Banner Rotativo Aleatório

Quase metade do país acredita que Judiciário interfere nos demais poderes

Quase metade da população brasileira acredita que o Poder Judiciário interfere e desempenha funções que não são próprias de juízes e desembargadores, principalmente entre advogados e defensores públicos. Neste grupo, mais de 70% acreditam que há interferência no Legislativo e no Executivo.

No entanto, a atuação do Judiciário ainda é melhor entre os três poderes. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Associação de Magistrados do Brasil (AMB), e os resultados serão apresentados nesta terça-feira (26) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

A maioria, 51% entre cidadãos comuns e 66% entre advogados e defensores, avalia que é negativa a atuação de magistrados em assuntos sob responsabilidade do Congresso ou do Executivo.

“O ponto positivo é que [a pesquisa] retratou uma situação que estamos vivendo, ninguém está surpreso nesse ponto, e é um ponto de partida para a discussão dos papéis de cada Poder”, disse o professor Marco Aurélio Bellizze, da FGV, que é também ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ajudou a coordenar a pesquisa.

Ainda segundo ele, “a pesquisa é uma espécie de foto do momento, em que se discute qual é o papel do Judiciário, se há ativismo demais, se o Judiciário está invadindo demais ou se os outros Poderes estão retraídos”. *BNews.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img