Banner Rotativo Aleatório

Câmara dos Estados Unidos aprova impeachment de Donald Trump

O impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi aprovado nesta quarta-feira (18) pela Câmara. Ele foi considerado culpado de abuso de poder pela maioria dos deputados em uma primeira votação e ainda pode ser considerado culpado de obstrução do Congresso em uma segunda votação também nesta quarta.

Apesar do resultado, que o torna o terceiro presidente da história americana a sofrer impeachment, Trump continua no cargo enquanto espera o resultado do julgamento no Senado, que deve acontecer em janeiro. 

A votação desta quarta foi precedida por um debate de mais de dez horas, no qual os deputados dos partidos Democrata e Republicano discursaram, expondo seus pontos de vista a favor e contra o impedimento.

Ao todo, foram quase três meses de intimações, depoimentos, relatórios e transcrições que prenderam a atenção dos americanos. 

Na véspera da decisão, vários deputados democratas moderados – eleitos em distritos conservadores em 2018 – anunciaram apoio ao impeachment de Trump. 

Eles vinham sofrendo pressão da liderança do partido, mas temiam a reação de seus eleitores. A Câmara é composta por 435 deputados, mas 4 cadeiras estão vazias – 3 por renúncia e uma em razão da morte do democrata Elijah Cummings.

“O que o presidente fez foi errado”, disse Ben McAdams, deputado democrata do Estado de Utah. “Não posso virar a cara e permitir que futuros presidentes, republicanos ou democratas, façam o mesmo.”

Elissa Slotkin, deputada democrata de Michigan, chegou a ser ameaçada por eleitores depois de declarar que votaria a favor do impeachment. “Foi uma decisão difícil”, disse. “Sabia que receberia críticas, mas tenho certeza que estou fazendo a coisa certa. Espero que os eleitores entendam.”

Fonte: Correio.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img