Banner Rotativo Aleatório

Mais barato, ventilador pulmonar da USP é aprovado em testes

O ventilador pulmonar emergencial Inspire passou pelas etapas finais de testes. O protótipo econômico, que pode ser fabricado em até duas horas, foi desenvolvido pela equipe do professor da Poli, Raul González Lima, da Escola Politécnica (Poli) da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo reportagem do portal UOL, o próximo passo dos engenheiros à frente do projeto será o envio de documentos a órgãos competentes, dentre os quais a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além da rapidez de produção, o equipamento tem como principal vantagem o custo: enquanto os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, o valor do Inspire é de R$ 1 mil.

Animais e seres humanos

Segundo o portal UOL, a Poli informou que nos últimos dias dias 17, 18 e 19 de abril foram realizados estudos com pacientes humanos, seguindo os trâmites da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Os testes foram realizados com quatro pacientes, nas dependências do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, e o respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso. Não houve nenhum problema com os pacientes ventilados.

O aparelho desenvolvido pelos pesquisadores da Poli foi registrado com uma licença open source, que permite a qualquer pessoa ou empresa acessar o protocolo de manufatura e fabricá-lo, bastando, para tanto, obter uma autorização da Anvisa.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img