Banner Rotativo Aleatório

Sem dar detalhes, Argentina envia ao Congresso projeto para renegociar dívidas

O governo argentino irá enviar ao Congresso um projeto de lei para ajudar a resolver o problema do país com suas dívidas. O projeto, chamado de Lei de Restauração da Sustentabilidade da Dívida, visa permitir que seja possível reestruturar o débito e pedir adiamentos a credores privados.

O ministro da economia, Martín Guzmán, deu entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (21) informando sobre o envio do projeto ao Congresso, cujo mas se negou a dar detalhes do texto.

“Não apresentaremos a proposta a vocês hoje, ela será comunicada no momento que for mais oportuno”, disse Guzmán.

Ele afirmou apenas que o projeto está dentro da lei de administração financeira e define prazos, taxas de valores.

Guzmán ainda fez um pedido para que o Congresso aprove rapidamente o projeto e que os credores internos “tenham a mesma boa fé”.

“Precisamos de tempo para resolver o descalabro econômico que encontramos, para crescer e para recuperar nossa capacidade de pago”, disse o ministro, que é acadêmico e cuja especialidade é a renegociação de dívidas.

O ministro se encontra sob pressão às vésperas de um encontro com o FMI -nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Washington-, em que se tratará da dívida de mais de US$ 50 bilhões que o país tem com a entidade. Além disso, tem lidado com o incômodo de grandes fundos de investimento locais que não querem aceitar o pedido de adiamento do pagamento da dívida da Província de Buenos Aires, feito pelo governador -e ex-ministro da economia na gestão Cristina Kirchner- Axel Kicillof.

Depois que Kicillof anunciou, na semana passada, que pediria o adiamento do pagamento da dívida da Província, o risco-país da Argentina aumentou em 4%.

Apesar de já ter iniciado conversas com o FMI, Guzmán afirmou que a negociação propriamente dita ainda não começou, e que a ideia é “reperfilar” (o mesmo eufemismo usado pela gestão anterior) o “caminho e os prazos dos pagamentos”.

O FMI, por sua vez, diz que entende a situação do país, mas espera que, no próximo encontro, seja apresentado um plano de médio prazo para avançar nas negociações.
*Bahia Notícias.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img