Connect with us

Bahia

MP-BA abre inquérito para apurar rompimento de Barragem do Quati


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para investigar o rompimento da barragem do Quati, em Pedro Alexandre, no Nordeste Baiano. No depoimento, serão colhidos informações, depoimentos e documentos sobre as causas do ocorrido.

O rompimento da barragem ocorreu em julho deste ano. A água do equipamento invadiu a cidade vizinha de Coronel João Sá e deixou mais de 300 pessoas desalojadas. Na época, Defesa Civil de Pedro Alexandre informou que as fortes chuvas que caiam na região do Rio do Peixe contribuíram para o transbordamento da água. Não houve mortos.

No mês passado, o MP identificou dificuldades na ajuda humanitária e violações aos direitos humanos das famílias atingidas pelos danos socioambientais decorrentes do rompimento. Na ocasião, o órgão estadual observou dificuldades na distribuição de cestas básicas às famílias e atraso no cadastramento das vítimas, o que tem prejudicado o atendimento de emergência, impedindo a prestação dos aluguéis sociais e a transferência de renda para compra de alimentos.

Já em Coronel Sá, há pendências para construção de casas que abriguem as pessoas afetadas. No município, 130 famílias perderam as casas, um total de 390 pessoas. A maioria está na residência de parentes e 17 famílias estão provisoriamente alojadas nas escolas Municipais Ruy Barbosa e Maria Dalva. Em Pedro Alexandre, mais de 14 mil pessoas foram afetadas pelo rompimento da barragem. Atualmente, 128 pessoas estão desabrigadas e 760 desalojadas. *BNews.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Peritos voltam ao trabalho em 9 agências do INSS na Bahia a partir desta terça; veja quais

Foto: Joá Souza/ Ag. A Tarde

Médicos peritos retomaram nesta terça-feira (22) o atendimento presencial em nove agências do INSS na Bahia. O anúncio da volta às atividades foi feito na noite desta segunda (21) pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP). Na Bahia, retornam as unidades do Bonfim, Itapuã, Mercês e da Rua Odilon Dórea (Brotas), todas elas em Salvador. Fora da capital baiana, voltam as agências de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipiaú, Ilhéus e Barreiras.

A decisão foi tomada após a realização de vistorias em 108 agências do INSS, consideradas aprovadas pelo órgão previdenciário. Em todo o Brasil, 87 unidades retomam o atendimento presencial já a partir de hoje. Veja aqui a lista completa das agências liberadas. “Os colegas que estão lotados nas 21 APS consideradas inaptas deverão se manter em trabalho remoto por risco sanitário à vida do servidor e do segurado”, ressaltou a ANMP em nota.

A associação afirma que manterá mais vistorias nesta terça e enviará ao Secretário de Previdência a lista das 21 agências inaptas, com as “pendências presentes em todas as vistorias para a devida solução caso a caso”. “Solicitamos que a Secretaria de Previdência não ameace os servidores lotados nas agências consideradas inaptas sob pena de responsabilização pessoal e funcional de quem der causa as ameaças por violação as leis 13.869/19 e 13.979/20”, finalizou a ANMP.

Nesta segunda, em mais um dia do impasse entre Previdência e peritos médicos federais, a maioria dos segurados com horário agendado voltou para casa sem atendimento do INSS. De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho, das 100 agências com perícia médica que estavam com a agenda aberta desde a última quinta (17), 57 realizaram o atendimento.

Foram 1.376 perícias presenciais feitas por 149 médicos. Número bem abaixo do esperado pela Previdência, que convocou 486 profissionais. O órgão não informou a quantidade de perícias que estavam agendadas. Estão dispensados do retorno presencial peritos em grupo de risco ou com filhos em idade escolar.

A ANMP afirma que iniciou as vistorias para confirmar se as agências liberadas pelo INSS têm condições de segurança e higiene para atender aos segurados, mas não detalhou os resultados. A associação afirma que irá liberar os peritos na medida em que confirmar que as agências estão aptas. (Bahia Notícias)

Continue Reading

Bahia

Carro-forte fica destruído após ser explodido por homens armados na BR-110, na Bahia


Um carro-forte ficou completamente destruído após ser explodido por homens armados na BR-110, trecho entre as cidades de Jeremoabo e Santa Brígida, no norte da Bahia. Ninguém ficou ferido na ação.

Segundo o delegado Ailton José de Souza, titular da delegacia de Jeremoabo, o caso aconteceu por volta das 13h do último sábado (19). Conforme o delegado, o veículo saiu de Feira de Santana e estava indo para a cidade de Paulo Afonso, quando foi abordado pelos suspeitos.

Não há detalhes sobre a quantia de dinheiro que foi levada pelos suspeitos. Eles fugiram após o assalto. O caso é investigado pela Polícia Civil. (G1)

Continue Reading

Bahia

Bahia registra 693 novos casos de Covid-19 e 48 óbitos pela doença em 24h

Foto : Camila Souza/GOVBA

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 693 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 48 óbitos pela doença, segundo dados divulgados hoje (21) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Dos 295.996 casos confirmados em 416 municípios desde o início da pandemia, 282.229 já são considerados curados e 7.454 encontram-se ativos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia é de 6.313.

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.387,15), Almadina (6.185,94), Itabuna (5.794,87), Madre de Deus (5.793,39), Dário Meira (5.051,35).

A Sesab ressalta que os óbitos contabilizados no boletim desta segunda ocorreram em diversas datas, entre 24 de maio e 20 de setembro, mas foram notificados tardiamente. (Metro1)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook