Connect with us



Bahia

Manchas de óleo chegam a três praias de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica


O óleo que tem poluído praias da região Nordeste desde o mês de setembro e afeta a Bahia há uma semana chegou à Ilha de Itaparica. Nesta quinta-feira (17) foram registradas as primeiras manchas da substância no município de Vera Cruz.

A informação foi confirmada pela diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, que ponderou que, apesar do óleo ter afetado mais um municípío, ele ainda não atingiu a Baía de Todos-os-Santos.

“A substância chegou na Ilha de Itaparica e afetou Vera Cruz, mas o óleo foi encontrado em uma área que não faz parte da Baía de Todos-os-Santos. Amanhã (sexta, 18) continuaremos fazendo um monitoramento para ver como esse material se desloca”, explicou ao CORREIO.

De acordo com a Defesa Civil, as praias afetadas em Vera Cruz foram as de Barra Grande, Barra do Pote e Jaburú, onde foram recolhidas cerca de três toneladas de óleo.

A diretora do Inema pontuou ainda que as novas áreas afetadas acendem um alerta para o instituto. “Isso aumenta bastante a nossa preocupação, porque durante todo o tempo estamos monitorando através de helicópteros, lanchas e também acompanhando as praias afetadas. Preocupa por toda a fragilidade característica da Baía de Todos-os-Santos. Vamos avaliar como esse óleo se movimenta, o caminho que ele tem percorrido”, completou.

Com a confirmação da contaminação em Vera Cruz, sobe para nove o número de municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo. A lista é composta por Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e, agora, Vera Cruz.

Fonte: Correio24horas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Cruz das Almas registra 15º caso confirmado de Covid-19


A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informou nesta segunda-feira (25), por meio de rede social, que foi confirmado mais 01 caso de Covid-19 no município.

De acordo com os dados divulgados, o perfil de fonte de contaminação dos casos ativos no município se apresenta como: Contaminação por visita de pessoas vindas de Salvador: 03;Profissionais de Transporte de carga: 02; Profissional de saúde: 01.

Dos 15 casos confirmados para COVID-19, 09 já receberam alta médica e os 06 casos ativos estão sendo monitorados pela vigilância em saúde do município, em isolamento domiciliar e com quadro clínico estável.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 63 pessoas, e dessas, 15 apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

A distribuição geográfica dos casos confirmados no município se apresenta com 12 casos na zona urbana e 03 casos na zona rural.

O boletim epidemiológico Nº 70 registra ainda 56 casos descartados para Covid19.

A prefeitura salientou que os números vêm crescendo e, ainda que o município não tenha o status de transmissão comunitária, o fluxo de pessoas de outros municípios interfere diretamente no aumento de contaminados. (Prefeitura de Cruz das Almas)

Continue Reading

Bahia

Bahia soma 14.204 diagnósticos positivos de Covid-19 e 477 mortes


A Bahia já contabiliza 14.204 diagnósticos positivos de Covid-19 e 477 mortes causadas pela doença de acordo com o boletim atualizado da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (25). 

Houve um acréscimo de 305 casos e 17 mortes em comparação com o boletim divulgado pela pasta no domingo (24), que informava Bahia tinha 13.899 casos de coronavírus e 460 óbitos. 

O número de municípios com casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus chegou a 249. (BahiaNotícias)

Continue Reading

Bahia

Sobe para 19 o número de casos confirmados da Covid-19 em S. A. de Jesus


O número de casos confirmados de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, subiu para 19 em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Mais 7 pacientes foram detectados pelos exames do Hospital Incar só hoje, segunda-feira (25/05).

Dos 19 pacientes que positivaram para covid-19, 6 estão curados, 6 aguardam resultados, 110 foram descartados, 55 exames foram realizados em rede provada e 55 pelo Lacem em Salvador. Fonte: Voz da bahia

Continue Reading