Connect with us



Bahia

DPU apura se estudantes mentiram raça para entrar no sistema de cotas da UFBA


Uma ação civil pública foi ajuízada pela Defensoria Pública da Bahia para apurar denúncias de fraude nas cotas do processo seletivo para ingresso de estudantes graduados em bacharelado interdisciplinar (BI) nos cursos de progressão linear (CPL) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

De acordo com o órgão, a medida foi tomada após alunos procurarem a instituição para denunciar que alguns selecionados, autodeclarados pardos/negros, não possuem fenótipos condizentes com as cotas. O resultado do certame foi divulgado no último dia 3.

O defensor regional de Direitos Humanos (DRDH) na Bahia, Vladimir Correia, pede a suspensão, até que seja apurado, do período de matrícula dos aprovados no processo seletivo BI-CPL, tanto para vagas destinadas à ampla concorrência quanto para as cotas. A DPU também solicita a realização de apuração da veracidade das autodeclarações apresentadas pelos candidatos selecionados para as vagas destinadas a negros e pardos no certame.

Os estudantes que se dizem prejudicados disputaram as vagas do edital nº 04/2020, publicado em dezembro, para o curso de Medicina em Salvador e Vitória da Conquista. Eles compareceram à instituição após realizarem pesquisas nas redes sociais com base nos nomes dos colegas constantes na lista classificatória. Segundo eles, pelas imagens, alguns selecionados não preenchem critérios fenotípicos necessários.

“O intuito da DPU não é desqualificar a autodeclaração firmada pelo aluno, mas tão somente tornar evidente a plausibilidade das denúncias e representações recebidas, demonstrando ser imprescindível a avaliação de todos os candidatos por uma comissão específica, em momento anterior à matrícula”, afirmou Correia.
 
Desde 2012, a UFBA destina 20% das vagas dos cursos de progressão linear aos egressos do bacharelado interdisciplinar. Dessa porcentagem, metade é reservada a alunos cotistas, dentre eles negros e pardos. Pelo edital, o candidato somente pode concorrer às vagas por meio da modalidade de cota pela qual ingressou na UFBA, após aprovado pelo Enem/Sisu. Até 2018, ao ingressar, era exigida do estudante apenas uma autodeclaração. 
*Aratu On.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Bahia tem 401 casos confirmados do novo coronavírus, diz Sesab


A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou no início da tarde domingo (5) uma atualização dos casos de coronavírus no estado. Agora são 401 infectados de acordo com o boletim da pasta. O registro do último sábado apontava 336 casos.

Até o momento, 1914 casos foram descartados e houve nove óbitos, sendo sete de residentes em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. No total, 63 pessoas estão curadas e 27 estão internadas.

A Sesab deve divulgar um novo boletim ainda neste domingo, às 17h. (BN)

Continue Reading

Bahia

Bahia registra nona morte por coronavírus


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou hoje (5) o nono óbito pelo novo coronavírus no estado. 

O paciente era um homem de 87 anos, que faleceu na última sexta (3), mesmo dia em que foi internado em estado grave, com quadro de insuficiência respiratória. Ele tinha Alzheimer e morava em Salvador. O resultado do exame laboratorial foi divulgado hoje.

O último balanço da Sesab, divulgado ontem (4), aponta que há 336 casos confirmados de Covid-19 no estado, sendo que 63 pessoas já se curaram da doença.

Continue Reading

Bahia

Cachoeira confirma o primeiro caso de Covid-19


A Secretaria de Saúde de Cachoeira informa no Boletim Epidemiológico deste sábado (04) que foi confirmado UM caso de Coronovírus em Cachoeira.

O paciente já está sob cuidados hospitalares e recebe assistência do Município e da Secretaria de Saúde da Bahia, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

A Comunicação da Prefeitura de Cachoeira informou que reforçou o o pedido à população cachoeirana que permaneça em isolamento domiciliar e social.

Se não for em casos de extrema necessidade, continue no seu lar. Atenção redobrada e principalmente aos idosos e crianças. Mais 4 casos são monitorados, no município. Se apresentar sintomas de Coronavírus, e reside em Cachoeira, ligue: (75) 99894-8047. Fonte: Voz da Bahia

Continue Reading

Mais Lidas