Banner Rotativo Aleatório

Manchas de óleo chegam a três praias de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica

O óleo que tem poluído praias da região Nordeste desde o mês de setembro e afeta a Bahia há uma semana chegou à Ilha de Itaparica. Nesta quinta-feira (17) foram registradas as primeiras manchas da substância no município de Vera Cruz.

A informação foi confirmada pela diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, que ponderou que, apesar do óleo ter afetado mais um municípío, ele ainda não atingiu a Baía de Todos-os-Santos.

“A substância chegou na Ilha de Itaparica e afetou Vera Cruz, mas o óleo foi encontrado em uma área que não faz parte da Baía de Todos-os-Santos. Amanhã (sexta, 18) continuaremos fazendo um monitoramento para ver como esse material se desloca”, explicou ao CORREIO.

De acordo com a Defesa Civil, as praias afetadas em Vera Cruz foram as de Barra Grande, Barra do Pote e Jaburú, onde foram recolhidas cerca de três toneladas de óleo.

A diretora do Inema pontuou ainda que as novas áreas afetadas acendem um alerta para o instituto. “Isso aumenta bastante a nossa preocupação, porque durante todo o tempo estamos monitorando através de helicópteros, lanchas e também acompanhando as praias afetadas. Preocupa por toda a fragilidade característica da Baía de Todos-os-Santos. Vamos avaliar como esse óleo se movimenta, o caminho que ele tem percorrido”, completou.

Com a confirmação da contaminação em Vera Cruz, sobe para nove o número de municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo. A lista é composta por Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e, agora, Vera Cruz.

Fonte: Correio24horas.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img