Banner Rotativo Aleatório

Bebê de 9 meses morre ao dar entrada em hospital na BA e família relata espera de 40 minutos dentro de ambulância

Criança morreu cerca de 20 minutos depois de ser atendida em unidade de Itabuna. Direção alega que menino não foi atendido antes porque não havia liberação da regulação.

Um bebê de 9 meses morreu cerca de 20 minutos após dar entrada no Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, sul da Bahia, no início da manhã desta segunda-feira (25). A família da criança alega que houve demora no atendimento, e que o menino chegou a esperar 40 minutos até que fosse recebido na unidade.

Em nota, a direção do hospital alega que depende de liberação da regulação médica para receber pacientes, e que o bebê não foi atendido antes porque não havia essa autorização.

O menino foi identificado como Levi. A criança morava com a família na reserva indígena de Caramuru Paraguassu, na cidade de Pau Brasil, a pouco mais de 100 km de Itabuna. Segundo a mãe do menino, Bisma Nonato Alves, de 21 anos, a criança começou a passar mau no domingo (24).

O bebê foi atendido inicialmente no Hospital Arlete Magalhães, em Pau Brasil, e, de acordo com a mãe, o médico de lá receitou um medicamento. Contudo, ela não teve condições de comprar e foi pra casa. À noite, o bebê piorou. Foi quando ela voltou à unidade de saúde com a criança, que já apresentava quadro de pneumonia.

A mãe disse ainda que, de lá, a equipe do hospital tentou liberação para o atendimento em Itabuna, mas não conseguiu. Mesmo assim, encaminharam ela e o filho para tentar o atendimento na cidade. Primeiro, eles foram até a maternidade Esther Gomes, mas não conseguiram atendimento. De lá, eles seguiram para o Hospital Manoel Novaes.

Em comunicado, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que administra o Hospital Manoel Novaes, conta que a criança chegou na unidade de saúde às 5h15, que às 5h20 houve a liberação da regulação e que o atendimento foi iniciado às 5h35.

Segundo o comunicado, no registro médico aponta que o paciente foi recebido com oxigênio inalatório inadequado, com acesso venoso obstruído, com respiração ofegante, que foi tentada uma reanimação imediata, seguida de entubação e massagem cardíaca, mas que às 5h58 o menino foi dado como morto.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia ainda lamentou a morte de Levi e se solidarizou com a família da criança. *G1 Bahia.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img