Banner Rotativo Aleatório

Acidente entre dois trens deixa ao menos 40 feridos em Salvador

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º), no subúrbio ferroviário.

Uma batida entre dois trens deixou ao menos 40 pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (1º), em Salvador. O acidente ocorreu no subúrbio ferroviário da capital baiana entre as Estações Santa Luzia e Lobato.

Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades móveis foram encaminhadas para o local do acidente. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também foram deslocados.

Após a batida, os passageiros que conseguiram deixar os trens ocuparam os trilhos. Uma das vítimas, o eletricista Nailton Ismael, contou que teve ferimentos nas mãos e que passa bem, mas que o susto foi grande já que, conforme conta, o trem onde ele estava descarrilou com o impacto da batida. Ele mora no Lobato e seguia para um mercado na região da Calçada.

“Eu seguia no trem sentido Calçada, eu ia parar lá, mas uma estação antes de chegar, na Estação Santa Luzia, houve a batida entre os trens. Meus dedos ficaram presos em um compartimento do trem, mas eu conseguir tirar minha mão. Eu consegui descer do trem e estavam todos os passageiros assustados”, relatou.

Acidentes com trens

Em setembro deste ano, um dos trens descarrilou e deixou ao menos uma passageira ferida. Segundo testemunhas, havia um container no trilho em que o trem estava se deslocando, entre os bairros de Plataforma e Calçada, e, para não haver uma colisão, o maquinista freou bruscamente, causando a saída dos trilhos. Após o acidente, o serviço ficou suspenso por cerca de 3h para manutenção.

Ainda em setembro deste ano, um trem que estava parado na Estação Lobato sofreu uma explosão na rede elétrica. A situação gerou pânico nos passageiros e alguns deles ficaram levemente feridos depois que pularam do veículo em direção aos trilhos. As chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros.

A última reforma do Estação da Calçada foi finalizada em 2019, com recuperação total do saguão principal, pintura, recuperação do teto, fachada e etc. As demais 9 estações contam com manutenção constante, mas são edificações mais simples, diferente da Estação Calçada que é um prédio histórico.

O Sistema Ferroviário do Subúrbio é antigo e todos os trens possuem fabricação superior a 50 anos. As peças de reposição não são mais encontradas no mercado, tornando difícil o processo de manutenção do material rodante (trens).

O sistema transporta uma média de 10 mil passageiros/dia útil. Passagem: R$ 0,50 inteira/ R$ 0,25 meia. São 13,6 quilômetros de extensão entre Paripe e Calçada feito em 40 minutos. São 10 estações: Calçada, Santa Luzia, Lobato, Almeida Brandão, Itacaranha, Escada, Praia Grande, Periperi, Coutos e Paripe. *G1 Bahia.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img