Banner Rotativo Aleatório

Escolas estaduais iniciam Jornada Pedagógica 2020 em toda Bahia

As escolas estaduais da capital e do interior iniciaram, nesta segunda-feira (3), a Jornada Pedagógica 2020, cujo tema é “Ano Anísio Teixeira: pela união entre a educação e a vida”. Durante a atividade, que segue até esta sexta-feira (7), educadores, gestores e coordenadores pedagógicos fazem um planejamento coletivo do ano letivo, a ser iniciado no dia 10 de fevereiro. O evento de lançamento foi realizado no Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, localizado no Dique Pequeno, em Salvador, com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de educadores e demais convidados.

A programação foi aberta com uma apresentação cultural do Grupo Badauê, seguida de uma roda de diálogo sobre o tema “Ano Anísio Teixeira: pela união entre a educação e a vida”, com os educadores Naomar de Almeida Filho e Ivonete Amorim. Além disso, foi realizada a palestra “BNCC e transição curricular”, a cargo do professor e coordenador geral do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), Danilo Dalmon.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância da iniciativa. “Nós estamos iniciando aqui, hoje, o ano letivo, pois esta etapa é a nossa preparação, o nosso planejamento. É um momento de formação pedagógica nesta primeira jornada, já que teremos outra no meio do ano, e fizemos um grande esforço para que, junto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a jornada também acontecesse em alguns municípios, em parceria com a Secretaria Municipal. Além disso, este ano nós estamos homenageando o grande educador Anísio Teixeira, que contribuiu muito para a Educação”, destacou.

O professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, falou sobre a homenagem a Anísio Teixeira. “Esse tema da jornada sobre a relação entre a educação e a vida reflete o principal motivo de Anísio Teixeira ter sido tão perseguido e, até um certo ponto, esquecido. Então, toda a intenção é que a gente reativa e reviva a memória de Anísio”.

A diretora do Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, Rodrenice Santana Borges, falou da satisfação em iniciar a programação da Jornada Pedagógica na sua unidade escolar. “Agradeço à Secretaria por ter escolhido a minha unidade para a abertura da Jornada Pedagógica, pois é uma grande honra para a nossa comunidade escolar e moradores do Dique Pequeno, que é um lugar de muita luta e resistência do povo negro”, afirmou a gestora.

O evento também contou com a presença do presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile; da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão Brito; da diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; do coordenador executivo de Projetos Estratégico da SEC, Marcius de Almeida Gomes; e da filha do Mestre Moa do Katendê, Samoni da Costa. Mais sobre a Jornada – Durante a Jornada Pedagógica, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino. 
Fotos: Joseane Rodrigues ASCOM/SEC   

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img