Connect with us



Amargosa

Adab regulamenta procedimentos para abate de jumentos em Amargosa


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) regulamentou os procedimentos para o trânsito e o abate de jumentos na Bahia.

Segundo informações da Adab, a preservação da espécie é garantida quando fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, o abate dos animais com peso inferior a 90 kg e na limitação de 40% do abate de fêmeas por lote.

De acordo com a agência, o bem-estar do jumentos é garantido pelas propriedades de triagem e criação, com responsável técnico, vinculado ao frigorífico e com capacidade de recepção e manutenção dos animais dentro das normas técnicas de bem-estar animal.

As propriedades serão previamente cadastradas e fiscalizadas pelos técnicos da Adab. As empresas deverão ter estrutura de curral, cercas de divisas, bebedouros e alimentação suficiente para os jumentos.

A Adab informou que, inicialmente, os animais serão abatidos pelo frigorífico da cidade de Amargosa, único no mundo credenciado pelo governo chinês para o abate de jumentos. A carne é utilizada para consumo humano e a pele é procurada pela indústria farmacêutica e de cosméticos.

Os procedimentos foram regularizados no dia 17 de março. Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu a liminar da Justiça Federal que proibia os frigoríficos de abater jumentos na Bahia.

A ação estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia ao pedido de grupos defensores dos animais que denunciaram maus-tratos em um frigorífico da cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia.

Animais mortos

A fazenda de criação de jumentos onde os 200 animais morreram por maus-tratos foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no início deste mês.

O local é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia também atua no caso.

Com a interdição, a empresa foi impedida de levar novos jumentos para a fazenda. Apenas os que já estavam no local seguiram no processo de abate, até dezembro do ano passado.

O Frigorífico Sudoeste, responsável por abater os animais, se comprometeu a suspender a operação até que a empresa chinesa resolva as irregularidades.

A reportagem tentou falar com a empresa responsável pelos jumentos, mas não conseguiu contato até a publicação da reportagem. (G1)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Amargosa: Boletim informa situação do coronavírus nessa quinta-feira (04), confira:


Garantindo a distribuição de dados corretos sobre a situação do coronavírus em Amargosa, a Secretaria de Saúde disponibiliza informações oficiais nessa quinta-feira (04).

Segundo dados dos profissionais de saúde, Amargosa registrou mais 3 pessoas com suspeita de Covid-19. Dente elas estão:

Idoso, 86 anos, deu entrada ontem no Centro de Enfrentamento ao Coronavírus cursando com falta de ar, tosse e febre há 2 dias. O paciente encontra-se internado na Unidade de referência para casos suspeitos de Covid-19 no município.

Mulher, 31 anos, buscou o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus para avaliação dos profissionais de saúde com sintomas de febre, falta de ar e tosse. Informou no atendimento que não teve contato com pacientes positivo para Covid-19.

Mulher, 29 anos, recebeu atendimento médico relatando dor de garganta há 2 dias. Não refere contato com paciente positivo para Covid-19.

Todas as coletas foram realizadas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado para exame específico.

Atualmente, Amargosa possui 8 casos ativos da Covid-19. Para evitar o aumento desse número é importante seguir as ações de prevenção apresentadas pelos especialistas. Dentre essas medidas, podemos destacar a conscientização da população com as seguintes recomendações de cuidados pessoais:
Lave sempre as mãos;
Tussa e espirre no braço ou no cotovelo;
Evite tocar no seu rosto;
Use álcool em gel;
Mantenha, ao menos, um metro de distância das pessoas, principalmente em filas de supermercado, bancos e lotéricas;
Se precisar sair de casa, use máscara.

É importante lembrar que o isolamento social é uma das ações recomendadas pelas autoridades municipais. A quarentena é a forma mais eficaz de quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Para auxiliar no combate e garantir acesso imediato da população aos profissionais de saúde do município, também foi implantado o “Dúvidas Coronavírus”, onde as pessoas podem relatar sintomas e tirar dúvidas sobre a doença antes mesmo de dirigir-se às Unidades de Saúde: (75) 98106-8932 ou (75) 98150-0901. (ASCOM)

Continue Reading

Amargosa

Prefeitura de Amargosa inicia elaboração de plano para retomada das atividades econômicas


Embora ainda não haja previsão de quando a quarentena começará a ser flexibilizada em Amargosa, que atualmente está com 15 casos confirmados de coronavírus, sendo 8 ativos, a Prefeitura já deu início à elaboração do plano para retomada das atividades econômicas no município.

Em reunião realizada nesta terça-feira (02) com representantes da associação comercial, do sindicato dos trabalhadores do comércio e de organizações da sociedade civil, além de autoridades médicas e sanitárias, o prefeito Júlio Pinheiro anunciou a criação de um comitê de monitoramento para analisar os impactos das medidas de restrição na economia de Amargosa.

Na ocasião, Júlio reforçou a importância de manter o diálogo com todos os segmentos da sociedade e voltou a manifestar apoio e solidariedade aos comerciantes por conta dos prejuízos causados pela pandemia, mas destacou que fazer uma reabertura prematura e sem planejamento pode trazer perdas ainda maiores.

“Nossa prioridade máxima é salvar vidas. Continuamos monitorando com cuidado e atenção a situação da doença em Amargosa e tomando nossas decisões com base técnica e científica. Quanto mais cedo conseguirmos vencer o coronavírus, mais cedo começaremos a retomar as atividades, beneficiando o comércio e a cidade como um todo”, observou. (Ascom)

Continue Reading

Amargosa

Polícia Militar de Amargosa apreende motocicleta adulterada


Um motocicleta adulterada foi apreendida pela guarnição do PETO/99ª CIPM, na manhã desta terça-feira(02), no bairro Catiara em Amargosa. O veículo estava com numeração do chassi suprimida.

Segundo a PM, por volta das 8h50, a viatura foi acionada através de uma denúncia anônima a qual informou que havia uma motocicleta suspeita na região da avenida São Cristóvão, em posse de um indivíduo.

No local, os policiais militares realizaram abordagem e constatou que o motociclista, de nome preservado, estava em posse de uma motocicleta marca Yamaha YBR, cor vermelha, placa de final 1230, com a placa adulterada e a moto estava com a numeração do chassis raspada.

Veículos deste tipo são comumente usados para prática vários crimes. O veículo e o motociclista foram conduzido à DP para adoção das medidas cabíveis.

Da Redação.

Continue Reading