Conecte-se agora

Salvador

Justiça do Trabalho de Salvador condena empresa por trabalhador morrer eletrocutado

A Morel Montagens de Redes Elétricas foi condenada a pagar R$ 500 mil por dano moral coletivo ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad). A ação movida pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) por falhas na gestão da segurança dos seus funcionários tramita na 34ª Vara do Trabalho de Salvador. De acordo com a procuradora Cleonice Moreira, a condenação é um exemplo para o setor de manutenção de redes elétricas, “que é um dos maiores causados de acidentes graves de trabalho, inclusive com muitas mortes”.

A ação civil pública foi ajuizada após inquérito aberto para apurar as circunstâncias de um acidente fatal de trabalho de um empregado da Morel que prestava serviços à Companhia Baiana de Eletricidade (Coelba), empresa do grupo Neoenergia. O MPT conseguiu comprovar que o descumprimento das normas de saúde e segurança previstos na norma que regulamenta as atividades do setor elétrico eram descumpridas de forma ostensiva pela prestadora de serviços.

A empresa passou por uma inspeção e foram constatadas diversas irregularidades que ocasionaram acidentes como o do funcionário Paulo Roberto Batista da Silva, que teve dois dedos da mão esquerda amputados após levar um choque elétrico. O caso mais grave, no entanto, foi a morte por eletrocução de Rodrigo dos Santos Bailhão, em 2013. O relatório apresentado pelos auditores-fiscais do trabalho que vistoriaram o local da tragédia mostrou que, tanto a morte de Rodrigo dos Santos Bailhão, quanto o acidente com Paulo Roberto Batista da Silva, foram causados por falhas na gestão de segurança dos trabalhadores por parte da empresa, que colocou a execução do serviço em primeiro lugar em vez da saúde e segurança dos trabalhadores. A Morel, em sua defesa, tentou responsabilizar os funcionários pelos acidentes ocorridos.

A decisão da juíza do Trabalho Monique Fernandes Santos Matos determinou que, além da indenização, a Morel terá a obrigação de cumprir 12 itens de segurança em todas as suas futuras obras, sob pena de multa de R$ 50 mil por item descumprido. Entre as obrigações previstas na decisão estão a de construir, reformar e ampliar instalações elétricas, de forma que garanta a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, adotar medidas preventivas de controle do risco elétrico em todas as intervenções, planejar e realizar serviços em instalações elétricas em conformidade com os procedimentos de trabalho específicos entre outras medidas. *Bahia Notícias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Menina de 14 anos é atacada a tiros na rua da casa onde mora em Salvador

Segundo testemunhas, garota foi atacada por dois homens armados, que fugiram após a ação. Vítima foi socorrida pelo pai e levada para o Hospital do Subúrbio.

Uma menina de 14 anos foi atacada a tiros na rua da casa onde mora, na noite da quinta-feira (17), na Avenida Boa Esperança, no bairro de Lobato, subúrbio ferroviário de Salvador.

De acordo com a Polícia Civil, dois homens armados chegaram no local, atiraram na garota e fugiram. Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos e nem da motivação do crime.

A vítima foi socorrida pelo pai e levada para o Hospital do Subúrbio. O estado de saúde da menina não foi detalhado.

Conforme a polícia, o crime será investigado pela 29ª Delegacia de Salvador (DT/Platafroma), onde o caso foi registrado. *G1 Bahia.

Continue Lendo

Salvador

Mulher fica ferida após ser mordida no rosto pelo companheiro no bairro da Barra, em Salvador

De acordo com o registro, o suspeito mordeu o olho direito da companheira.

Uma mulher de 33 anos ficou ferida após ter o olho mordido pelo companheiro próximo ao Cristo, no bairro da Barra, em Salvador.

Segundo informações que constam no registro do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde a vítima ferida foi levada, o caso aconteceu na madrugada de quarta-feira (16).

De acordo com o registro, o suspeito mordeu o olho direito da companheira. Não há detalhes sobre o que motivou a agressão e nem o estado de saúde da vítima.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Apoio à Mulher (DEAM) em Brotas. Não há informações se o suspeito foi preso. *G1 Bahia.

Continue Lendo

Salvador

Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado em Salvador

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Salvador acontecerá neste sábado (19/10). Serão 93 pontos de imunização na cidade, com funcionamento de 8h às 17h. 

Fazem parte do grupo prioritário crianças que ainda não foram vacinadas ou estão com o esquema incompleto, entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), seguindo determinação do Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas sobre a necessidade ou não da vacinação, os pais ou responsáveis deverão procurar uma unidade de saúde para esclarecimentos. 

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por vírus, pode ser transmitida pela tosse, espirro e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

A imunização faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível nos postos municipais de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. É importante a apresentação da documentação de identificação pessoal e cartão de vacinação. *Aratu On.

Continue Lendo

Salvador

Dia da canonização de Irmã Dulce pode virar feriado em Salvador

O vereador de Salvador, Maurício Trindade (DEM), propôs que seja decretado feriado na capital baiana no dia em que Irmã Dulce (1914-1992) foi canonizada. Se aprovado, a lei tornará o 13 de outubro como feriado municipal.

Trindade comentou a dedicação da agora santa aos doentes do Hospital Santo Antônio, o qual ela foi fundadora e, segundo o vereador, é referência de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil, além de ser o maior hospital filantrópico da América Latina.

“A saúde de Salvador, da Bahia e do Brasil é outra depois de Irmã Dulce”, disse. Ele completa que conviveu com ela quando estudava no hospital e afirma ser testemunha da humildade, ética e abnegação de Dulce com os pobres.  *Bahia Notícias.

Continue Lendo

Salvador

Vereador quer criar Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas

O vereador Demetrio Oliveira (DEM) propôs à Câmara Municipal de Salvador (CMS) uma Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas do Município da capital baiana.

Conhecendo a realidade dos, Demetrio alega que aposentadas e pensionistas soteropolitanos  demoram 180 dias ou mais para receber benefício de pensão por morte.

“A Frente Parlamentar é mais um instrumento de luta em prol de nossa população. Além de acompanhar essa questão dos longos atrasos na liberação das pensões e aposentadorias, é uma forma de unirmos forças em busca de melhoria para todos os aposentados e pensionistas, principalmente em tempo de Reforma da Previdência. Com a Indicação e a Frente Parlamentar, tenho certeza que mudaremos a realidade atual”, afirmou.

A Frente visa identificar e encontrar soluções para os problemas que afligem os aposentados, discutir e acompanhar pautas relacionadas à categoria, além de promover debates e ações no sentindo de propiciar o cumprimento dos direitos das viúvas e viúvos.  *Aratu On.

Continue Lendo

Mais Lidas