Banner Rotativo Aleatório

Ex-prefeito é denunciado por lavar mais de R$ 5 milhões no interior da Bahia

Uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) bloqueou cerca R$ 5.361.175,73 do ex-prefeito do município de Conde, cerca de 187 km de distância de Salvador. Além de Antônio Eliud Sousa de Castro, quatro familiares também foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e prorrogação contratual fraudulenta. 

Marta Maria D’Ávila Argollo, companheira do ex-prefeito; Atanil Sousa de Castro, mãe dele; Consuelo Maria Sousa de Castro, irmã, e Vítor Martins Ramos cunhado de Antônio Eliud, também foram denunciados. Vitor também é sócio da principal empresa denunciada no esquema, a VP Serviços de Transporte.

O órgão diz que o ex-gestor comprou 26 imóveis em nome de sua companheira Marta D’Ávila Argollo, em 48 meses de mandato, o que dá uma média de mais de imóvel novo a cada 2 meses. O patrimônio dela multiplicou por seis durante o mandato. 

Ainda de acordo com o MPF, os valores foram pagos ao a Antônio Eliud por 8 empresas contratadas pelo Município (VP, CSL, Millenium, Marconstinlimpe, EBSURB, NSA, Toqxote e Valdenice de Jesus ME). Os cheques emitidos pelo Município para pagar as empresas eram repassados ao prefeito, como uma espécie de comissão. Depois, eram descontados e depositados em espécie nas contas bancárias do Prefeito, de sua companheira, de sua mãe e de sua irmã. (AratuOn)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img