Connect with us



Educação

Curso “Estética do Iluminismo” acontece em Amargosa


O curso “ Estética do Iluminismo” é dividido em um minicurso (12 horas, incluindo 04 horas de preparação individual) e uma conferência (4 horas), pretende introduzir os estudantes de Filosofia, outros membros da comunidade acadêmica do CFP (estudantes e professores das diversas Licenciaturas), professores, estudantes do Ensino Médio das Unidades Escolares de Amargosa e público em geral em temas de estéticas segundo a elaboração do movimento do Iluminismo, por exemplo, o surgimento da estética como disciplina racional. No contexto deste movimento histórico e filosófico, será também discutido o sentido da educação segundo o pensamento e razão do século XVIII, sem perder de vista a sua intrínseca relação com a estética.

Os interessados poderão se inscrever em ambas as atividades ou em apenas uma delas. A certificação será conferida, individualmente, para cada uma das atividades com sua específica carga horária. A certificação do minicurso será condicionada a uma colaboração solidária, no mínimo, de R$ 5, 00 (cinco reais), sem a qual a comissão organizadora não poderá cumprir com os custos da realização do projeto. O evento não visa nenhum lucro e em ambas as atividades a entrada é franca.

Conteúdo programático do minicurso:
1) O conceito de Luzes, ressaltando aspectos comuns e diversos entre o movimento francês e alemão;
2) o surgimento da Estética como disciplina racional;
3) a metáfora da luz e a razão;
4) a arte mozartiana – análise da ópera Flauta Mágica.

Faça sua inscrição pelo link: Acesse: https://ufrb.edu.br/filosofia/atividades/2-conteudo/34-atividades-de-2019

Equipe organizadora: Professores André Galvão, Daniel Ramos e Pedro Miguel

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Covid-19: MEC suspende pagamento de parcelas do Fies


O Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) autorizou a suspensão das parcelas dos contratos de financiamento estudantil concedidos com recursos do Fies, que estejam na fase de utilização, carência ou amortização, durante o estado de calamidade pública em razão da pandemia de covid-19. A resolução foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.

O estudante que tiver interesse em suspender as parcelas deverá se manifestar junto ao banco até 31 de dezembro. A suspensão vale para os contratos que estavam em dia antes da decretação do estado de calamidade pública, reconhecido em 20 de março, e será retroativa às parcelas que não foram pagas desde então.

Está permitida a suspensão de duas parcelas para os contratos em fase de utilização ou carência (referente aos juros trimestrais para contratos feitos até o 2º semestre de 2017) e de quatro parcelas para os contratos em fase de amortização, dos estudantes que já concluíram o curso. O governo federal poderá prorrogar esses prazos.

De acordo com a resolução, as parcelas suspensas serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante. (Metro1)

Continue Reading

Educação

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam às 23h59 desta sexta-feira (22). As provas, entretanto, foram adiadas na quarta-feira (20) por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto inicialmente no edital por determinação do Ministério da Educação.Ontem (21), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes tinham feito a inscrição para participar desta edição do Enem.

Neste ano, o Inep também oferecerá o Enem Digital, porém, desde a semana passada, as 101,1 mil vagas ofertadas para a versão informatizada do exame já haviam se esgotado. A aplicação do Enem Digital será em laboratórios de informática, em diversas faculdades brasileiras, e o candidato receberá um cartão de confirmação da inscrição no exame, com o endereço da faculdade e o laboratório de informática onde fará a prova, sob supervisão de fiscais. (Correio)

Continue Reading

Brasil

ENEM: Secretaria da Educação alerta que as inscrições se encerram nesta sexta-feira (22)


A Secretaria da Educação do Estado alerta que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se encerram nesta sexta-feira (22) e podem ser realizadas através do site https://enem.inep.gov.br/participante/. O anúncio do adiamento é referente apenas às provas que aconteceriam em novembro.

A inscrição é gratuita para todos os estudantes da rede pública e o exame é a principal forma de acesso ao Ensino Superior, pois possibilita aos inscritos concorrerem a vagas em universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram, nesta quarta-feira (20), pelo adiamento da aplicação das provas do ENEM nas versões impressa e digital, que estavam marcadas para acontecer em novembro. A nova data, que não foi definida, será condicionada a uma enquete com os estudantes inscritos no ENEM 2020, previsto para o mês de junho. (Ascom)

Continue Reading