Connect with us

Educação

16 alunos da capital baiana vencem 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática


Dezesseis estudantes da rede municipal de ensino de Salvador estão entre os premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Um deles conquistou a medalha de prata (nível 1) e outros 15 vão receber o certificado de Menção Honrosa (seis no nível 1 e nove no nível 2).

O maior número de premiados é da Escola Municipal de Pituaçu, com cinco alunos, seguida da Escola Municipal Visconde de Cairu (Engenho Velho de Brotas), com dois alunos.

A Gerência Regional de Educação (GRE) com maior número de classificados é a de Itapuã, com oito alunos, incluindo o medalhista de prata. Em 2018, a rede teve seis estudantes premiados com Menção Honrosa.

A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A iniciativa contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Prata – O principal medalhista da rede municipal da capital baiana é o estudante do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) – GRE Itapuã, Heder de Jesus Araújo. Ele, que recebeu na edição anterior o certificado de Menção Honrosa, está entre os dez alunos de escolas públicas de Salvador que serão premiados com a medalha de prata no Nível 1.

“Eu me preparei bastante para a Obmep, estudei todos os dias assistindo às videoaulas e fazendo simulados. Pra mim foi muito gratificante receber esses dois prêmios, com essa medalha fiquei ainda mais. Ano que vem, pretendo ganhar uma medalha de ouro, com fé em Deus”, comemora.

A mãe de Heder, Leila de Jesus, elogia e parabeniza o filho por toda a dedicação. “Eu acompanhei todo o esforço dele nesses dois anos e ver que ele se superou com essa conquista. Isso me deixa muito emocionada e agradecida por ter um filho tão dedicado aos estudos”.

O gestor do Imeja, Lucas Antônio Oliveira de Santana, aponta que o resultado da Obmep serve como uma mola propulsora no processo educacional da escola pública. “Para nós esta é uma prova de que a escola pública não está fadada ao fracasso como muitos insistem em profetizar. Nós gestores, professores, funcionários, pais e alunos do Imeja nos orgulhamos dessa vitória e acreditamos que cada vez mais alunos poderão se destacar”.

Demais premiados – Além do medalhista, 15 estudantes receberão Menção Honrosa (nível 1) pelo bom desempenho na Olimpíada. São eles: Sabrine Gois Vieira, da Escola Municipal Allan Kardec (GRE Itapuã); Juan Flavio Carvalho de Matos, da Escola Municipal Alfredo Amorim (GRE Cidade Baixa); Murilo Muniz Santos, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (GRE Itapuã); Samuel Almeida Gonçalves dos Santos, da Escola Municipal Comunitária da Histarte (GRE Centro); Moisés Vitório Santana da Silva, da Escola Municipal Pirajá da Silva (GRE Liberdade); e Alessandra Junqueira dos Santos dos Reis, da Escola Municipal Teodoro Sampaio (GRE Orla).

Outros nove (nível 2), também receberão Menção Honrosa. Cinco deles são da Escola Municipal de Pituaçu (GRE Itapuã): Ana Paula Souza Pereira, Elson Manoel Dias Neto, Maicon Ferreira Lima dos Santos, Milena Silva Santos e Felipe Albuquerque Gomes Ferreira. Os outros premiados foram Luan Paulo Sergio Vasconcelos e Iuri Viana Portela Cruz e Silva, ambos da Escola Municipal Visconde de Cairu (GRE Centro); Igor Souza Fonseca, da Escola Municipal Hildete Bahia de Souza (GRE Cabula); e Marcos Vinicius dos Santos Celestino, da Escola Municipal Cidade de Jequié (GRE Orla). (bahia.ba)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Enem 2020 será impresso em gráfica onde prova vazou em 2009


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou em suas redes sociais nessa terça (4) que a Gráfica Plural será responsável pela impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020.

As negociações chegaram as ser interrompidas pela Justiça por causa da falta da comprovação de requisitos de segurança, mas o contrato foi assinado na sexta-feira, 31 de julho.

A gráfica é a mesma de onde o exame foi vazado em 2009, provocando o adiamento da prova. Segundo investigações feitas pela Polícia Federal de São Paulo, os indiciados pelo vazamento foram contratados por um consórcio e trabalhavam dentro da gráfica, na conferência da impressão das provas.

Desde 2009, a gráfica RR Donnelley foi responsável pela impressão das provas, mas a empresa declarou  falência em abril de 2019. Agora, a Plural declarou que modernizou e adequou seus critérios de segurança desde o ocorrido.

O MEC anunciou recentemente que as provas impressas do Enem serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, em adiamento anunciado por conta da pandemia da Covid-19. Já a versão digital do exame acontecerá e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, também em 2021.

Segundo o órgão, foram confirmadas 5,8 milhões de inscrições para as provas desse ano, sendo 5,6 milhões de candidatos optantes pela a versão impressa e 96 mil, pela versão digital.

Fonte: CNN Brasil

Continue Reading

Educação

MEC autoriza aulas a distância até fim do ano em instituições federais do ensino médio técnico


O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria que autoriza as instituições federais de educação profissional técnica de ensino médio a suspenderem as aulas presenciais ou substituí-las por aulas a distância até 31 de dezembro de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

O texto, assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi publicado no Diário Oficial da União, na madrugada desta terça-feira (4/8). A portaria entra em vigor a partir desta quarta (5/8). De acordo com o texto, as instituições de ensino podem utilizar as duas alternativas (aulas EaD ou suspensão) previstas “de forma coordenada, sempre que for possível e viável do ponto de vista estrutural, pedagógico e financeiro”. 

No entanto, as instituições que optarem pela suspensão das aulas presenciais deverão repô-las integralmente, para cumprir a carga horária total estabelecida no plano de curso aprovado. Segundo o texto, estas escolas poderão alterar os seus calendários, inclusive os de recessos e férias. Já as que optarem por substituir as aulas presenciais por encontros EaD terá a responsabilidade de definir as atividades curriculares a ser substituídas, disponibilizar ferramentas e materiais, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e a realização de eventuais avaliações.

A portaria prevê ainda que os alunos de cada curso deverão ser comunicados sobre o plano de atividades definido para o período, com antecedência de, no mínimo, 48 horas da execução das atividades. (AratuOn)

Continue Reading

Educação

Secretaria da Educação estadual realiza aula virtual do Enem nesta terça-feira (4)


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta terça-feira (4), mais uma aula on-line voltada para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Projeto ENEM 100%. A aula será com a professora de Redação, Patrícia Reis, com transmissão pelo canal do YouTube “Educação Bahia“.

As aulas virtuais do Projeto ENEM 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e seguirão até 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares. A iniciativa faz parte de uma série de atividades lançadas pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação, o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

As provas do Enem, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Fonte: bahia.ba

Continue Reading