Conecte-se agora

Educação

PF investiga irregularidades no Enem na Bahia e no Rio


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (9) uma operação para investigar atos irregulares cometidos durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Correio.

Com o nome de “Thoth”, o deus egípcio da escrita e da sabedoria, a operação pretende buscar provas sobre problemas que teriam acontecido no último domingo (3), quando foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. 

A assessoria da PF informou que foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas casas de mulheres que aplicaram os exames.

Ela foram identificadas depois de um levantamento feito em cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os celulares das duas aplicadoras foram apreendidos e devem ser levados à perícia. 

Embora os mandados tenham sido cumpridos na capital do Ceará, a PF informou também que continua investigando, com o apoio do Inep, casos relatados na Bahia e no Rio de Janeiro. 

As suspeitas podem ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público. Se forem condenadas, elas podem ter que cumprir até cinco anos de prisão, além de multa. 

O segundo dia de provas do Enem acontece amanhã (10), quando os candidatos serão avaliados nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.  (Metro1)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ministro da Educação diz que feriado da República é ‘infâmia contra Pedro II’


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, criticou por meio de seu perfil no Twitter as comemorações a respeito da proclamação da República, comemorada nesta sexta-feira (15). De acordo com ele, o imperador Dom Pedro II foi injustiçado. “Há 130 anos foi cometida uma infâmia contra um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da História (Não estou restringindo a afirmação ao Brasil)”, disse o ministro.

Dom Pedro II cedeu o comando do país em 15 de novembro de 1889 ao Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do regime republicano. O chefe do MEC também aproveitou para criticar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e fez elogios à princesa Isabel, filha de Dom Pedro II ,e  à dona Leopoldina, mulher de Dom Pedro I. (M1)

Continue Lendo

Educação

Gabarito do Enem 2019 é divulgado


Participantes poderão conferir os acertos, mas as notas com resultado individual só serão divulgadas em janeiro de 2020.

gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgadona tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados.

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.

As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.

1º DOMINGO: Linguagens e ciências humanas

Enem 2019 - Gabarito do 1º dia de provas - Prova Azul — Foto: Reprodução/Inep

Enem 2019 – Gabarito do 1º dia de provas – Prova Azul — Foto: Reprodução/Inep

(G1)

Continue Lendo

Educação

Gabarito oficial do Enem 2019 será divulgado nesta quarta-feira (13)


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também serão disponibilizados.

Não há um horário marcado para a divulgação do material. Os candidatos deverão acessar o portal do Inep ou o aplicativo oficial do Enem. Assim que o gabarito estiver disponível, oG1 irá reproduzi-lo.

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item(TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.

As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.

(G1/BA)

Continue Lendo

Mais Lidas