Conecte-se agora

Amargosa

Amargosa: cortes no orçamento da UFRB gera demissões, paralisação de programas e redução de atividades

Centro de Formação de Professores. Foto: AmargosaNews.

Os impactos do bloqueio de verbas pelo Ministério da Educação (MEC) começam a mudar a rotina do Centro de Formação de Professores (CFP), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Amargosa. Demissões de terceirizados, paralisação de programas de pesquisa e extensão, redução do funcionamento e outras medidas serão necessárias em todos os campus da UFRB para ajustar as contas devido ao corte de 36% em seu orçamento feito pelo governo federal.

Uma reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (04), com a presença de toda a comunidade acadêmica, onde foi apresentada a proposta de redução de despesas e o posicionamento da direção. As demissões devem atingir setores como limpeza, motoristas, seguranças, entre outros. Atualmente o CFP possui 51 trabalhadores terceirizados. Os cortes devem atingir quase 50% desse quadro, ou seja, cerca de 25 trabalhadores ficarão desempregados, conforme informações apuradas pela reportagem do AmargosaNews.

As Universidades Federais incluem o pagamento dos trabalhadores terceirizados como parte do custeio para sua manutenção, assim como contas de luz e água e aluguel de imóveis. As demissões estão inclusas como corte de gastos e já devem ocorrer ainda neste mês de outubro. Em Amargosa, o funcionamento de projetos como Casa do Duca, Tecelendo, entre outros, também devem ser atingidos pelo corte no orçamento.

No fim de setembro, quase R$ 2 bilhões foram liberados à educação pelo governo federal, porém o número ainda é insuficiente, visto que em abril deste ano o bloqueio de verbas chegou a R$ 5,8 bilhões. Todas as universidades federais, assim como a Universidade Federal da Bahia – UFBA se vêem obrigadas a tomarem medidas de redução de seu custo operacional, para continuar funcionado mesmo que em condições aquém do essencial.

A comunidade acadêmica planeja uma série de mobilizações para evitar que esses impactos comprometam o funcionamento do Centro de Formação de Professores. “Não vamos aceitar esse absurdo, é um retrocesso muito grande e os impactos sociais e econômicos serão sombrios”, disse um dos estudantes à nosso repórter.

Os impactos dos cortes serão notórios, tanto na área econômica, quanto na social em Amargosa. Para saber o posicionamento da gestão do Centro, entramos em contato com o vice-diretor eleito Prof. Dr. Tiago:

“O CFP tem sido, ao longo desses anos, um importante marco no desenvolvimento intelectual, regional e econômico de Amargosa e Região. Para que a população tenha uma dimensão: o que seria Amargosa sem os mais de 150 professores, 47 servidores técnicos, mais de 50 servidores terceirizados e 1.500 alunos? Já imaginaram o que isso significa em padarias, alugueis de casa, supermercados, pousadas e outros?”

A diretora eleita do Centro de Formação de Professores, Profa. Dra. Creuza Silva também falou sobre os cortes e levantou a bandeira da resistência.

Os cortes anunciados em março, que agora se concretizam, inviabilizarão uma série de atividades e espaços construídos pela comunidade do CFP. Mas este CFP foi conquistado com muita luta e tenho certeza que a comunidade do CFP e a população de maneira geral saberá resistir a este retrocesso”

Da Redação AmargosaNews.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Prefeitura de Amargosa realiza Mutirão do Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Amargosa, em parceria com Governo do Estado, vai realizar de 19 a 22 de outubro, um mutirão para prevenção e combate ao câncer de mama.

Receberemos em Amargosa, a Carreta da Mamografia que realizará atendimentos em mulheres de 50 a 69 anos. É importante salientar que essas pacientes não podem ter realizado nenhum tipo de cirurgia nas mamas.

Além disso, durante os quatro dias de atendimentos estarão disponíveis outros serviços para o público, dentre eles: testes rápidos, vacinas, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, tipagem sanguínea, atendimento médico, atendimento mastologista, preventivo e odontologia.

As mulheres interessadas em realizar o atendimento, deverão comparecer a Lira Carlos Gomes em um dos quatro dias de atendimento das 08h às 17h. A apresentação do original e cópia do cartão do SUS , RG e comprovante de residência é necessária para realização dos procedimentos.

SERVIÇO: MUTIRÃO DO OUTUBRO ROSA
DATA: 19 a 22/10
LOCAL: Lira Carlos Gomes
HORÁRIO: 08 às 17h

Fonte: DICOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA

Continue Lendo

Amargosa

Prefeitura de Amargosa realiza dia D de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura Municipal de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o dia D de Vacinação contra o Sarampo. O mutirão em prol da saúde acontecerá neste sábado, dia 19 de outubro e tem como público alvo as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

As pessoas interessadas no atendimento deverão se dirigir ao Centro de Saúde, no dia 19 de outubro das 08h às 17h. É importante lembrar que a apresentação da caderneta de vacinação e documento de identificação da criança são indispensáveis para a realização do atendimento.

Lembrando que os responsáveis que forem levar as crianças, podem também atualizar suas cadernetas de vacinação. A unidade vai disponibilizar, na mesma data, todas as vacinas do calendário da criança, do adolescente, do adulto e do idoso

SERVIÇO:
DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM AMARGOSA
Data: 19 de Outubro
Local: Centro de Saúde de Amargosa
Hora: Das 8h às 17h

Fonte: DICOM – PREFEITURA MUNICPAL DE AMARGOSA

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: vice aciona justiça e prefeito fica obrigado a reabrir gabinete extinto

Uma decisão obriga o prefeito de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, Júlio Pinheiro, a reabrir o gabinete do vice-prefeito Eliseu das Mercês Silveira. A determinação, informada nesta quarta-feira (16), é do juiz Alberto Fernando Sales de Jesus. O magistrado atendeu parcialmente ao mandado de segurança emitido por Silveira.

Já rompido politicamente, o vice-prefeito também queria a renomeação de uma funcionária do gabinete dele que foi exonerada pelo gestor. Neste caso, o juiz não atendeu ao pedido. Com a decisão, o prefeito Júlio Pinheiro fica obrigado a não impedir a entrada do vice nas repartições públicas municipais. (BahiaNotícias)

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: homem tenta arrombar porta para agredir ex e acaba preso pela PM

Um homem acabou preso pela Polícia Militar de Amargosa após descumprir medida de protetiva ao tentar agredir sua ex-mulher, nesta segunda-feira(14), no loteamento Santo Antônio. A prisão foi em flagrante.

Segundo informações da PM, por volta das 10:45hs, o homem foi flagrado tentando arrombar a porta da residência da vítima para agredi-la. A guarnição em serviço foi acionada através de denúncia, localizou o acusado e foi dada voz de prisão em flagrante.

Valdecy foi conduzido ao Departamento de Polícia de Amargosa onde foi colocado à disposição da Justiça.

Da Redação.

Continue Lendo

Amargosa

Morre pai do ex-prefeito de Amargosa Valmir Sampaio; prefeitura decreta luto

A Prefeitura de Amargosa decretou luto por 3 dias devido o falecimento do Sr. Valdemiro Vaz Sampaio, pai do ex-prefeito Valmir Sampaio.

O senhor Valdemiro já foi ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores do nosso município. “A Prefeitura de Amargosa lamenta profundamente a perda do Sr. Mimiro e presta solidariedade à família e amigos, sendo decretado luto oficial de 03 (três) dias. “

Continue Lendo

Mais Lidas