Conecte-se agora

Amargosa

I FESLAM – Festa Literária de Amargosa


A I Feslam – Festa Literária de Amargosa acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2019, na Praça do Bosque e em seu entorno, em Amargosa, e terá como tema Literatura e Diversidades. Durante a Feslam, haverá exposição de arte, mesasredondas, rodas de conversa, shows, saraus, encontro com o(a) escritor(a), palco livre, contação de histórias, conferências, homenagem a autores(as), stand de vendas, lançamentos de livros, dentre outras ações, como a Feslinha, um espaço voltado para a programação infantil.

A cidade de Amargosa, cenário de diversas representações e riquezas, cultiva expressões culturais como o samba de roda, as festas juninas, os ternos de reis, a capoeira, os reisados, culturas quilombolas e indígenas, festejos à Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, apresentações das filarmônicas e outras tantas vivências potentes que justificam os títulos de Cidade Jardim e Cidade do forró, pelos quais é conhecida. Buscando agregar a esse centro de produção cultural o atributo de Cidade Literária, a realização da I Festa Literária de Amargosa – I Feslam – tem o intuito de fortalecer iniciativas e projetos, já em execução, pelos segmentos culturais e educacionais do Município e pela UFRB.

Em sua primeira edição, a programação da Feslam contará com artistas renomados, professores universitários, estudantes e a comunidade, ressaltando a sua temática norteadora: Literatura e Diversidade. Entre as atrações, estão confirmados os escritores Itamar Vieira Júnior, Mailson Furtado, Manoel Herzog, Tatiana Pequeno, Rita Queiroz, Jovina Souza, José Inácio Vieira de Melo, Palmira Heine, Clarissa Macedo, entre outros. Na parte musical, destaque para Peu Meurray e Maviael Melo, além de vários grandes artistas.

A Feslam terá em sua programação, ainda, peças teatrais, sessões de cinema, grupos de samba, hip-hop, saraus, rodas de capoeira e muito mais. Trata-se de uma grande celebração cultural, integrando a Literatura às outras manifestações culturais que com ela dialogam. A I Feslam é promovida pelo Centro de Formação de Professores da UFRB e pela Prefeitura Municipal de Amargosa e tem como parceiros o Governo do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Educação, NTE 09, NUPEF – Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica do CFP e o IFBA – campus Santo Antonio de Jesus. A idealização e curadoria do evento são da Profa. Dra. Ana Rita Santiago, Docente Adjunta do CFP/UFRB.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Prefeitura de Amargosa integra sistema inovador para facilitar abertura de empresas


A Prefeitura de Amargosa aderiu ao Redesim, um convênio envolvendo a Receita Federal do Brasil e as Juntas Comerciais para desburocratizar a abertura e a baixa de empresas. Essa parceria facilita a vida do empreendedor por meio da centralização, em uma única plataforma, das repartições fundamentais para os processos de início e término de um negócio.

Antes, o empreendedor deveria procurar várias repartições para abrir ou encerrar sua atividade. Com o Redesim, ficou tudo mais fácil e rápido, pois a meta do município é, dependendo do grau de risco do estabelecimento, garantir a abertura de uma empresa em até 48 horas. Quanto o menor o grau de risco ambiental e de vigilância sanitária, mais rápido é o processo.

Dentre todas as novidades, é importante salientar que qualquer empresa poderá utilizar a Redesim em nosso município a partir desta semana.

Os empreendedores interessados em mais explicação sobre o processo de simplificação da Redesim devem procurar a Diretoria de Tributos ou Sala do empreendedor, situadas na Praça do Bosque. Todo o processo de cadastro é online e simples, através do site: http://www.redesim.gov.br.

Continue Lendo

Amargosa

Acontece no CFP: III Seminário Sobre o Pensamento Brasileiro: Euclides da Cunha & Mário de Andrade


O Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica – NUPEF e a turma do componente Filosofia no/do Brasil convidam para III SEMINÁRIO SOBRE O PENSAMENTO BRASILEIRO: EUCLIDES DA CUNHA & MÁRIO DE ANDRADE. É a última edição dos “Seminários sobre o Pensamento brasileiro” deste ano de 2019. Contamos com a presença de todos e todas para repetirmos o sucesso das edições anteriores. Desta vez teremos a preciosa contribuição de um dos mais importantes intelectuais do CFP/UFRB, o Professor Tarcísio Fernandes Cordeiro, crítico culto e profundo conhecedor da literatura nacional, que nos brindará com a apresentação das reflexões de Euclides da Cunha sobre o nosso Brasil profundo, tema de sua pesquisa doutoral em fase final na UFMG. Teremos também a participação mais do que especial de Ramiro Coni, Músico de extraordinário talento, Psicólogo formado na UFRB, mestre e doutorando pela UFBA. Assim como Tiago Medeiros e Rodrigo Ornelas (que participaram das duas primeiras edições) Coni é um dos mais brilhantes jovens intelectuais deste País. Ramiro Coni falará sobre o pensamento musical de Mário de Andrade e sobre a pesquisa etno-musical do ensaísta paulista nos sertões do Brasil nos anos de 1930. Participe! Será numa segunda-feira, dia 09/12, às 19 horas, sala 06, na ressaca da I FESLAM!

Continue Lendo

Amargosa

Amargosa recebe a CONE – Conferência Negritude e Educação, participe!!



A CONE – Conferência Negritude e Educação – está em sua 14ª edição e ocorre no Centro de Formação de Professores na cidade de Amargosa – Bahia. Para este ano buscou-se superar os debates que demonstram a condição subalterna e desigual imposta sobre a população negra, que ratificam o racismo estrutural e estruturante presente na nossa sociedade como mecanismos de docilização dos corpos e subordinação das mentes, para a construção de um debate propositivo que nos apresente, diante desta distopia que foi imposta à população negra, alternativas e perspectivas futuristas de equidade, isonomia e reconhecimento. Neste sentido buscou-se na experiência de intelectuais Negros, construir um debate que se aproxime da juventude negra, dos trabalhadores da educação e da sociedade em geral.
A CONE ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro de 2019 no Centro de Formação de Professores da UFRB na cidade de Amargosa.

Continue Lendo

Mais Lidas