Educação
Gabarito do Enem 2019 é divulgado

Participantes poderão conferir os acertos, mas as notas com resultado individual só serão divulgadas em janeiro de 2020.
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgadona tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados.
É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.
As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.
1º DOMINGO: Linguagens e ciências humanas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/d/S/Mo9WwuTQmEQk9SAiaSNA/gabarito-enem2019-dia1-azul.jpg)
Enem 2019 – Gabarito do 1º dia de provas – Prova Azul — Foto: Reprodução/Inep
(G1)
Educação
UFRB adota medida para afastar estudante acusado de racismo de residência e centro

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informou, em nota enviada à imprensa, que a reitoria da instituição expediu uma medida cautelar para afastar da residência o estudante acusado de racismo contra uma professora, Danilo Araújo de Góis.
O caso ganhou repercussão após ser filmado dentro da sala de aula do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, na segunda-feira (9).
O afastamento foi uma solução encontrada na quarta-feira (11), após um conflito na residência, em que outro aluno que teria sido alvo de homofobia tentou invadir o quarto do acusado de racismo, na última terça-feira (10).
A medida da reitoria também determina o afastamento do aluno do CAHL. No entanto, de acordo com a UFRB, o estudante não tomou ciência do documento, uma vez que ainda não havia sido localizado pela instituição. A universidade afirma que a medida de afastamento não deve causar “prejuízo para as suas atividades acadêmicas”.
Depois de o aluno caso de racismo ser expulso da residência na terça-feira, ele foi abrigado numa instituição religiosa em Cachoeira, onde pernoitou e não foi mais visto. No entanto, ontem (12), ele foi localizado em Salvador e prestou depoimento, afirmando que teria se recusado a pegar uma avaliação das mãos da professora por “questão de energia”.
Fonte: Metro1.
Educação
Faculdade de Feira de Santana é única da Bahia em lista de instituições com nota máxima do MEC

A Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF), instituição privada, é a única do estado a figurar a lista de 42 instituições de ensino brasileiras com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia a qualidade das instituições do país.
O índice foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e publicado pelo G1. Os dados determinam parâmetros para o MEC delimitar a participação das instituições de ensino superior em programas do governo.
Apenas 2% das instituições de ensino superior no país obtiveram a pontuação máxima, em uma escala de 1 a 5.
Além da Bahia, também integram a lista instituições de ensino de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.
*Metro1.
Educação
MEC inicia capacitação de profissionais para escolas cívico-militares

O Ministério da Educação (MEC) dá mais um passo para implementação das escolas cívico-militares, no país. Nesta terça-feira (10/12) começou a primeira capacitação do programa que contará com 216 escolas até 2023; 54 escolas somente no próximo ano. O modelo foi desenvolvido para promover um salto na qualidade educacional do Brasil.
Ao todo 170 profissionais da educação e representantes de estados e municípios estão reunidos em Brasília. Eles participam de palestras e oficinas sobre o projeto político-pedagógico das escolas, as normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, além da apresentação das regras de funcionamento das escolas e as atribuições de cada profissional.
Segundo o MEC, o treinamento também objetiva abrir espaço para o aprimorar as diretrizes do programa. Ao promover grupos de trabalho, o ministério permitirá que os participantes façam sugestões ao modelo de forma a adequar a implementação das escolas às necessidades de cada local.
O evento é destinado a dois grupos envolvidos no programa: diretores e coordenadores de escolas e pontos focais de secretarias estaduais e municipais de Educação, que trabalharão como multiplicadores da informação em suas regiões.
*Aratu On.
-
Amargosa2 dias atrás
Corpo de jovem é encontrado com marcas de tiros na zona rural de Amargosa
-
Amargosa2 dias atrás
Amargosa: vacas reprisam os Beatles e atravessam em cima da faixa de pedestres no Centro
-
Acidente4 dias atrás
Veículo da prefeitura desce ribanceira em Amargosa
-
Amargosa3 dias atrás
Na luta contra o câncer, amargosense precisa de ajuda para continuar tratamento
-
Amargosa3 dias atrás
Amargosa: dois são presos após divulgação de procurados pela Polícia Civil
-
Vídeos4 dias atrás
Vídeo: Aluno da UFRB se recusa a receber material de professora por ela ser negra
-
Amargosa4 dias atrás
Dupla é flagrada pela PM com moto adulterada em Amargosa
-
Bahia4 dias atrás
Chineses fazem única oferta por ponte Salvador-Itaparica e Rui já trata como vencedores