Banner Rotativo Aleatório

Bahia lidera geração de energia eólica no País

A Bahia é o estado com maior geração de energia eólica no País, ultrapassando o Rio Grande do Norte. É o que revela os dados divulgados, nesta quinta-feira, 3, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que mensalmente divulga o Informe Executivo de Energias Renováveis, com um balanço detalhado do setor no estado.

No primeiro semestre de 2019, a produção de energia elétrica a partir da fonte eólica cresceu 49,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, a produção foi de 7.262 Gigawatt/hora (GW/h), enquanto no mesmo período de 2018 foi de 4.844,2 GW/h. 

O protagonismo nacional do estado no seguimento de renováveis se deve aos novos parques em funcionamento. Só no setor Eólico, o estado tem 160 parques em operação (3,99 GW), com R$ 16 bilhões já investidos e mais de 29 mil empregos gerados.

Ainda de acordo com o balanço da SDE, o estado também apresentou os melhores aproveitamentos do vento para a produção de energia no período, que pode abastecer cerca de 9,6 milhões de residências/mês e até 28,8 milhões de habitantes. 

“Nossos parques estão em ebulição. Somos o maior gerador de energia eólica, em uma região de semiárido, onde o povo está sendo beneficiado com a energia a partir dos ventos. Nós ainda temos muitos locais para instalar energia limpa e a Bahia será o futuro do Brasil na questão energética. Até 2024, o estado irá acrescentar mais de 1,5 GW na sua capacidade instalada”, afirmou o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio de nota divulgada pela assessoria de comunicação.

Até o fim do ano, conforme a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), outros cinco parques eólicos devem entrar em funcionamento. Os empreendimentos são Acauã, Arapapá, Papagaio, Teiú 2 e Tamanduá Mirim 2 e estão localizados no município de Pindaí, na região do Sertão Produtivo. (ATarde)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img