Connect with us

Bahia

Menino de oito anos morre após ser picado por escorpião na BA; hospital não tinha soro


Coordenação da unidade comentou procedimento e explicou falta de soro

Um menino de oito anos morreu após ser picado por um escorpião, na zona rural da cidade de Presidente Tancredo Neves, no interior da Bahia, na noite de segunda-feira (15). Segundo denúncia, o hospital onde a criança foi atendida não possuía soro para tratar a picada.

“O menino [estava] gritando de dor e faleceu com parada cardíaca porque não tinha o soro de animais peçonhentos. A família está indignada, inconsolável. E isso está acontecendo sempre”, afirma a auxiliar de desenvolvimento infantil, Valdecir Farias, de 49 anos.

Conforme a coordenação do Hospital e Maternidade Luís Eduardo Magalhães, todo o procedimento foi realizado após a chegada do menino, que começou a apresentar manchas no corpo cerca quatro horas depois da internação.

Conforme a coordenação, a vítima foi medicada e estava consciente. No entanto, após apresentar piora, foi recomendado que o menino fosse levado para o Hospital Regional, mas os familiares informaram que iriam levar a criança por conta própria e não fariam uso da ambulância que havia sido disponibilizada. O menino, então, teria morrido após deixar a Maternidade.

A informação de que não havia soro antiofídico é falsa, conforme a coordenação. Foi informado que, na verdade, a unidade de saúde não dispõe de soro antiescorpiônico, que só é entregue para hospitais de maior porte. *Varela Notícias.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Membros do governo dizem que falar em vacinação da Covid em 2020 é especulação

Foto: Paula Fróes / GOVBA

A possibilidade de vacinação em massa contra a Covid-19 ainda em dezembro está completamente descartada, assegura fonte no governo da Bahia. A possibilidade de vacinação ainda neste ano foi levantada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (23), mas foi classificada como “total especulação midiática” por figuras ligadas ao Executivo baiano.

O tucano divulgou que estudo feito em 50 mil pessoas na China indica segurança da Coronavac, o imunizante contra a infecção Covid-19 desenvolvido em parceria pelo laboratório Sinovac com o Instituto Butantan. Segundo o governo de São Paulo, 94,7% dos voluntários não apresentaram qualquer efeito adverso. Diante disso, o governador diz que trabalha com a expectativa de conseguir iniciar a vacinação ainda na segunda quinzena de dezembro no estado e anunciou que São Paulo deve receber 60 milhões de doses até fevereiro.

A Bahia tem sido sítio de testes de vacinas para a Covid-19. No mês de julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes de dois novos tipos de vacina contra a doença causada pela infecção do novo coronvírus. Desenvolvido conjuntamente pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e pela farmacêutica norte-americana Pfizer, os imunizantes serão testado na Bahia e em São Paulo. Os baianos também partipam dos testes da vacina de Oxford. 

Embora seja um desejo de toda a população, integrantes do governo baiano asseguram que não existe nenhuma perspectiva de ter vacina aprovada pra comercialização no país antes no final do ano, e que o prudente seria deixar isso claro para a população. (Bahia Notícias)

Continue Reading

Bahia

Fogo no oeste da Bahia se aproxima das casas de moradores; governo envia aviões

Foto : Divulgação

O fogo que há nove dias atinge a vegetação da cidade de Barra, no oeste da Bahia, se aproximou hoje (24) das casas de moradores do local. Em vídeos que circularam nas redes sociais, os habitantes registraram o desespero com o incêndio. 

“Gente, olha essa situação que a gente se encontra nesse momento. O fogo acabando com tudo. Até a cerca está pegando fogo. O pessoal da brigada já está aqui trabalhando, tentando parar o fogo, mas a situação está complicada. Muito complicada”, diz a voz de uma mulher em uma das gravações. 

As autoridades locais afirmam que esse é o maior incêndio da história de Barra. Ontem (23), mais duas aeronaves foram enviadas para ajudar os bombeiros que atuam na área. No dia antes (22), o Corpo de Bombeiros estimou que o fogo já destruiu mais de mil hectares.

No momento, quatro aviões modelo airtractor contratados pelo Programa Bahia Sem Fogo, 18 bombeiros militares especialistas em incêndio florestal, e quatro brigadistas voluntários permanecem no combate ao incêndio na região. As aeronaves, que têm capacidade para 1.500 litros de água, combatem o fogo nos locais de acesso mais difícil. (Metro1)

Continue Reading

Bahia

Fraudes no INSS: pelo menos 75 pessoas se beneficiaram de esquema fraudulento

Foto : Divulgação/ Polícia Federal

Um servidor que, segundo a Polícia Federal (PF), fraudava processos de aposentadoria desde 2017 no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Salvador, beneficiou pelo menos 75 pessoas com o esquema. Na manhã de hoje (23) a instituição deflagrou a Operação Contrasenha e cumpriu seis mandados de busca e apreensão na capital baiana e em Catu.

“São indivíduos que se beneficiaram nesse esquema criminoso, pagando valores para ter essa aposentadoria indevida e estudaremos caso a caso para saber a responsabilização que cada um terá, além disso, todos os envolvidos terão o benefício suspenso”, explicou o delegado da operação, Breno Freire, ao Bnews.

Os esquemas foram identificados através do sistema interno da previdência, a partir de uma suspeita do padrão de vida elevado do acusado, desproporcional ao que recebia em sua função. 

Ainda de acordo com o delegado, o servidor agia sozinho com o auxílio de “intermediários”, que seriam pessoas que passavam de “boca em boca”, esse tipo de esquema, fazendo com que crescesse a rede de “clientes” para o delito. “Um desses intermediários foi o alvo de busca e apreensão em Catu”, completou.  (Metro1)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook