Connect with us

Saúde

Primeiro caso suspeito de intoxicação por óleo nas praias é registrado em Salvador


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou na manhã desta terça-feira (12), o primeiro registro de um caso suspeito de intoxicação exógena, em Salvador.

De acordo com a SMS, uma mulher de 28 anos identificada como Tailane Santos, apresentou tontura, cefaleia, vômitos, mal-estar, dor de cabeça e vermelhidão em algumas partes do corpo após alegar ter tido contato com a substância, dando entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapuã, na última quarta-feira (6).

Em nota o órgão falou sobre o caso. “A mesma foi medicada e mantida em observação, recebendo alta no mesmo dia após apresentar melhora no quadro clínico. O caso é acompanhado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da SMS, e diante do exposto, a pasta reforça a importância dos cuidados referentes ao contato com o óleo cru. Após qualquer reação, o recomendável é procurar uma unidade de saúde”, afirmou. *Varela Notícias.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Planos de saúde perdem mais de 280 mil clientes, e SUS pode ficar sobrecarregado

Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Os planos de saúde perderam mais de 280 mil clientes no Brasil entre os meses de abril e maio. Se a tendência de debandada na saúde suplementar continuar, o Sistema Único de Saúde (SUS), única opção para a qual essas pessoas podem recorrer, pode ficar sobrecarregado. 

A queda no número de beneficiários dos planos é um fenômeno agravado pela pandemia do novo coronavírus, que culminou na perda de emprego ou na queda brusca nos rendimentos das pessoas.

De acordo com o jornal O Globo, caso os dados de junho sigam os de maio e mais 200 mil usuários fiquem sem plano, esse terá sido o pior trimestre da História do país, de acordo com José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

“De fato, estamos numa crise. Isso vem acontecendo de forma importante desde abril e acelerou em maio: 216 mil a menos em um mês só é uma variação importante. Ainda não temos os dados de junho, mas também deve haver perda de beneficiários, porque não houve retomada”, afirma Cechin.

Dados apontam que, em maio, dos 37,8 milhões de usuários de planos coletivos (80,7% do total), 83% eram beneficiários de coletivos empresariais e 16,4%, coletivos por adesão formados por sindicatos e entidades de classe, por exemplo. O restante são planos individuais.

Para o superintendente do IESS, no caso de procedimentos mais simples, a migração para o SUS não deve ser total, já que parte da população tende a buscar clínicas populares ou consultas particulares como forma de agilizar o tratamento. 

Isso, entretanto, não é solução para atendimentos de emergência, cirurgias ou exames mais complexos: “Com a saída em massa dos planos, a maioria vai mesmo ter que ir para a fila do SUS e buscar atendimento em UPA”. (Bahia Notícias)

Continue Reading

Saúde

Queda de vacinação no Brasil chega a 34,4% entre crianças, diz Fiocruz


A cobertura vacinal está em queda no Brasil desde 2017. Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 238 milhões de doses de vacinas foram aplicadas naquele ano, contra 225 milhões em 2018 e 205 milhões no ano passado, o que representa uma queda de 13%. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

A queda maior, e em todo o território nacional, foi observada em vacinas destinadas às crianças, como a Tríplice Bacteriana (DTP), por exemplo, que foi aplicada 4,5 milhões de vezes em 2017, contra 2,9 milhões no ano passado. A redução foi de 34,4%.

Outras vacinas para o público infantil que apresentaram baixa foram a oral de rotavírus humano, a pneumocócica 10 valente e a pentavalente, para meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite.

O artigo, publicado no International Journal of Infectous Diseases, analisou a cobertura vacinal brasileira de 1994 a 2019. O trabalho aponta que, contraditoriamente, a oferta de vacinas cresceu no período, de 11 para 36 tipos diferentes.
Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para a redução está relacionada ao movimento antivacina, que tem afetado a cobertura no mundo todo, favorecendo o ressurgimento de doenças preveníveis. Fonte: Metro1

Continue Reading

Saúde

TJ-BA decide que Planserv deve cobrir exames para diagnóstico da Covid-19


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deferiu uma liminar e determinou que o Planserv, o plano de saúde dos servidores estaduais, deve custear os exames de sorologia para a detecção da Covid-19. A decisão é da desembargadora Silvia Zarif e reforma entendimento do juiz de primeiro grau Sadraque Rios.

De acordo com a magistrada, a decisão nada tem a ver com o posicionamento da Justiça Federal, que derrubou a obrigatoriedade do custeio do diagnóstico pelos planos de saúde, entendimento utilizado pelo juiz de primeiro grau para negar o pedido.

O agravo de instrumento foi impetrado pelo servidor público Ricardo Lima da Silva, que teve os sintomas da doença, mas recebeu negativa do Planserv para custeio do exame de detecção, sob a justificativa de que a cobertura nos casos de Covid-19 só abrangia quando relacionada a profissionais de saúde e da segurança pública. (Bocão News)

Continue Reading