Banner Rotativo Aleatório

Voo com novos respiradores comprados pela Bahia evitará passagem pelos EUA

Os novos respiradores comprados pelo governo da Bahia no mercado chinês fará uma nova rota para chegar ao Brasil, evitando passar por “países com históricos de sequestros” desses itens. A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), nesta tarde (17), em entrevista a Globo News.

O governador descartou ainda a ocorrência momentânea de um colapso no sistema de saúde do estado, a exemplo do que já ocorreu no Ceará, cujos leitos de UTI estão 100% ocupados por pacientes. De acordo com Rui, o planejamento para a Bahia é um acréscimo de 1000 (mil) leitos na estrutura da saúde estadual.

“Nós ampliamos em 1000 leitos de UTI no estado, muitos já estão prontos, aguardando apenas a chegada dos respiradores. A primeira compra ficou retida nos EUA. Estamos aguardando a segunda e terceira compra. Alteramos o roteiro da compra para países que não têm registro de sequestro de compras. Neste planejamento e com a manutenção da média de crescimento, esgotaríamos os leitos por volta de 24 de maio”, disse Rui. 

O governador reforçou ainda a preocupação com o crescimento da taxa de infecção pelo novo coronavírus na região Sul da Bahia. “Temos na Bahia um média ainda inferior, em relação ao crescimento no Brasil e na região Nordeste. A nossa preocupado tem sido com cidades da região que chamamos de Cacaueira, na região Sul do estado. Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, que tem tido crescimento mais rápido”, completou. 

Na última terça-feira (14), o estado do Maranhão recebeu um carregamento vindo da China com 107 respiradores e 200 mil máscaras para o enfrentamento do coronavírus. Para chegar ao Brasil sem passar pelos EUA, foi estabelecida uma rota estratégia que com passagem pela Etiópia. O Maranhão é um dos estados nordestinos que integra o Consórcio Nordeste, do qual Rui Costa é o presidente. Fonte: Bahia Notícias

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img