Connect with us



Bahia

Fechado por manchas de óleo, Parque Nacional de Abrolhos é reaberto para visitação


Após uma semana de ‘interdição’, o Parque Nacional de Abrolhos, foi reaberto para visitação na manhã desta sexta-feira (8/11). Um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul estava fechado por conta de fragmentos de óleo atingirem a praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.

“São pequenas pelotas de óleo do tamanho de uma moeda”, disse na ocasião o vice-almirante Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval. “A quantidade é muito pequena, não vejo um quilo.” A previsão do ICMbio (órgão do governo federal que administra os parques do país) era reabrir o parque à visitação só na próxima quinta-feira (14/11).

Ao longo da última semana, navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de uma grande embarcação da Petrobras, atuaram no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região.

HISTÓRICO

Criado pelo Governo Federal em 1983, o Parque Nacional de Abrolhos é a primeira unidade de conservação marinha do país e abriga ilhas do Arquipélago de Abrolhos. A área concentra alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, incluindo espécies ameaçadas de extinção como os corais-de-fogo. Também registra cerca de 1.300 espécies de plantas e animais, incluindo as baleias-jubarte, que buscam as águas calmas do santuário para o acasalamento. *Aratu On.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Governador da Bahia prorroga suspensão das aulas e transportes intermunicipais até 21 de junho


O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na noite desta segunda-feira (1º), que assinou o decreto que prorroga, até o dia 21 deste mês, a suspensão das aulas estaduais e do transporte intermunicipal nas cidades que registraram casos de coronavírus nos últimos 14 dias.

“Acabei de assinar prorrogando medidas de proteção social, adiamento das aulas, suspensão dos transportes para cidades com casos positivos por 14 dias, até o dia 21 de junho. Essas medidas de proteção também incluem suspensão dos ônibus”, disse o governador.

Antes destes anúncios, Rui Costa fez um balanço dos números do estado no combate à pandemia do coronavírus. Na última semana, o estado antecipou dois feriados e determinou ponto facultativo em mais dois dias para as cidades com alto índice de contaminação.

“Estamos conseguindo diminuir a taxa de crescimento. Antes das ações, estávamos crescendo 5%. Hoje, reduzimos a necessidade de leitos para 2% por dia, e a média de crescimento diário para 4,06%. Se a gente for contendo os focos, vai reduzir mais ainda nos próximos dias e aprender a utilizar ferramentas de controle”, avaliou Rui Costa.

Fonte: G1.

Continue Reading

Bahia

Com quase 19 mil casos confirmados, Bahia chega a 700 mortes por Covid-19


A Bahia registra, nesta segunda-feira (1º/6), 701 mortes por Covid-19. São 32 óbitos a mais que domingo (31/5), porém, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os novos falecimentos são referentes a um período de 28 dias, e não nas últimas 24 horas. As notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Também de acordo com a Sesab, ao todo, são 18.898 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus, o que representa 16,07% do total de notificações no estado.

Os casos confirmados ocorreram em 302 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,32%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes foram Uruçuca (5.653,30), Ipiaú (4.294,47), Itabuna (4.192,79), Salvador (3.979,67) e Itajuípe (3.855,35).

O boletim epidemiológico registra 41.442 casos descartados e 117.625 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (1º/6).

EXAMES

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 55.547 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 1º de junho de 2020. Estão em análise 1.416 exames.

FAIXA ETÁRIA

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 53,10% foram do sexo feminino, 44,08% do sexo masculino e 2,82% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 19,86% do total. O coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (1.969,97/1 milhão de habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.636,36/1 milhão de habitantes).

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 1.803 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.017 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 534 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

A Secretaria da Saúde ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações no site da Sesab.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui. (AratuOn)

Continue Reading

Bahia

Lar de idosos em Itaberaba tem surto de coronavírus; 14 estão infectados


A associação Lar dos Velhos, em Itaberaba, no piemonte da Chapada Diamantina, sofre com um surto de contaminação de coronavírus. De acordo com o BNews, 14 idosos e sete funcionários do local foram diagnosticados com a doença. A cidade tem 45 casos ativos da doença, dois óbitos, conforme a prefeitura informou.

Em nota ao site, a prefeitura confirmou o avanço do vírus e emitiu um comunicado nas redes sociais informando que apenas um paciente do lar apresentou sintomas gripais. Os demais permanecem assintomáticos. 

O secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, destacou que as pessoas que tiveram contato direto com os pacientes estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância do município.

Os casos positivos foram identificados depois que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou a prefeitura a testagem em todos os idosos e funcionários que fazem parte do espaço de acolhimento. (Metro1)

Continue Reading