Connect with us



Amargosa

I FESLAM – Festa Literária de Amargosa


A I Feslam – Festa Literária de Amargosa acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2019, na Praça do Bosque e em seu entorno, em Amargosa, e terá como tema Literatura e Diversidades. Durante a Feslam, haverá exposição de arte, mesasredondas, rodas de conversa, shows, saraus, encontro com o(a) escritor(a), palco livre, contação de histórias, conferências, homenagem a autores(as), stand de vendas, lançamentos de livros, dentre outras ações, como a Feslinha, um espaço voltado para a programação infantil.

A cidade de Amargosa, cenário de diversas representações e riquezas, cultiva expressões culturais como o samba de roda, as festas juninas, os ternos de reis, a capoeira, os reisados, culturas quilombolas e indígenas, festejos à Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, apresentações das filarmônicas e outras tantas vivências potentes que justificam os títulos de Cidade Jardim e Cidade do forró, pelos quais é conhecida. Buscando agregar a esse centro de produção cultural o atributo de Cidade Literária, a realização da I Festa Literária de Amargosa – I Feslam – tem o intuito de fortalecer iniciativas e projetos, já em execução, pelos segmentos culturais e educacionais do Município e pela UFRB.

Em sua primeira edição, a programação da Feslam contará com artistas renomados, professores universitários, estudantes e a comunidade, ressaltando a sua temática norteadora: Literatura e Diversidade. Entre as atrações, estão confirmados os escritores Itamar Vieira Júnior, Mailson Furtado, Manoel Herzog, Tatiana Pequeno, Rita Queiroz, Jovina Souza, José Inácio Vieira de Melo, Palmira Heine, Clarissa Macedo, entre outros. Na parte musical, destaque para Peu Meurray e Maviael Melo, além de vários grandes artistas.

A Feslam terá em sua programação, ainda, peças teatrais, sessões de cinema, grupos de samba, hip-hop, saraus, rodas de capoeira e muito mais. Trata-se de uma grande celebração cultural, integrando a Literatura às outras manifestações culturais que com ela dialogam. A I Feslam é promovida pelo Centro de Formação de Professores da UFRB e pela Prefeitura Municipal de Amargosa e tem como parceiros o Governo do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Educação, NTE 09, NUPEF – Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica do CFP e o IFBA – campus Santo Antonio de Jesus. A idealização e curadoria do evento são da Profa. Dra. Ana Rita Santiago, Docente Adjunta do CFP/UFRB.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Amargosa: Secretaria de Saúde atualiza dados sobre coronavírus nesse sábado (30)


DICOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA

A Prefeitura de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nas últimas 24 horas não foram identificados novos casos suspeitos de coronavírus no município.

Além disso, mais 4 pacientes da cidade tiveram resultados negativos. Dentre estes, estão:

Homem, 38 anos, assintomático, realizou coleta no pronto atendimento por ser contato de caso positivo para Covid-19.

Mulher, 23 anos, buscou o pronto atendimento cursando com dor de garganta, dor de cabeça e informou contato com paciente positivo para Covid-19.

Homem assintomático, 24 anos, referiu contato com paciente positivo para Covid-19.

Mulher, 43 anos cursando com febre, tosse e perda do paladar.

Nesse momento, Amargosa possui 6 casos ativos de Covid-19, 5 casos curados e 1 óbito causado pela doença.

IMPORTANTE:

A Unidade de Pronto Atendimento implantada para casos exclusivos de Covid-19 agora está localizado na Rua Dr. Aloísio Borges, 126. Bairro Santa Rita (Antigo prédio da DIREC, próximo ao Hospital Municipal).

Continue Reading

Amargosa

Prefeitura de Amargosa se destaca como uma das quatro principais parceiras da agricultura familiar na Bahia


A Prefeitura de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ficou entre as quatro cidades que mais se destacam no quesito “Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar” no concurso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

O reconhecimento se baseia no desenvolvimento de atividades, ações, projetos e programas locais de fortalecimento da agricultura familiar nos últimos três anos.

Dentre as ações analisadas pelos técnicos estavam: a estrutura da secretaria e número de profissionais contratados, o trabalho ativo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, a produção e distribuição de mudas de plantas para plantio e muitas outras.

O prêmio recebido pela boa colocação da Prefeitura de Amargosa foi um veículo utilitário. O benefício irá garantir a melhor realização das atividades que já são desenvolvidas pelo município, principalmente na zona rural.

Com essa notícia, a Prefeitura de Amargosa recebe o recinhecimento por conta do incentivo e cuidado com os produtores e produtoras rurais da cidade, principalmente com as inúmeras ações para garantir o sucesso da agricultura familiar. (ASCOM)

Continue Reading

Amargosa

Amargosa: prefeito prorroga fechamento do comércio por mais uma semana


O comércio de Amargosa seguirá com as portas fechadas por, pelo menos, mais uma semana. O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), decidiu prorrogar o fechamento do comércio por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. 

O decreto Nº 52/20, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira(29), prevê que lojas, bares e restaurantes deverão continuar sem funcionar até dia 07/06, mantendo só os serviços essenciais.

Confira o Boletim de Amargosa desta sexta-feira(29)

Baixe o decreto abaixo:

Continue Reading