Conecte-se agora

Educação

Gabarito do Enem 2019 é divulgado


Participantes poderão conferir os acertos, mas as notas com resultado individual só serão divulgadas em janeiro de 2020.

gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgadona tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados.

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.

As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.

1º DOMINGO: Linguagens e ciências humanas

Enem 2019 - Gabarito do 1º dia de provas - Prova Azul — Foto: Reprodução/Inep

Enem 2019 – Gabarito do 1º dia de provas – Prova Azul — Foto: Reprodução/Inep

(G1)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Cerca de 70% das inscrições do Sisu foram feitas por celular, diz MEC


De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), desde o início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na última terça-feira (21/1), cerca de 70% das inscrições foram feitas por dispositivos móveis como celulares e tablets. Até o início da tarde de ontem (22) o MEC registrou 2.095.174 inscrições realizadas por 1.108.434 pessoas.

Foram cerca de sete mil inscrições por minuto. Cada candidato pode sinalizar o interesse em até dois cursos. Por meio do Sisu é possível ingressar em faculdade pública com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi divulgada na semana passada. 
Os estudantes que queiram concorrer a uma vaga não podem ter zerado a redação do Enem 2019. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do participante.

Diferentemente dos anos anteriores, este ano o sistema está em nuvem para viabilizar acesso simultâneo dos estudantes, além da adaptação do portal para aparelhos móveis. Candidatos que acessaram o site do Sisu para realizar a inscrição relataram erros no carregamento do site e lentidão no sistema. O MEC reconheceu os problemas no acesso à página e explicou que isso aconteceu em virtude da adaptação.

Veja o cronograma do Sisu:

– Período de inscrições: 21 jan a 26 jan.
– Resultado da chamada regular: 28 jan.
– Matrícula da chamada regular: 29 jan a 4 fev.
– Prazo para participar da lista de espera: 29 jan a 4 fev.
– Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 7 fev a 30 abr.

Continue Lendo

Educação

MPF recomenda que governo suspenda inscrições do Sisu 2020


O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação ao governo federal, na tarde desta quarta-feira (22/1), para que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sejam suspensas.

O órgão solicita o adiamento do cronograma, até que seja realizada nova conferência dos gabaritos de todos os candidatos, após um erro de correção em milhares de provas. As inscrições para o Sisu foram abertas nesta terça (21).

O documento do MPF foi enviado ao ministro da Eduação, Abraham Weintrauba e a representantes do Ministério da Educação (MEC), responsável pela organização do exame. Segundo o MEC, o problema de correção atingiu pelo menos 6 mil participantes, no entanto, mais de 170 mil candidatos já enviaram queixas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O prazo para que o governo acate ao pedido é de 24 horas. O descumprimento pode acarretar em adoção de providências administrativas e judiciais. Em resposta, o MEC informou que encaminhará ao MPF os esclarecimentos solicitados.  Fonte: AratuOn

Continue Lendo

Educação

Após instabilidade do sistema, matrículas na rede estadual são prorrogadas


Após estudantes relatarem dificuldades para realizar as matrículas na rede estadual de ensino, o prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 21, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

As matrículas foram iniciadas na segunda, 20, e tinha como prazo inicial o dia 31 de janeiro. Com a prorrogação, os interessados terão um dia a mais para realizar as inscrições nos colégios estaduais.

Na segunda, os pais dos alunos relataram que encontraram dificuldades em matricular os filhos devido a uma instabilidade do sistema. O problema causou filas na frentes das escolas de Salvador, em Santo Antônio de Jesus e outras cidades do interior baiano. Nesta terça, as filas voltaram a se formar nas unidades.

A SEC informou que o sistema começa a normalizar, e as matrículas estão sendo realizadas normalmente.

A Secretaria também informou que “garante vaga a todos os estudantes que procurarem a rede estadual mesmo após o fim do cronograma de matrícula”, e que não existe a necessidade de pegar filas, já que as matrículas podem ser feitas por meio do aplicativo SAC Digital.

De acordo com a SEC, quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade a qual o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas. (Informações do ATarde)

Continue Lendo

Mais Lidas