Conecte-se agora

Amargosa

Amargosa: lei municipal proíbe “BLITZ do IPVA”


Foi publicado em diário oficial da Câmara Municipal de Amargosa, a Lei Nº 548, que proíbe a apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA no município. A lei, que já está em vigor, foi promulgada pelo Presidente da Câmara Municipal de Amargosa, Marcos Paulo (PSD) e limita-se ao território de Amargosa.

A lei determina em seu artigo primeiro que “não haverá recolhimento, retenção ou apreensão de veículos, no âmbito do município de Amargosa-BA, pela identificação do não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou qualquer outro tributo.”

A lei não impede apreensão de veículos por infrações de trânsito. Acesse o diário oficial aqui.

Da Redação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Começam inscrições do SISU 2020.1; UFRB oferece 1,4 mil vagas em 40 cursos


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.1 tiveram início nesta terça, 21, e seguem até 26 de janeiro. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode concorrer quem fez a prova em 2019 e obteve nota acima de zero em redação.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da nova página eletrônica do Sisu. Além da mudança visual, o novo sistema permitirá concluir a inscrição por meio de aparelhos móveis, como celulares e tablets. No site do Sisu é possível consultar informações detalhadas das 237 mil vagas. Lá estão disponíveis dados, como número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiência física. Ainda pode-se consultar as vagas por região, estado e município.

Os candidatos poderão se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções na instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada. A seleção será constituída de chamada regular única e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) integra o Sisu e oferece 1.420 vagas na edição 2020.1, sendo 636 vagas de ampla concorrência e 784 vagas reservadas a cotistas. As vagas são para 40 cursos de graduação ofertados nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Mudança nos cursos de Exatas – A partir desta edição, os cursos ofertados pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB terão entrada pelo Sisu. No entanto, os ingressantes deverão obrigatoriamente cursar o Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) como primeiro ciclo de formação e terão vaga garantida no curso do segundo ciclo escolhido no Sisu.

Já para aqueles que optarem pelo BCET no Sisu não é assegurada vaga nos cursos do segundo ciclo. Os concluintes deverão concorrer às terminalidades por meio de processo seletivo próprio organizado pela universidade.

Reserva de vagas e matrícula – Os candidatos que optarem em concorrer às vagas reservadas aos cotistas deverão obrigatoriamente atender aos requisitos especificados em cada modalidade. Em período a ser divulgado junto com o resultado da chamada regular do Sisu, os convocados pela UFRB deverão comparecer pessoalmente ao campus de Cruz das Almas para aferição da modalidade de reserva de vaga.

A pré-matrícula acontece no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, no campus de Cruz das Almas. Já a confirmação de matrícula é feita no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino de ingresso, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site ufrb.edu.br/minhacrush.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br.

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: homem agride namorada e é preso pela PM


Uma jovem de 19 anos procurou a sede da Polícia Militar de Amargosa após sofrer agressões de seu companheiro, na noite deste sábado(18), em Amargosa. O agressor foi preso em flagrante pelos policiais, sendo enquadrado na lei Maria da Penha.

Segundo informações da PM ao AmargosaNews, a vítima procurou os policiais por volta das 21 horas, apresentando lesões nos olhos e na boca, a qual informou ter sido agredida com socos pelo seu companheiro. De imediato, a guarnição do 1º pelotão foi deslocada para atender a ocorrência. No local, os policiais militares encontraram o agressor, o qual foi detido e conduzido à delegacia local e em seguida encaminhado a central de flagrantes em Santo Antônio de Jesus.

Da Redação.

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa: Prefeitura alerta sobre casos recorrentes de acidentes com escorpiões e aponta medidas preventivas


Com a chegada do verão inicia-se o período de maior risco para o aparecimento de escorpiões e, consequentemente o aumento no número de casos de acidentes por picada deste inseto.

Atrelado a este aumento de casos de picadas por escorpiões, segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de novembro de 2019, o cenário em nosso país é de desabastecimento dos soros que tratam do acidente. Esse é um tipo de medicamento que apenas o Ministério da Saúde pode fornecer, deixando todos os estados e municípios do Brasil sem este medicamento.

Como o habitat natural dos escorpiões são locais com clima úmido e quente, esses animais gostam de se esconder em esgotos e entulhos. Locais com acúmulo de lixo também costumam trazer riscos. Por isso, alertamos para algumas medidas de prevenção:

Use telas em ralos no chão, pias e tanques;

Procure vedar possíveis frestas nas paredes

Afaste camas e berços das paredes;

Faça uma checagem em roupas e sapatos antes de vestir ou calçar, para se certificar de que nenhum inseto entrou;

Mantenha jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico;

Guarde o lixo da casa em sacos bem fechados, pois os resíduos podem atrair baratas, que servem de alimento para o escorpião;

Evite colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos;

Use luvas e botas para manusear entulho e materiais de construção, por exemplo;

Se morar em área rural, procure preservar os predadores dos escorpiões: lagartos, sapos, e aves noturnas, como as corujas;

Evite usar pesticidas, pois eles não têm eficácia comprovada para controlar o animal em ambientes urbanos.

Caso seja registrado algum acidente causado por escorpião, mesmo após a realização dos procedimentos preventivos é recomendado procurar imediatamente o Hospital Municipal onde o paciente será avaliado e mantido em observação para controle de evolução do quadro.

Continue Lendo

Mais Lidas