que trabalha como técnica de enfermagem no hospital diz que foi chamada ao centro cirúrgico na hora do parto e viu que um bebê tinha nascido e não havia outro para nascer.
 Aline e o marido esperam que situação seja resolvida logo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aline e o marido esperam que situação seja resolvida logo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Investigação

A delegada Simone Casemiro Campi, responsável pelo caso, disse que aguarda o trabalho da perícia nos quatro exames de ultrassom, que será feito no IML de Goiânia, para concluir o caso,

“Já ouvimos 14 pessoas, incluindo os pais e toda equipe do hospital municipal, bem como os médicos que realizaram os exames de ultrassonografia. Toda equipe médica estava no centro cirúrgico”, pontua.

Para a delegada, houve uma “sucessão de erros” no caso, com a emissão de duas declarações de nascidos vivos e o registro de duas certidões de nascimento das duas crianças pelos pais.

“Teve uma sucessão de erros, infelizmente, como a emissão das declarações de nascido vivo. Nós apuramos porque aconteceu. Houve uma falha de comunicação na troca de plantão e acabou sendo emitida essa segunda declaração”, afirma.

Polícia divulga vídeo que mostra só um bebê saindo de onde grávida entrou para ter gêmeos

Polícia divulga vídeo que mostra só um bebê saindo de onde grávida entrou para ter gêmeos

“Por conta disso, o pai conseguiu registrar as duas crianças no cartório de registro civil munido dessas duas declarações. Teve uma sucessão de acontecimentos que foi agravando a situação”, completa.

O registro das duas certidões também é investigado pela polícia, pois, em tese, uma das crianças não existe. O hospital diz que houve um erro durante a troca de plantão e que foi expedido, na verdade, a mesma declaração em duplicidade para um único bebê.

‘Reflexo’

A priori, a polícia trabalha com a possibilidade de erro de diagnóstico nos exames de ultrassom, apesar de que os quatro feitos por Aline antes do parto apontavam gestação de gêmeos.

A obstetra que fez o parto disse que a segunda criança era, na verdade, apenas o “reflexo” no líquido amniótico de um único feto que Aline esperava.

No entanto, o médico Waldemar Naves do Amaral, membro da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e especialista em diagnóstico por imagem/ultrassonografia, acha pouco provável que o erro seja esse, já que foram feitas mais de uma ultrassonografia com mais de um médico e inicialmente em equipamentos diferentes.

Exames mostram que dona de casa esperava gêmeos, mas ela deu à luz apenas um bebê — Foto: Reprodução

Exames mostram que dona de casa esperava gêmeos, mas ela deu à luz apenas um bebê — Foto: Reprodução

*G1.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img