Banner Rotativo Aleatório

40% das pessoas internadas na Bahia são vítimas de acidentes de trânsito

De todas as internações hospitalares na Bahia, 40% é representado por pessoas vítimas de acidentes de trânsito, principalmente motociclistas. Cálculos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) estimam que, por dia, acontecem 59 acidentes do tipo em municípios baianos. 

As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira (15), durante o Simpósio Internacional Trânsito Seguro, realizado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Na ocasião foi iniciada a criação de um plano estadual para reduzir, em pelo menos 20%, o que os especialistas chamam de “epidemia”.

Do primeiro dia do ano até 8 de outubro, 1.481 pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito, conforme dados da secretaria. Neste mesmo período, 16.822 pessoas foram vítimas de acidentes. De acordo com números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a maioria das vítimas são homens (75,1%) com idades entre 20 e 39 anos (57,1%).

É o caso do servidor público Jorge Machado, 33 anos. Internado no Hospital Geral do Estado (HGE) há um mês e dois dias, ele tenta superar não só a saudade dos quatro filhos, mas também as consequências de uma colisão em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. 

O paciente conta que estava chovendo e era quase meia noite no dia em que ele, pilotando uma moto, sofreu uma batida lateral com um automóvel. “Eu fui arremessado e bati direto na pilastra do hospital da cidade”, lembra. 

Leia mais no Correio24horas.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img